Pages

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Promepaz promove "Natal de Paz e Esperança por um Mundo Melhor" no Newton Pereira



O Bairro Newton Pereira, periferia de União dos Palmares, recebeu ontem a caravana do Promepaz que é um departamento da Secretaria Municipal de Educação. A coordenadora do programa, Ana Maria Cardoso, feliz e emocionada já que ontem dia, 23, fez oito meses que seu irmão foi assassinado na cidade de Santana do Mundaú, interior de Alagoas.

Acompanhada pelo Secretário de Educação, Ricardo Praxedes e pela Secretária de Assistência Social, Rita Baía, Ana Cardoso fez a abertura do evento e convidou os moradores da localidade para participar da festa que tem seu foco em promover a paz nas comunidades e escolas do município de União.

A quadra da comunidade ficou lotada de moradores ansiosos para receber os milhares de presentes que foram doados por palmarinos de várias localidades. O presidente da associação do Bairro Newton Pereira, o Sr. Edson Silva ficou responsável para convocar e entregar as senhas que foram sorteadas no encontro. 

Nos intervalos dos prêmios, alguns membros das Igrejas Adventista e Assembleia de Deus pregaram para os moradores presentes no local. A vencedora do Show de Calouros Thâmilly Ângelo cantou para o público.

O último evento da caravana da paz tinha sido feito no Sítio Pindoba, zona rural de União, segundo Ana Cardoso "A finalidade da Promepaz é promover a união e interação das famílias, é trabalhar a paz, e como estamos no período do natal nada melhor que promover essas palestras, cantos e toda essa alegria para essa comunidade". A professora completou "Temos que cultivar a cultura da paz, olha que recepção maravilhosa tivemos aqui no Newton Pereira, as pessoas querem paz, amor, abraço e condição melhores de vida".

Ana Cardoso ainda esclareceu que o Promepaz em 2014 irá fazer um encontro a cada mês num bairro diferente da cidade como também a visita da caravana nos sítios do município de União dos Palmares. "Iremos trabalhar com as escolas, famílias e comunidades, levando palestras, brinquedos, orações, contos e principalmente resgatar a cultura da paz"

Alunos da Escola Filomena Medeiros vencem concurso de redação, poema e artigo

A Prefeitura Municipal de União dos Palmares e a Secretaria Municipal da Infância e da Juventude através da pessoa do secretário Sérgio Rogério Oliveira da Silva entregou no último dia 29 de novembro, no Auditório da Prefeitura, a premiação do Concurso de Redação, Poema e Artigo “Eu Quero a Juventude Viva”. A premiação teve palestra do Poeta e Professor Jeová Santana.
 
Na categoria poema os alunos da Escola Municipal Filomena Medeiros, Yure Henrique da Silva Nogueira do 8º ano como primeiro colocado e Beatriz da Silva Lima do 7º ano como segunda colocada.

Os alunos contaram com a colaboração da professora de Língua Portuguesa Maria Elizabete da Silva durante todo o processo de produção para correção, adequação ao tema, entre outras necessidades pertinentes ao concurso; também contou com o apoio da coordenadora Judite Ferreira da Silva e principalmente com o incentivo da diretora geral Maria Cristina dos Santos.

Sempre é possível um novo olhar sobre a Serra da Barriga


No último dia, 20 de novembro comemoramos no Brasil, o dia de Zumbi dos Palmares, líder negro que comandou o principal quilombo, onde homens e mulheres de idades e etnias diferentes viveram por quase 100 anos. A Serra da Barriga, hoje Patrimônio Histórico Nacional, é o principal cartão postal da cidade de União dos Palmares, onde milhares de turistas visitam anualmente o solo sagrado dos líderes negros.

A cada subida os visitantes, estudiosos e religiosos sempre se emocionam em estar no local, existem maneiras diferentes de ver o lugar e aproveitar melhor todos os espaços por onde milhares de escravos, índios e pessoas que não tinham condições de viver em outras sociedades se refugiavam para trabalhar e viver em harmonia.

Muitos religiosos de matriz africana tiram os sapatos assim que chegam ao platô da serra, essa é uma das maneiras para sentir melhor as vibrações positivas do lugar, como também uma forma de respeito aos antepassados. É comum ver gente cantando, fazendo meditações, orações, se confraternizando e tentando imaginar como aquelas pessoas viviam antigamente.

Cada espaço da Serra da Barriga é especial, das árvores centenárias, ocas, templos sagrados, lago, estradas etc. Cada um remete um pouco do cotidiano dos escravos.    

Convide seus colegas de trabalhos, amigos e familiares para fazer novamente uma visita ou subir pela primeira vez. Tirem seus sapatos, chinelas etc, e contemplem cada pedacinho do lugar. Não deixem de visitar os mirantes onde os guerreiros vigiavam quem chegava, não deixem de tirar fotos e divulgar um dos locais mais importantes do mundo que se encontrar em nosso território.

Viva Zumbi dos Palmares!!!