Pages

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Governo realiza Mutirão de Saúde e inaugura três UBSs em União dos Palmares

  Ações foram realizadas nesta quinta-feira (13), e contaram com a presença do governador Teotonio Vilela

A cidade de União dos Palmares recebeu nesta quinta-feira (13) diversas iniciativas do governo estadual, com o objetivo de estruturar e qualificar a assistência à saúde na região. Além de disponibilizar exames e realizar triagens para a realização de cirurgias, o Governo do Estado inaugurou três Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

O mutirão Saúde em Movimento foi realizado nas Escolas Jorge de Lima e Jairo Correia Viana, localizadas na Rua Tavares Bastos, no bairro Centro. A iniciativa foi realizada em parceria com a Associação dos Pais e Amigos de Excepcionais de Alagoas (APAE), Instituto Oftalmológico de Alagoas (IOFAL) e com a Secretaria Municipal de Saúde de União dos Palmares.

O governador Teotonio Vilela Filho destacou que a iniciativa traz para os habitantes da região a possibilidade de realização de exames de média e alta complexidade, evitando o excesso de demanda em grandes centros de referência, a exemplo do Hospital Geral do Estado (HGE). “O governo estadual assumiu o compromisso de estruturar a assistência à saúde no interior do Estado, trazendo para todos os alagoanos a garantia do acesso à saúde, sem necessitar se deslocar para outras regiões”, destacou.

Já as três UBSs, construídas com recursos do Programa Alagoas Tem Pressa, foram inauguradas nos Conjuntos Newton Pereira e Nova Esperança e contam com serviços de farmácia, consultórios, escovódromo, além de salas de nebulização, vacina e curativo para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). “Por meio das Unidades Básicas de Saúde, a população de União dos Palmares terá acesso a serviços da Atenção Básica qualificados”, ressaltou o secretário de Estado da Saúde, Jorge Villas Bôas.

O Jorge Villas Bôas ressaltou, ainda, que cerca de 80% de todos os problemas de saúde podem ser resolvidos na Atenção Básica, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). “Com assistência básica estruturada, os profissionais são capazes de diagnosticar problemas de saúde de forma precoce, evitando a evolução dos sintomas, internamentos hospitalares e óbitos”, explicou.


As UBS Tereza Romana e Maria da Conceição Cardoso, localizadas no Conjunto Newton Pereira, irão ofertar serviços a 2.200 famílias que residem no conjunto. Já a UBS Maria de Lourdes Borba Barros, situada no Conjunto Nova Esperança, vai atender a 1.780 famílias. Segundo a secretária municipal de Saúde, Carla Theresa, as novas unidades vão suprir os cuidados de saúde de mais de 16 mil pessoas.


O evento contou ainda com a presença do vice-governador, José Thomaz Nôno; do prefeito de União dos Palmares, Beto Baía; do deputado federal, Paulo Fernando dos Santos, e do presidente da Assembleia Legislativa do Estado (ALE), Fernando Toledo.

Fonte: Agência Alagoas

Mais fotos AQUI

Lembrando que você leitor/amigo pode entrar em contato comigo através do Facebook, AQUI na comunidade do blog e AQUI, onde vocês encontram conteúdo exclusivo e, ainda, pode me seguir no Twitter no @jmarcelofotos

Agricultores de União dos Palmares recebem caminhões

O governador do Estado, Teotônio Vilela Filho, e o secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento, José Marinho Júnior entregam nesta quinta-feira (13) dois caminhões que irão beneficiar agricultores da Cooperativa Regional dos Pequenos Produtores Rurais do Vale do Mundaú (COOPEVALE), em União dos Palmares, e da Associação das Produtoras Agroecológicas da Zona da Mata de Alagoas (APOAGRO), em Branquinha. As entregas farão parte de uma programação mais extensa do governo do Estado, que será realizada na Escola Municipal Jario Correia Viana, em União dos Palmares, a partir das 10h.

Os caminhões irão colaborar com o transporte e a logística de venda dos produtos da agricultura familiar destas associações e cooperativas. A entrega dos veículos é fruto de um convênio entre a Seagri e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e faz parte do projeto “Apoio à logística de comercialização de produtos dos agricultores familiares”, que a partir do ano de 2014, por determinação do governador, começou a integrar o Programa Alagoas Tem Pressa.

“Estes caminhões irão permitir mais agilidade e praticidade na hora de distribuir os produtos da agricultura familiar no mercado, um apoio à geração de emprego e renda ao homem do campo. Estas são características marcantes do governo de Teotônio Vilela e do vice Nonô, que reconhecem a importância da agricultura familiar no desenvolvimento local”, destacou José Marinho Júnior.

