Pages

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Dependentes químicos de União dos Palmares participam da I Mostra de Artes Acolhe Alagoas

Um evento inusitado com a participação de dependentes químicos em recuperação nas comunidades acolhedoras e terapêuticas credenciadas pelo Projeto Acolhe Alagoas ocorrerá no próximo dia 16 deste mês. Trata-se da I Mostra de Artes Acolhe Alagoas (I MAR), com exposição de artes visuais e espetáculo de música e teatro, a partir das 14h, no Teatro Deodoro.

A realização do evento é resultante do programa de formação permanente desenvolvido e executado há oito meses pelo Centro de Educação Profissional e Superior Santa Maria Madalena (Cenfap), em parceria com a Secretaria de Estado da Promoção da Paz (Sepaz), junto às comunidades acolhedoras, com a proposta de fomentar a prática da arterapia na rotina das atividades das comunidades, bem como contribuir para o êxito do processo terapêutico de mais de 1.600 acolhidos, por meio dos valores artísticos encontrados entre eles.


“A arte, além de promover a manifestação de ideias e de sentimentos, é, assim como a prática esportiva, uma forma de promover a recuperação da dependência química. Por isso, apoiamos essa iniciativa, que vem se somar a outras que já desenvolvemos no Projeto Acolhe Alagoas”, enfatizou o secretário de Estado da Promoção da Paz, Adalberon Sá Júnior.


A I Mostra de Artes Acolhe Alagoas (I MAR) reunirá pessoas de 12 comunidades acolhedoras num espetáculo coletivo montado com conselheiros, monitores e adictos (compulsivos) escolhidos pelas comunidades Casa Betânia e Dom Bosco (Maceió), Inovi (Rio Largo), Dona Paula e Nova Vida (Arapiraca), São Paulo Apóstolo (Coité do Nóia), Shalon (São Miguel), Gênesis (Campo Alegre), Nova Jericó e Yobel (Marechal), Bom Samaritano (Penedo) e Rosa Mística (União dos Palmares).


Na exposição de artes visuais serão apresentados trabalhos de escultura, pintura, fotografia, vídeo, desenho e artesanato. Na música, canto individual, canto coral e grupo instrumental ou individual. Nas artes cênicas, apresentação individual ou em grupo.


Todas as atrações artísticas serão de livre escolha das comunidades. Nas composições musicais, será dada preferência às músicas compostas por alguém da comunidade. A mostra não será competitiva, portanto, todas as comunidades participantes receberão troféus de participação no evento.


Ao final da mostra uma das comunidades será selecionada para receber um prêmio surpresa, por atender aos critérios de assiduidade, dedicação e empenho dos monitores, conselheiros, coordenadores e gestores aos trabalhos ou atividades orientadas pela Equipe de Arte do Cenfap, durante o período de formação.


SERVIÇO
Evento: I Mostra de Artes Acolhe Alagoas – I MAR
Data: 16 de outubro de 2014 (quinta-feira)
Local: Teatro Deodoro
Hora: 14 horas

União dos Palmares recebe oficinas sobre o Prêmio Cultura Hip Hop

Nos dias 14 e 16 de outubro, duas cidades nordestinas, uma em Alagoas e outra em Pernambuco, receberão oficinas sobre o Prêmio Cultura Hip Hop 2014, lançado pela Fundação Nacional de Artes – Funarte, em parceria com a Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural (SCDC). Nas ações, a Funarte vai tirar dúvidas dos interessados em concorrer no edital.

A primeira oficina será realizada na cidade de União dos Palmares (AL), no dia 14, terça-feira, às 14h na sede da Representação Regional da Fundação Cultural Palmares, em Alagoas. Na ocasião, estarão presentes as lideranças do hip hop local. O segundo encontro será no Recife (PE), no dia 16, quinta-feira, às 15h, no auditório da Representação Regional Nordeste do Ministério da Cultura. As ações tem entrada gratuita e são abertas à participação de qualquer pessoa. Elas contarão com a presença do representante da Funarte na Região Nordeste, Naldinho Freire.

O Prêmio Cultura Hip Hop 2014 foi lançado em 25 de agosto de 2014 e, recentemente teve seu prazo de inscrição prorrogado para o dia 19 de outubro. Em sua segunda edição, vai selecionar 170 iniciativas culturais inéditas com prêmios no valor de R$ 14,3 mil a R$ 20 mil.

O edital tem por objetivo divulgar, valorizar e contribuir para o desenvolvimento sociocultural do hip hop e poderá premiar projetos de composição, arranjos, shows, vídeos, discos, arquivos audiovisuais, sítios de internet, revistas, pesquisas, seminários, palestras, oficinas, entre outras ações.

As oficinas
Várias oficinas sobre o Prêmio Cultura Hip Hop 2014 vêm sendo realizadas, visando a mobilização dos interessados e a divulgação do programa. As ações já alcançaram as regiões Norte e o Rio de Janeiro, além do Nordeste. Abaixo, leia mais sobre as oficinas que já ocorreram no Recife (PE), Maceió (AL) e Natal (RN) – matérias extraídas do blog Cultura Digital (Fonte: Centro da Música da Funarte).

Oficinas sobre o Prêmio Cultura Hip Hop 2014
Região Nordeste

União dos Palmares – Alagoas
14/10/2014, terça-feira, a partir das 14h
Local: Sede da Representação Regional da Fundação Cultural Palmares
Rua Antonio Honorato da Silva, 236 – Centro
União dos Palmares (AL)

Recife – Pernambuco
16/10/2014, quinta-feira, a partir das 15h
Auditório da Representação Regional Nordeste do Ministério da Cultura
Rua do Bom Jesus, 237 – Bairro do Recife

Mais informações
Sobre oficinas no Nordeste
Naldinho Freire – Representante da Funarte na Região Nordeste
reinaldofreire.naldinho@funarte.gov.br

Sobre o edital e oficinas em outras regiões Fundação Nacional de Artes – Funarte
Centro da Música
cemus@funarte.gov.br