Pages

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Nossos Convidados de Amanhã São Manoel Feliciano e Marcos Lobo


Acompanhe o Mesa Z sempre ao meio-dia na Rádio Zumbi FM 87,9. Terça (Saúde), Quarta (Notícias) e Sábado (Cidadania)

Participe do programa através do telefone: (82) 3281 3669
E-mail: radiozumbifm@hotmail.com
Twitter: @programamesaz

ou escreva para Rua Marechal Deodoro nº 191 - 1º andar Cep: 57.800-000, Centro. União dos Palmares - AL.

Terminou Hoje o Seminário Afro-Alagoano



Hoje no auditório da Prefeitura de União dos Palmares teve a continuação do IV Seminário Afro-Alagoano que iniciou ontem na Serra da Barriga.

Como eu disse em uma postagem anterior, a Doutora em Psicologia pela USP, Elisa Larkin Nascimento, esposa do Ex-Senador Abdias Nascimento, não veio a União por problemas de saúde, então houve algumas modificações na mesa de conversas.

Houve palestras com Leonor Franco de Araujo, Secretaria de Políticas para as Comunidades Tradicionais / SEPPIR e Nadja Lessa, Secretária Adjunta de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos.

Alguns secretários do município também estiveram no seminário como Mário Sérgio, Elson Davi e Izabel Padilha.

José Carlos Lamartine, Adido Cultural de Angola no Brasil, falou do seu país e das questões do negro tanto no Brasil como em Angola.

Novos encontros do Movimento Negro de Alagoas estão sendo marcados para o início de agosto. Na pauta discussão e mobilização para construção do acesso à Serra da Barriga.

Acesso a Serra da Barriga Envergonha os Alagoanos

Ontem se comemorou o Dia Nacional de Luta Contra o Racismo. Para alertar sobre essa data, está acontecendo nos dias 07 e 08 em União dos Palmares o IV Seminário Afro-Alagoano organizado pela agitadora cultural Arisia Barros.

O que era para celebrar a memória dos líderes negros, que viveram aqui no passado e lutaram contra todo tipo de exploração e humilhação, na verdade virou um momento para se refletir sobre como é tratado os que contribuíram para que a nossa nação fosse forte e independente.

Porém, o que realmente chamou a atenção de todos foi a estrada que dá acesso ao platô da Serra da barriga. A vários anos escutamos que a construção da estrada será feita, que já existia verba pra isso, que o valor já se encontra no banco, etc.

Os que hoje se arriscaram em ir de carro, ou de ônibus, escutaram dos representantes políticos o mesmo discurso: "JÁ EXISTEM VERBAS E VAMOS LUTAR PARA CONSTRUIR O ACESSO".

E por que não construíram ainda? Algumas pessoas, presentes na Serra da Barriga, se disseram envergonhadas. É uma situação vergonhosa para o povo de Alagoas e, principalmente, para os palmarinos. Muitos acreditam que essa situação não aconteceria em outros Estados que preservam mais a sua cultura.

O Presidente da Fundação Cultural Palmares, sr. Eloi Ferreira de Araújo, em seu discurso falou que no inicio do mês de agosto será feita uma reunião para discutir todas as reivindicações sobre a construção do acesso a serra e que na sua gestão isso será prioridade.

Ainda, em sua explanação, lembrou da importância de alguns nomes como Zumbi dos Palmares, o marinheiro João Cândido Felisberto e do Sr. Abdias Nascimento.

Outras autoridades também falaram da importância dessas datas. É necessario comemorar a luta do povo negro por melhorias, que só iriam ajudar a todos, não só os negros, mais todos que lutam a cada dia por um espaço digno.

A senhora Elisa Larkin Nascimento, viúva do ex-senador Abdias Nascimento, não pôde vir ao seminário por se encontrar doente. Sua vinda à União dos Palmares está marcada para o dia 13 de Novembro. Na ocasião serão depositadas as cinzas de Abdias Nascimento na Serra da Barriga.

Torcemos que nessa nova ocasião, dona Elisa e sua comitiva tenham que passar por uma situação como a de hoje.