Pages

terça-feira, 8 de dezembro de 2015

União dos Palmares tem três casos suspeitos de microcefalia

A Secretaria de Estado da Saúde emitiu uma nova nota técnica onde atualiza os números de casos de microcefalia em Alagoas. Agora já são 88 casos notificados, sendo 79 em recém-nascidos e seis casos intrauterinos, além dos três casos registrados antes da implantação de notificação imediata.

Maceió e Santana do Ipanema seguem liderando a lista dos municípios que comunicaram casos à Sesau. Na capital informou 25 e Santana do Ipanema 26. A Sesau está adotando medidas emergenciais para os casos suspeitos da doença no estado, que leva em consideração “toda grávida, em qualquer idade gestacional com doença exantemática aguda e que forem excluídas outras hipóteses de doenças e Infeciosas e causas não infecciosas conhecidas”, diz a nota.

A Sesau também adotou como medida identificar os fetos com circunferência craniana menor que o padrão preconizado pela idade gestacional, que pode ser detectado por ultrassonografia que possa identificar ainda alteração no sistema nervoso central após infecção relacionada ao Zika Vírus.

Por regiões, 25 casos informados por serviços da capital: 26 informados por serviços de Santana do Ipanema; cinco informados por Delmiro Gouveia; cinco por serviços de Penedo; 6 casos informados por serviços de Palmeira dos Índios; 7casos informados por serviços de Arapiraca; 3 casos informados por serviço de União dos Palmares; um caso informado por serviço de Murici e um informado por Maragogi. Além destes foram registrados seis casos intrauterinos em Girau do Ponciano e Canapi - cada com um caso suspeito - e Porto Calvo e Arapiraca com 2 casos suspeitos.

Na semana passada, a secretária de Saúde, Rosângela Wyszomirska esteve reunida com gestores municipais para traçar estratégias de enfrentamento ao mosquito transmissor da dengue, Zika e Febre Chikungunya. Na ocasião, os dados tinham sido atualizados e os casos eram 73.

No último sábado (06) a presidente Dilma Rousseff lançou em Recife o Plano Nacional de Enfrentamento à Microcefalia. Trata-se de uma grande mobilização nacional envolvendo diferentes ministérios e órgãos do governo federal, em parceria com estados e municípios, para conter novos casos de microcefalia relacionados ao vírus Zika. O Plano é resultado da criação do Grupo Estratégico Interministerial de Emergência em saúde Pública de Importância Nacional e Internacional (GEI-ESPII), que envolve 19 órgãos e entidades.

Fonte: Cada Minuto 

"O melhor de 2015 foi quando eu e meu esposo descobrimos nossa gravidez" Ana Paula Calixto Rosa


2015 em uma palavra: 
Superação.

Prometi e não cumpri; 
Tento não fazer promessas. Promessas geram expectativas. Prefiro criar metas.

Melhor e pior momento de 2015? 
O melhor foi quando eu e meu esposo descobrimos nossa gravidez. 
O pior momento: A internação do meu avô.
 
Me pegou de surpresa 
A separação de Joelma e XChimbinha kkkkk Não me recordo de nada que tenha me pego de surpresa, pessoalmente falando.

Meta para 2016:
Promover estabilidade para esse serzinho que irá chegar em nossa família.

Ana Paula Calixto Rosa  Fisioterapeuta.