Pages

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Promepaz implanta hortas no município

Estive recentemente na Escola Municipal Edvar de Souza Santos acompanhando a coordenadora do Promepaz, a educadora Ana Maria Cardoso, para conhecer a horta da escola que fica no bairro Padre Donald. O projeto é uma parceria da Secretaria de Educação de União e Secretaria de Estado da Promoção da Paz (Sepaz), que já implantou três hortas no município. 

Evanes Alves, diretor da escola, disse no encontro que "os próprios alunos em horários diferentes é quem tomam conta do manejo da horta. Uns tem mais habilidades que outros, mas a dinâmica é envolver os estudantes e seus pais no cultivo da horta".

Segundo Evanes Alves, com o projeto "houve uma melhora com relação ao comportamento de alguns alunos. Alguns estudantes que tem problemas comportamentais são os que mais se dedicam com as verduras, hortaliças e frutas". Além da horta, a escola tem outros projetos que envolvem os mais de 400 alunos, como Hip Hop e Educação Ambiental. Os alunos da escola até já se apresentaram em um seminário em Maceió. 

No local encontramos cebolinha, cebola, tomate, alface, coentro, um pomar com laranja, maracujá, acerola e melancia e, ainda, 22 aves. Essa infraestrutura será maior daqui a 6 meses. "Toda produção será destinada a alimentação dos estudantes e para algumas famílias, que tenham tempo nos finais de semanas para tomar conta da horta", diz Evenes.

Ana Cardoso da Promepaz diz que "um dos objetivos do programa e reintegrar as famílias na escola, junto da comunidade escolar", e completa "converso com os diretores para ajudar os pais que estão se dedicando a limpeza e cultivo desses alimentos".

Elogiada por outros profissionais da educação por seu trabalho, a professora Ana Cardoso, vem desenvolvendo palestras nas escolas do município sobre os temas violência e bullying. "É um programa municipal de educação para a paz nas escolas e nas famílias que envolve as comunidades, um projeto amplo do qual já estamos vendo os resultados", disse.

Além da Escola Municipal Edvar de Souza Santos outras instituições no município foram contempladas com a implantação das hortas. São elas: Escola Municipal Pedro Pereira da Silva, no Muquém, e Fundação Rosa Mística, nos Frios.

Leia mais:
+ "Em União dos Palmares Temos um Disque-Denúncias. O Número é 3281-6060" Drº Ygor Figueiredo, Juiz. AQUI 

+ Campanha de arrecadação de donativos para os internos da Fundação Rosa Mística. AQUI