Pages

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Hemoal Faz Campanha em União dos Palmares

A assistente social Verônica Maria Salgueiro de Almeida esteve na Rádio Zumbi FM convocando a população palmarina a comparecer a unidade móvel do Hemoal que passou o dia defronte a prefeitura de União dos Palmares.

Com a campanha Doar Sangue É Um Ato Que Salvas Vidas, o Hemoal veio com uma equipe de 12 profissionais, entre eles: médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, assistente social, motorista e pessoal de apoio. Os mesmos estão percorrendo as cidades do interior para recolher sangue.

As cidades visitadas pelo Hemoal muitas vezes são através de convites de associações, secretarias ou qualquer órgão do Estado que tenha interesse em fazer a coleta de sangue. Para isso é só entrar em contato com o serviço social do Hemoal e eles agendam uma visita. A equipe da área de saúde também faz palestras e a divulgação na cidade.

Segundo Verônica Salgueiro as campanhas para os serviços de hemoterapia (bancos de sangue) tem que ser constantes já que no Brasil não temos o hábito de fazer esse tipo de doação, em sua declaração, se cada brasileiro saudável fizer-se duas doações ao ano, os estoques estariam abastecidos, para qualquer emergência.

A assistente social disse que o Hemoal tem como missão garantir a população sangue em quantidade para abastecer as demandas. Em sua fala Verônica disse que existem muitos mitos em relação a quem faz doação de sangue, a exemplo; o sangue afina ou engrossa, se doar uma vez tem que doar sempre e tantos outros.

Fora o serviço de hemoterapia o Hemoal também faz cadastro para doação voluntária de medula óssea e irão começar uma campanha "Doador do Futuro" onde o público alvo será os estudantes e com isso conscientizar as crianças sobre a importância de doar sangue.

Até as 15:00 horas eles tinham feitos 72 cadastros de novos voluntários.




Click para ver maior