Pages

domingo, 10 de fevereiro de 2013

Antônio Matias leva seu bloco "Futuca, Só Vai Quem Chupa. Mole Não Entra" para as ruas de União

Aos 87 anos o folião Antônio Matias é o folião-símbolo de União dos Palmares. Ele é o fundador do bloco Futuca, Só Vai Quem Chupa. Mole Não Entra, que há muitos anos percorre as ruas da cidade. Ao lado de familiares, amigos e vizinhos, seu Antônio é quem puxa o bloco, sempre acenando para os foliões e curiosos.

Seu Antônio, que já foi Rei Momo de União em vários carnavais, diz que seu bloco é "para familiares, amigos e, principalmente, para quem gosta de brincar o carnaval sem malícia. Qualquer um pode participar. Não temos lucro com a festa". Enquanto toca o frevo e marchinhas os foliões desfilam chupando flau feito de bebidas alcoólicas.

O radialista Douglas Lopes é um dos patrocinadores e esse ano contribuiu com a confecção das camisas/abadá. Quando se aproxima o carnaval os amigos doam dinheiro para o bloco. Quem não quer comprar o vestimento do bloco pode sair com outro abadá ou simplesmente com uma "caixa de papelão". Foi o que fez seu neto, Hugo Raffael, e alguns amigos.

"Fizemos pra brincar pra chamar atenção do público, para que as pessoas pensassem que estivéssemos pelados, mas estávamos vestidos", diz Hugo sobre a caixa de papelão como fantasia. 

Com um percurso menor esse ano a turma de foliões era só alegria pelas ruas de União.

Todas as fotos AQUI

A Franga da Madrugada 2013 vai para... Os foliões palmarinos

O carnaval em União dos Palmares nunca foi referência em Alagoas, por isso não atrai turistas ao município. Nos últimos anos a cidade vem apenas cumprindo tabela em ter a festa, seja o carnaval ou outros eventos. Mesmo assim, alguns palmarinos procuram sondar quem são as atrações artísticas para as festas da cidade, para espalhar nas redes sociais, nas enquetes de sites ou em conversas com amigos e conhecidos.

Essa sondagem nada mais é do que a carência de uma afirmação cultural e de uma festa digna, já que cidades com a mesma população ou menos têm festas que arrastam multidões. Quando o prefeito Beto Baia anunciou que não haveria carnaval devido as dificuldades financeiras que a cidade vem passando  o folião ficou triste e mais ainda triste em saber que a franga não sairia este ano. Pois, neste carnaval, o bloco completa 13 anos e é a principal atração da cidade.

A Franga da Madrugada está para União como o mela-mela de mel está para São José da Laje ou o bloco Tudo Azul está para Murici. No ano passado conversando com amigos, observávamos que além do bloco da Franga desfilando pelas  ruas da cidade, outros foliões também já estavam usando seus carros particulares com miniaturas da franguinha. Isso demonstra o carinho e da identificação de nosso carnaval. 

Sem carnaval na cidade, o “relógio” da Praça Basiliano Sarmento realmente parou. Restando apenas a quadra central de esportes, os foliões da Franga, deram um show à parte em ousadia, criatividade, reverência e muito bom humor.

Que venha o carnaval "palmarino" em 2014.
 
Todas as fotos AQUI