Pages

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Bello, o jogador palmarino considerado o melhor do mundo no futevôlei.


Encontrei na tarde de ontem dia 07, o jogador de futevôlei Fábio Alves Soares, "Bello",  na Quadra de Areia Professor Dilson Moreira. O  lugar para conversar com o atleta não poderia ser outro, já que o palmarino é considerado o Rei do Futevôlei. Bello recebeu esse apelido quando foi morar no Rio de Janeiro e o jogador Júnior Negão começou a chamá-lo por esse nome, já que na época a cor era a mesma do cantor Belo. Mesmo não pintando o cabelo desde 2008 ele é reconhecido nas quadras do mundo por esse nome.

Para Bello, o futevôlei sempre fez parte de sua infância com outros amigos. Desde pequeno não queria saber de outra coisa senão jogar na quadra e, posteriormente vieram os campeonatos entre eles. A chance de mudar de vida surgiu em 1999 com a oportunidade de participar de um campeonato brasileiro em Arapiraca, naquela cidade conheceu jogadores profissionais e foi lá que recebeu convite para trabalhar no Rio de Janeiro.

De família humilde, o jogador vendeu picolés e puxa-puxas que sua mãe Quitéria Alves da Silva fazia para comprar a passagem e ter algum dinheiro para custear suas despesas no Rio de Janeiro. Na cidade maravilhosa morou na Rocinha e depois no bairro de Copacabana quando as coisas começaram melhorar.  No Rio ficou 5 anos e depois foi morar em Brasília onde passou mais 5 anos.

Contratado pelo Santos Futebol Clube e pela Nike, Bello colhe os frutos de uma carreira brilhante e promissora. Hoje faz dupla com o jogador Vinícius também do Santos. Bello diz que nesses 14 anos de jogador profissional sempre levou o nome de União dos Palmares para os diversos Estados brasileiros e inúmeros países onde já competiu.  

O não reconhecimento de seu trabalho pelos palmarinos ainda deixa o jogador triste. Num torneio realizado na cidade, colocaram em sua homenagem (única até então) uma placa com seu nome onde a mesma foi arrancadas dias depois por "pessoas invejosas", segundo ele. Fábio Soares disse que ama a cidade, tem amigos e familiares aqui e vem conhecendo uma galera nova pelas redes sociais e nos circuitos de futevôlei que passa nas Tvs por assinatura. E é aqui em União que ele pretende voltar quando encerrar a carreira.

Bello também reconhece que o fato de morar fora há 14 anos é mais natural que seja reconhecido lá fora por populares, artistas e esportistas. Mas acrescenta: "fico triste sim, o melhor futevôlei do mundo é daqui, é representado por mim o maior recordistas de títulos é daqui de União dos Palmares". Os principais títulos são 28 Brasileiros e 7 títulos mundiais. Bello diz que o esporte tem outros nomes fundamentais, como: Wellington Luís Correa (Helinho) e Eduardo Alessandro Paiva (Magrão). Dos antigos jogadores ele ainda está na ativa.

Aos 33 anos (pretende jogar mais 7 anos) Fábio Soares disse que ficaria orgulhoso se pudesse colocar a logomarca da cidade em suas camisas de competições. Este desejo do jogador poderá acontecer já que o prefeito eleito Beto Baia em uma rádio local elogiou o atleta e disse que pretende conversar com ele para futuramente vê-lo vestido com a marca do município. Bello disse que já tentou em outras gestões e não obteve sucesso. E depois acrescenta "a cultura e o esporte estão em decadência, União dos Palmares é para respirar Zumbi dos Palmares". 

O atleta e seu treinador Granado abriram um Centro de Treinamento de Futevôlei onde ensina alunos sobre a prática do esporte. O Centro é particular onde comporta 35 alunos e em breve será expandido.

Para Bello, vendo outros garotos jogarem bola na quadra, é um filme que passou pela cabeça ao lembrar-se do passado e se diz feliz por tudo que conquistou para ele e sua família, a mãe Quitéra, a irmã Ana Paula e a sobrinha Maria Eduarda que moram aqui em União. Para completar sua felicidade ele reencontrou na quadra os amigos e antigos companheiros de jogos na cidade, Luciano José de Oliveira "Lu Dragão" e Junior Soares "Junior Bocão". Os amigos enumeraram as qualidades de Bello e falaram da importância dele como referência para outros esportistas de União dos Palmares. 

Junior Bocão, Bello e Lu Dragão

Já imaginaram se não existissem os fotógrafos?


Sabe aquelas fotos do seu primeiro aniversário? Então, foram feitas por um fotógrafo. Existem os fotógrafos profissionais, e também aqueles que tiram fotos apenas por hobbie, pelo gosto em fotografar.  As fotografias guardam para sempre os momentos, emoções e sentimentos expressados algum dia da sua vida ou da história mundial.

Quão importante foi o fotógrafo que registrou as imagens do terrível massacre provocado por Hitler, ou as guerras que o mundo enfrentou quem saberia quão bela foi Marilyn Monroe se ela não houvesse pousado para as câmeras de fotografia, ou ainda como descobriríamos quão belo é registrar nossas mais felizes memorias sem o artista fundamental para a sociedade o fotógrafo. 

Elas estão por toda parte. Revistas, jornais, cartazes, livros, outdoors, videogames e muitas vezes até canais de televisão fazem uso da fotografia. Sem falar nos momentos importantes que não passamos sem tirar fotos como nas festas e quando estamos em férias!

Nem todo o fotógrafo é um profissional do mercado. Muitos artistas são fotógrafos e exibem seus trabalhos nas galerias de arte e nos museus. Já os fotógrafos que trabalham no mercado podem se especializar em fotografar produtos ou modelos. As agências tanto de publicidade quanto de modelos não dispensam um bom profissional!

É preciso muito estudo e conhecimento para se tornar grande nesta área. A luz, por exemplo, é um elemento fundamental que precisa ser tratado com maestria para se obter uma boa fotografia!

Ao nosso conhecimento José Marques, foi o primeiro fotógrafo profissional de União dos Palmares sendo seguido por João Candido, Joab Buarque, Ladjane Cabral, Lindolfo Gomes Cabral, Ladorvane Cabral e tantos outros. [não necessariamente na ordem]

Hoje centenas, milhares de pessoas possuem maquinas fotográficas digitais, elas revolucionaram o mundo fotográfico, tornaram fácil e cômodo o registro de imagens familiares e sociais. Cada um entre tantos tornam eternos acontecimentos únicos. Em nossa cidade podemos destacar os novos talentos, os profissionais e amadores da área como: Fellipe Talles, Alysson Ferreira, José Marcelo, Dagoberto Manoel, Nildson Souza, Rita Gomes, Tiago Alexandre e tantos outros.

Grandes momentos e fatos históricos foram registrados, a antiga avenida, a antiga igreja matriz de Santa Maria Madalena, diversas inaugurações, a feira livre da cidade, a antiga Usina Laginha, personagens e mitos históricos da cidade. Devemos a estes profissionais a doce lembrança das memorias passadas. Parabéns fotógrafo/retratista por seu dia. [8 de Janeiro] 

Clezivaldo Mizael com informações do Site Smart kids
Veja meu texto, Parabéns Aos Fotógrafos Palmarinos, click AQUI

As fotos de Olívia de Cerqueira, Julye Delmiro e  Rita Gomes são dos seus acervos.