Pages

sexta-feira, 13 de julho de 2012

"A música é minha paixão" Glenda Irving Sarmento dos Santos



Hoje é o dia do rock e nada melhor que conhecer uma das cantoras palmarinas que mais se identifica com esse estilo musical, Glenda Irving Sarmento dos Santos. Ela nasceu em Maceió, mas se mudou com a família pra União dos Palmares há 23 anos.

"A música foi minha melhor amiga de berço", foi com essa frase que começamos nosso bate papo. Glenda Sarmento disse ao blog que sempre ouviu sua mãe cantarolando pela casa e o pai, advogado e músico, tocar violão nos encontros sociais com os amigos e a família. Além disso, nos anos em que estudou na Escola Adventista ela participou do coral da escola.

O gosto pelo rock veio aos 12 anos, no Santa Maria Madalena, vendo a turma mais velha da escola curtindo e fazendo música. A partir daí recebeu alguns convites para cantar com músicos da cidade.

A primeira banda surgiu para um festival da Escola José Correia Vianna, pro Viola Enluarada e festivais de MPB que aconteciam na cidade. No antigo Lua Nua, Cordeiro (seu padrinho) chamava para dá uma canja para os clientes.

Glenda disse que como sempre esteve envolvida com músicos e com pessoas que gostam de música com qualidade, independente do estilo musical, ela aprendeu a dá valor as músicas que possam envolver as pessoas.

Pensando em um futuro mais seguro, já que o interior não dá garantias para viver da música, Glenda Sarmento cursa Serviço Social e trabalha em Santana do Mundaú no Fundo de Pensões e Aposentadorias (FUPA). Ela ainda tentou seguir os passos do pai como estudante de direito, mas desistiu do curso quando já tinha cursado 3 períodos.

A insegurança profissional faz com que músicos e instrumentistas palmarinos tenham outras atividades para ter um salário. É muito comum ver cantores e músicos tocarem em várias bandas. Para ela, esse é um dos motivos para não ter uma grande quantidade de músicos de qualidade.

Quem ver Glenda Sarmento falando nas rodas com os amigos ou se apresentando no palco nem imagina que ela começou a tratar de diabetes com apenas 2 anos e meio. Quando criança era mais fácil renunciar as tentações como doces e refrigerantes. Na adolescência tudo foi mais complicado por não poder comer tudo que queria e por se sentir estranha perto das amigas. Hoje ela diz que aprendeu a conviver com a doença, toma insulina três vezes ao dia insulina e tem uma vida bem melhor agora. Na bolsa itens necessários de qualquer mulher e um kit para manter a doença controlada com canetas de insulina, glicosímetro e outros.

Falando de política Sarmento diz que chegou a hora das pessoas terem consciência do valor do seu voto, que míseros R$ 50,00, que muitos dizem vender seu voto, não é o suficiente para viver bem por 4 anos.

Aos 23 anos a futura Assistente Social disse que os pais lhe educaram com liberdade e responsabilidade, algo que ela agradece muito. Glenda diz que sempre foi independente e moleca, o que não é tão aceitável para o mundo das meninas. Amizades com meninos sempre foi natural e algumas amigas implicavam por sua falta de atitudes delicadas.

Glenda tem mais 4 irmãos, por parte de pai, e diz que a relação das famílias é muito boa. Ela chama Cicera, mãe dos irmãos, tambem de mãe. Além disso, sua mãe ajudou a criar seus irmãos. Namorando o primo Victor Hugo Sarmento há 7 anos, ela diz que a relação é feita com muito diálogo e sem ciúmes. Segundo ela, o namoro do casal é feito com confiança e respeito.

Apaixonada por União dos Palmares, ela diz "União tem tudo para ser a 'capital' dos interiores de Alagoas". Glenda disse que fica impressionada com tantos talentos nas mais diversas profissões. Porém, pede as pessoas que conheçam melhor sua cultura, para que possam receber bem os visitantes na Terra de Zumbi.


É hoje

Vai ter rock nesta sexta em União dos Palmares