Pages

sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Rocha Cavalcante minha terra querida! Por Chayanne Monteiro



O Distrito de Rocha Cavalcante é muito antigo, pois há muito tempo atrás as casas eram de barro, já que foram as primeiras a serem construídas. Como as casas, as ruas também eram de barro. 

As pessoas que moravam em sítios vizinhos, longe da cidade, precisavam comprar alimentos em algum lugar. Então encontraram na Barra o lugar mais perto, para que eles pudessem comprar o que necessitassem, e o único transporte na época era os cavalos com carroça; as pessoas chegavam aqui na Barra e transportavam suas mercadorias. 

Mas agora os tempos mudaram: as residências, o transporte, a escola, e as coisas estão mudando em Rocha Cavalcante. Mas essas mudanças foram no ano de 2010, que foi marcado no Distrito devido a enchente que passou aqui e destruiu várias casas, e a população foi afetada. A vida continuou e construiram novas moradias, e até mesmo vieram morar outras pessoas aqui na comunidade.

Entre os problemas aqui, a falta de emprego é muito grande, pois a maioria das pessoas trabalha no corte da cana de açúcar; outros trabalham no comércio nos mercadinhos, ou na feira livre. Para que possam manter suas famílias, sem ter oportunidade de trabalhar, viajam para outros Estados em busca de uma vida e condições melhores.    

Outro problema aqui em Rocha Cavalcante é o meio ambiente, pois 90% aqui está sem vegetação nas ruas, os esgotos a céu aberto em alguns pontos são  causadores de mau cheiro, e para piorar, o carro do lixo só passa aqui duas vezes por semana para recolher o lixo doméstico. 

Mas, mesmo assim, com todas essas dificuldades, o Distrito de Rocha Cavalcante tem seu valor histórico para sua população, pois aqui tem história para conhecer, para quem realmente quer aprender.

Chayanne Monteiro Pereira de Souza, 14 anos, aluna do 8º ano da Escola Municipal Dr. Antonio Gomes de Barros. 

Chayanne, Alessandra e Maria Helena.

Diário de um Gordinho