Estes agricultores trabalham com fruticultura, tubérculos, hortaliças e grãos como milho e feijão de corda e de arranca. As entregas dos caminhões irão beneficiar cerca de 400 agricultores, direta e indiretamente.

Fonte: Isis Correia

Lembrando que você, leitor/amigo, pode entrar em contato comigo através do Facebook, AQUI na comunidade do blog e AQUI, onde vocês encontram conteúdo exclusivo e, ainda, pode me seguir no Twitter no @jmarcelofotos

"União está um caos... parece que está crescendo igual rabo de cavalo... pra baixo" Franco Maciel



JMarcelo Fotos: Você cresceu no Bairro de Fátima. Quais suas lembranças do bairro, da Praça Padre Cícero e como avalia todas as mudanças que o bairro passou e a Padre Cícero viveram?

Adorava aquele lugar. Morei em duas ruas do bairro, a rua C e a rua D, mas a minha infância e adolescência foi toda na rua C. Lembro-me das brincadeiras de rua, dos amigos, dos fins de semana na Praça Padre Cícero. Tive, de fato, uma infância. Em relação à Praça, gostava mais do modelo antigo... o bairro pouco mudou, mas a praça está bem diferente de como era na minha infância.

JMarcelo Fotos: Quais as suas lembranças do tempo de estudante na antiga Escola de Aplicação Santa Maria Madalena?

Apesar de ter estudado em outras escolas, foi no Santa Maria onde passei meus melhores anos. Fui pra lá na quarta série e fiquei até a conclusão do ensino médio. Lembro, com saudade, dos jogos estudantis, pois peguei a melhor fase... a fase da rivalidade entre Santa e Mário... era um verdadeiro clássico. Lembro-me das feiras de ciências e, principalmente, dos meus colegas de sala, em especial os que estudaram comigo na 8ª série. Não vou citar nomes, pois posso esquecer de alguém, mas era uma turma especial.

JMarcelo Fotos: Vou citar três nomes em relação à antiga escola e você me responde diretamente:

Feira de Ciência. Participei de quatro feiras de ciências do Santa Maria e nesse quesito o Santa era o melhor. Lembro-me que todas as escolas queriam fazer igual, mas nem chegavam aos pés, pois, era, de fato, a feira mais organizada. A cidade parava pra visitar os stands. A Feira de Ciências do Santa fazia parte do calendário de eventos de União dos Palmares.

Diretora Sônia Viana. Diferente de muitos, tenho um respeito enorme pela Sônia. Lembro que por duas vezes fui pra salinha dela e levei um grito daqueles, mas independente disso, sabia e sei mais ainda hoje que a participação dela na escola era um fator importantíssimo para que o Santa tivesse o respeito que tinha e tem até hoje. No Santa, se tinha respeito e ordem, e a Sônia sabia colocar isso como ninguém. Tinha vezes que a sala estava um verdadeiro carnaval, mas era só alguém dizer “Sônia”, que ficávamos no absoluto silencio. Muitos não vão concordar comigo, mas seria excelente se tivesse uma Sônia Viana em cada escola de nosso município.

Fechamento da escola. A tristeza que senti com o fechamento do Santa, foi como se tivesse perdido um parente. Eu me sentia parte do Santa e brigava com qualquer um que dissesse que a escola não prestava. O Santa fechou, mas continua na mente de cada um dos que passaram por lá. Mesmo hoje, anos depois do fechamento dela, quando se fala em escola, muitos ainda lembram do Santa. 

Jmarcelo Fotos: Qual sua formação atual?

Sou licenciado em Geografia pela Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL e pós-graduando em Geo-história pelo Centro de Educação Superior Santa Maria Madalena – CENFAP.

Jmarcelo Fotos: Você acabou de publicar o livro “A história da Terra da Liberdade: de Macaco a União dos Palmares. De onde surgiu o seu interesse pela história palmarina?

Apesar de ser formado em geografia, sempre gostei de história e quando ainda estudava no Santa passei a pesquisar sobre a história de União dos Palmares, pois sentia necessidade de saber um pouco mais da história de minha terra. Lembro que ia na biblioteca do Santa e quando via o que tinha na época de referencial de nossa história, tinha certeza que não se resumia somente naquelas dez ou vinte linhas que lia. 

JMarcelo Fotos: O que mais te surpreendeu sobre a cidade durante a sua pesquisa?
 
