Pages

terça-feira, 1 de abril de 2014

Gambiarras de conjuntos inacabados oferecem riscos a famílias de Alagoas

Habitacionais estão localizados em União dos Palmares e S. do Mundaú.
Conjuntos foram ocupados por vítimas da enchente de 2010. 

A ausência de obras de infraestrutura em conjuntos habitacionais ocupados por famílias vítimas da enchente de 2010 nos municípios de União dos Palmares e Santana do Mundaú, interior de Alagoas, vem oferecendo risco aos moradores. Com as construções inacabadas, a população recorre a ligações clandestinas e se expõe ao perigo.

Foi este o caso da dona de casa Maria Erotildes, 55, que morreu eletrocutada após utilizar um alicate para cortar uma fiação em frente a sua casa. "Não passou pela cabeça dela que isso podia acontecer. Ela cortou o fio e terminou perdendo a vida em um acidente", lamenta o agricultor e irmão da vitima, José Figueiredo da Silva.

O conjunto Jussara, em Santana do Mundaú, foi construído para abrigar as vítimas da enchente e a energia elétrica só foi ligada para a construção, que já dura três anos. Com a demora nas obras, os moradores ocuparam as casas. Sem energia, eles fizeram ligações clandestinas. As gambiarras estão expostas no chão e preocupam os pais. "Muitas crianças brincam aqui, eu queria que tomassem uma providência sobre isso,. Nós tivemos que fazer essas gambiarras para não ficar no escuro", afirma a dona de casa Maria Cícera da Silva.

No Conjunto Nova Esperança, em União dos Palmares, a situação é semelhante. Segundo os moradores, 80% das gambiarras estão no alto, ligados ao poste. O restante é feita pelo chão, de uma casa para outra. O servente de pedreiro José Cícero da Sílva, que mora no local há 9 meses, conta que recebe a energia elétrica da casa do vizinho. O conjunto todo é na gambiarra, 900 famílias nessa mesma situação", destaca Silva. 

O líder comunitário da região, Aldo Azevedo Falcão, explica que todas as ligações do conjunto são clandestinas, já que a Eletrobrás, apesar das inúmeras solicitações, não faz a ligação definitiva. "Os ofícios chegam a Eletrobras através da gente e também do pessoal da Defesa Civil, mas eles dizem que só vão fazer quando o bairro estiver 100% legalizados e nós não sabemos quando será isso", afirma o líder comunitário.

A assessoria da comunicação da Caixa Econômica Federal (CEF) informou que só vai se posicionar sobre o assunto na próxima segunda-feira (31). Já a assessoria da Eletrobras disse que vai averiguar se os dois conjuntos residenciais possuem projetos de eletrificação. A rede elétrica só é ligada após solicitação da prefeitura, quando as obras forem concluídas e a ocupação pelas famílias for regularizada.

Lembrando que você leitor/amigo pode entrar em contato comigo, através do Facebook, AQUI na comunidade do blog AQUI onde vocês encontram conteúdo exclusivo e podem me seguir no Twitter no @jmarcelofotos