Pages

sexta-feira, 9 de junho de 2017

Minha solidariedade aos familiares de Abidiel Gomes



As imagens que ilustram essa postagem são de alguns alunos, entre eles, está Abidiel Gomes Tavares que estava desaparecido desde quarta-feira (07), ao tomar banho nas águas do Rio Mundaú. 

Seu corpo foi resgatado nesta sexta-feira (09) por mergulhadores do Corpo Militar de Alagoas (3º GBM) aqui em União dos Palmares. 

É triste ler constantemente pelos sites e redes sociais de tantas mortes envolvendo os jovens por motivos diversos. Acredito que a sociedade e seus familiares não estejam preparados por notícias tão ruins.

Fica registrado em minhas lembranças de sala de aula, o estudante extrovertido e dinâmico na época em que estudamos juntos.

Minha solidariedade aos familiares.  

IMA fará plantio simbólico de Baobás em quilombos do estado de Alagoas

Na última quinta-feira (01/06) a coordenadora do Instituto Raízes de Áfricas, Arísia Barros, participou de  reunião com o presidente do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas, Gustavo Lopes e equipe, tendo como foco a pauta racial.

Durante a reunião, o presidente apresentou dados referentes a atuação do IMA, no estado. Falou das atividades como a caravana ambiental, barco escola e sobre o fantástico Projeto cartão semente.

Arísia Barros abordou a discussão sobre  a importância da água para a mundo, como também a essência da mesma para a religião de matriz africana.
 
No debate a coordenadora apresentou projetos que o Instituto tem realizado, como as oficinas da boneca Abayomi,fez sugestões, expondo a Oficina Água de Quartinha.

O Instituto Raízes de Áfricas solicitou a Gustavo Lopes, um estudo técnico para analisar o solo e os fungos que inibem o crescimento do Baobá, árvore rara de origem africana e ameaçada de extinção, que pode alcançar altura de 5 a 30 metros e diâmetro do tronco de 7 a 20 metros, plantado na Serra da Barriga, quando da deposição das cinzas de Abdias Nascimento, em 2011.

O plantio dessa espécie na paisagem da flora local foi também sugerido,e o  gestor do IMA propôs um plantio simbólico, como  preservação da espécie no Estado, em algumas comunidades quilombolas alagoanas.

A  extensa pauta de propostas foram todas acolhidas por Lopes, que destacou ser fundamental,significativo e estratégico essa interlocução com movimentos sociais, e sim, que é possível a realização da parceria.

Em visita in loco, orientada pela simpaticíssima e abnegada servidora- técnica Rosangela Pereira,  ao Herbário, Arísia Barros e Fernanda Monteiro  puderam ter contato com a realidade do ambiente voltado para o estudo científico das muitas espécimes de plantas ( algumas raras, outras extintas) e terem uma ampla visão  ampla dos  processos internos e de como é desenvolvido  passo-a-passo todo  trabalho.

Segundo a coordenadora do Instituto Raízes de Áfricas, o IMA tem realizado um trabalho de grandes transformações para a flora nativa, estabelecendo alternativas oportunas para que o diálogo entre culturas, se faça.

Participaram da reunião, Rosangela Pereira, responsável pelo Herbário (IMA), Luise Andrade, Engenheira Florestal(IMA), Taciano Vital, chefe de gabinete,(IMA), Leonardo, assessor especial, Clarise Maia, Assessora de Comunicação (IMA),e Fernanda Monteiro, militante da juventude negra, em Alagoas.

A reunião foi extremamente agradável, técnica e produtiva.

De parabéns Gustavo Lopes e sua equipe do  Instituto do Meio Ambiente de Alagoas.

Frase e pensamento de Jorge Mateus de Lima


"Há as naus que não chegam mesmo sem ter naufragado: não porque nunca tivessem quem as guiasse no mar ou não tivessem velame ou leme ou âncora ou vento ou porque se embebedassem ou rotas se despregassem, mas simplesmente porque já estavam podres no tronco da árvore de que as tiraram."

Jorge Mateus de Lima