Muita coisa me surpreendeu. União tem uma história riquíssima que não se resume somente a Zumbi ou ao quilombo dos Palmares. Tive que deixar muita coisa de fora deste livro, pois tinha um limite de páginas, mas o que tem no livro vai chamar a atenção de muita gente. É triste dizer isso, mas os palmarinos aprenderam muita coisa errada. Teve coisa que foi passada sem nem ao menos pesquisarem se era verdade ou não. O tal do meu avô disse, meu pai e por aí vai. Esse livro veio pra desmistificar muita coisa.

JMarcelo Fotos: Qual a sensação em publicar um livro? Tem planos para outros lançamentos?

Sempre achei um sonho distante, pois não tinha dinheiro pra tanto e sabia que ninguém ia me ajudar na realização dele, pois os políticos e empresários não se interessam por essas coisas. Então, o ano passado, quando consegui a editora para publicar o livro, a emoção tomou conta de mim, pois vi que o meu sonho estava se tornando realidade. Disponibilizei o livro pra venda no dia 24 de dezembro de 2013, véspera de natal, e, graças a Deus, o livro vem sendo bastante procurado... mas não quero parar só neste, tenho planos sim de lançar outros livros... inclusive, comecei a escrever o próximo. 

JMarcelo Fotos: E o que você pode falar sobre o seu livro?

SEGREDO!!! Brincadeira... o livro tem 168 páginas de muita história. Não falo especificamente de pessoas como muitos esperam que eu fale de Jorge de Lima, Maria Mariá e outros. Falo da história em um contexto geral. Falo da formação histórico-geográfico de União dos Palmares. Algo que faltava em nosso município. Falo de como se deu a doação das terras após a extinção do quilombo. Da importância do rio Mundaú pra formação do povoado de Macaco, trago informações inéditas a respeito Domingos de Pino... enfim, muita história. Quem comprar o livro vai gostar.

JMarcelo Fotos: Temos um grande potencial turístico, mas não é bem aproveitado. Você, como um conhecedor da área, como avalia isso?

Não é bem aproveitado, pois União dos Palmares está anos luz de ser denominada de cidade turística. União precisa de muito pra ser assim denominada. União carece de um centro de informações turísticas, de um inventário turístico, assim como de uma maior divulgação dos potenciais que a cidade dispõe. Entretanto, pra isso, é preciso interesse de nossos governantes... algo que está longe de acontecer. É preciso parar de falar e agir mais!!! 

JMarcelo Fotos: E como ver o desinteresse de boa parte dos palmarinos com sua cultura?

Esse desinteresse acontece porque nada é feito pra que a nossa cultura seja valorizada. Os grupos culturais que temos se juntam somente pra se apresentar no dia 20 de novembro. Não existe ou pelo menos não conheço um trabalho pra que estes trabalhem junto com a comunidade durante todo o ano. Aliás, boa parte dos palmarinos nem sabem quais são os grupos culturais de União dos Palmares. É preciso uma maior divulgação e apoio de quem está no poder para assim existir um interesse da população.

JMarcelo Fotos: Em sua opinião, quais foram as maiores perdas do nosso patrimônio arquitetônico?

O casarão de Basiliano Sarmento, a varanda da casa do poeta Jorge de Lima, a casa onde morou a professora Salomé da Rocha Barros, a fachada da Vila Magdala... eita, Marcelo, são tantas perdas!!! Os palmarinos, aos poucos, destruíram e continuam destruindo o que restou do passado.

JMarcelo Fotos: Se você fosse criar um slogan para divulgar União dos Palmares, qual seria?

Difícil, Marcelo, mas, como forma de chamar a atenção de todos, resumiria da seguinte forma: Conheça União dos Palmares, a terra do herói nacional Zumbi!!! 

JMarcelo Fotos: Você é um apaixonado por União dos Palmares. O que falta na cidade para ela ser realmente um polo industrial e cultural?

Falta um administrador 100% palmarino e que não queira enricar às custas do dinheiro público. É triste dizer isso, mas União carece de representantes interessados no bem estar da população. Dá nojo a política em União. Não vejo nenhuma pessoa em nosso município com perfil de querer uma União melhor, mas sim de pessoas que se dizem político com o único interesse de entrar no poder público pra sair com o bolso cheio.
 
JMarcelo Fotos: Você imagina que um dia o comércio palmarino viverá também dos lucros oriundos do fluxo dos turistas?

Imagino... mas falta muito!!! Gosto muito de viajar e União está bem distante do que acontece em outras cidades alagoanas como Piranhas, Penedo, Marechal Deodoro... União tem bons atrativos turísticos, bons hotéis, restaurantes, bares e lanchonetes, mas falta interesse de nossos governantes. A cidade é uma bagunça. Uma cidade desorganizada para os visitantes.

JMarcelo Fotos: Seu pai é dono da loja Kildary Confecção e eu escuto muito que o comércio está fraco. É isso mesmo? E essa onda de assaltos assusta vocês?

O comércio está devagar quase parando. Graças a Deus, a Kildary tem seus clientes fieis, mas a cidade está passando por um momento difícil, principalmente, em virtude do fechamento da usina. Os políticos prometem, prometem, mas nunca trazem as indústrias tão faladas... na falta delas, a Usina Laginha torna-se a salvadora... infelizmente. Além da falta de emprego, vem a questão dos assaltos... tudo reflexo da falta de emprego... Marcelo, União está um caos... parece que está crescendo igual rabo de cavalo... pra baixo.

JMarcelo Fotos: Falando em comércio, é comum em datas comemorativas os  comerciantes não enfeitarem suas vitrines, além do natal e festa junina. A quê se deve isso? Será que os empresários estão precisando de orientação?

A Kildary sempre ornamenta a loja, mas por conta própria. Não existe orientação. Nunca nos convidaram pra qualquer reunião que seja.

Jmarcelo Fotos: Porque a Festa de Santa Maria Madalena foi considerada fraca esse ano de 2014? E a polêmica das atrações artísticas era para tanto mesmo? 

Não acho que a festa tenha sido considerada fraca, pois a festa é muito maior que qualquer atração que for contratada pra apresentar-se na festa. Ir para a festa de Santa Maria Madalena é uma tradição que não pode acabar, faz parte da cultura de União. O que achei ruim e acho que a maioria dos palmarinos também, foi a programação artística. Não diversificaram. Esqueceram que a festa não é feita somente para quem tem mesa ou pra “família tradicional”, pois quem vai pra festa é o jovem e na programação que foi divulgada não se tinha nada que o jovem gostava. A programação foi um fiasco!!!

JMarcelo Fotos: Você voltou pra sala de aula, dessa vez como professor. Como está sendo essa experiência? 

Isso mesmo, Marcelo. Uma experiência e tanta, diga-se de passagem. Aprendi na Escola Edvar, que ser professor é muito mais que transmitir conhecimentos... não é fácil a nossa missão... ainda mais a minha, pois estava em uma escola localizada em um bairro extremamente carente. Tive uma primeira experiência incrível e tenho certeza que, depois desta, estou preparado pra ser professor em qualquer escola. 

JMarcelo Fotos: Você começou como blogueiro e anda um pouco afastado da blogosfera. Pensa em voltar com o blog A Terra da Liberdade?

Sei do quão importante foi o blog A Terra da Liberdade para o município de União dos Palmares. Através dele fiquei mais conhecido na cidade e conheci outras pessoas que nunca pensei em conhecer. Agradeço a ele por tudo, mas o fim dele era inevitável. Atualizar um blog diariamente é muito complicado e tive que abrir mão dele pra fazer outras coisas. No momento, não penso em voltar com o blog, mas quem sabe, não é?

JMarcelo Fotos: Como anda a vida de casado? Você e Aline já planejam um herdeiro?

Até o momento, muito bem, Marcelo. Quando era adolescente, tinha um certo medo do casamento, mas o medo passou quando conheci a Aline. Estamos casados desde o dia 20 de abril de 2013 e, graças a Deus, muito felizes. Brigas acontecem e sempre vão acontecer, mas o ruim do casamento, até agora, é somente a grande quantidade de contas pra pagar... água, energia, cartão, enfim... só de pensar me dá agonia. Em relação ao herdeiro das dívidas... kkkkkk... estamos planejando pra o próximo ano... na copa, marco o gol e em 2015 vem o herdeiro, se assim Deus permitir.

Franco, obrigado pela entrevista. Fique a vontade para deixar uma mensagem para os leitores do blog.

Agradeço a você, Marcelo, pelo espaço, assim como deixo um abraço a cada um que leu essa entrevista. Vida longa ao blog JMarcelo Fotos!!!



 A história da Terra da Liberdade de Macaco a União dos Palmares.  Adquira o livro AQUI.

Lembrando que você, leitor/amigo, pode entrar em contato comigo através do Facebook, AQUI na comunidade do blog e AQUI, onde vocês encontram conteúdo exclusivo e, ainda, pode me seguir no Twitter no @jmarcelofotos