Pages

sexta-feira, 2 de março de 2012

Para Além de Sorte ou Azar Por José Minervino Neto

Em 2005, 2006 não lembro a data, quando voltava numa lotação de Maceió para Branquinha, subiram no transporte dois rapazes do tipo "mal encarados", vestidos a caráter, (bermudão, blusa e boné). Após passarmos por Rio Largo, o assalto foi deflagrado por um deles. Em suas mãos, dois revólveres calibre 38, meio enferrujados. Imediatamente uma arma foi apontada para a cabeça do motorista, que logo atendeu aos direcionamentos do assaltante de entrar numa das estradas de barro, próximo ao posto de combustível Flecha. Só que o senhor errou a entrada, criando uma tensão em nós passageiros e irritando os maus rapazes.

Era inverno, ou pelo menos havia chovido naqueles dias, após recolher todos os pertences que estavam mais acessíveis, como telefones e dinheiro (não levaram os documentos de ninguém), fizeram com que nos deitássemos no chão com a face virada para baixo, sobre nossas mãos. Enquanto isso, reviraram o carro e revistaram as bolsas e bolsos de todos.

Além de apontar o revólver, eles o encostaram no meu pescoço. Como um anfíbio, logo a temperatura do meu corpo se equalizou à ambiente, quer dizer, ao gélido metal da arma. Levaram-me por volta de uns R$ 20,00 e minha mochila, que serviu para acomodar os pertences dos demais. Não quiseram os livros que havia tomado emprestado na biblioteca nem meu tênis All Star surrado. No momento da revista, o carinha me perguntou o que eu era. "Estudante", disse. "É, teve sorte".

Ninguém foi molestado durante o assalto. Após recolherem tudo o que havia de valor, os rapazes saíram a pé e disparam um tiro, mas antes deixaram a chave do carro jogada abaixo do mesmo e a instrução para não os seguir. Tentamos prestar um boletim de ocorrência em Messias, mas o policial civil pôde apenas lamentar e dizer que o local do assalto pertencia a outra jurisdição. Então, seguimos de volta para nossos destinos. Ainda suava frio quando cheguei em casa VIVO.

Agora é 2012 e as coisas estão piores. Este acima é o relato de um sobrevivente da violência que marca a história de Alagoas. Violência que tem tomado dimensões absurdas em União dos Palmares e região. Hoje, três de março, uma criança de 10 anos foi brutalmente assassinada (e seu corpo vergonhosa e antieticamente exposto em sites e redes sociais na Internet). Para mim, não importa se ele era um "aviãozinho" ou um "maloqueirinho" qualquer. Era uma criança com pouco mais da metade de anos que o meu sobrinho de 4. Uma criança que não "teve sorte", assim como as outras 12 pessoas assassinadas desde o começo do ano.

Terça-feira, 06 de março, a partir das 8h na praça Frei Damião, estaremos nas ruas numa caminhada com o Movimento União Pela Paz. Porque temos ciência de que mais que indignação e desinquietação, fazer algo para tentar reverter esse quadro de violência é possível e necessário. Porque também sabemos que um tiro assassino é bem mais que uma simples questão de sorte ou azar.

Por que tantos jovens estão morrendo em nossa cidade? Se é culpa do tráfico de drogas, por que não se combate esse mal? Há policiamento suficiente com condições adequadas para tal? Por qual motivo tantos jovens adentram na criminalidade? Falta emprego, perspectiva? Qual é a real dimensão da pobreza que os impele a "quebrar as regras"? Além do alimento, também não lhes falta educação, saúde e outros princípios da cidadania?

Parece óbvio, mas precisamos de respostas. E mais que respostas, solução.



Dicas de Segurança


1. Sequestro Relâmpago: Se um dia você for jogada dentro do porta-malas de um carro.

ENGULA O PÂNICO E RESPIRE FUNDO, CALMA E FRIEZA:

1) Chute os faróis traseiros até que eles saiam para fora, estique seu braço pelos buracos.
2) GESTICULE
feito doida. O motorista não verá você, mas todo mundo verá. Isto já salvou muitas vidas.

2. Os três motivos pelos quais as mulheres são alvos fáceis para atos de violência são:

1) Falta de atenção:Você TEM que estar consciente de onde você está e do que está acontecendo em volta de você.
2) Linguagem do corpo:
Mantenha sua cabeça erguida, e permaneça em posição ereta, jamais tenha uma postura "frágil".
3) Lugar errado, hora errada:
NÃO ande sozinha em ruas estreitas, nem dirija em bairros mal-afamados à noite.

3) NUNCA FAÇA ISSO!

1) NÃO FAÇA ISSO! As mulheres têm a tendência de entrar em seus carros depois de fazerem compras, refeições, e sentarem-se no carro (fazendo anotações em seus talões de cheques, ou escrevendo em alguma lista, ou ainda conferindo o ticket de compra).

2) O bandido SEMPRE estará observando você:
Essa é a oportunidade perfeita para ele entrar pelo lado do passageiro, colocar uma arma na sua cabeça, e dizer a você onde ir.

3) No momento em que você entrar em seu carro:
trave as portas e vá embora, não fique ajeitando o cabelo, ou passando batom...

4) Algumas dicas acerca de entrar em seu carro num estacionamento ou numa garagem de estacionamento:

1) Esteja consciente: olhe ao redor, olhe dentro de seu carro, olhe no chão dianteiro e traseiro de seu carro, olhe no chão do lado do passageiro, e no banco de trás.

2) Se ao lado da porta do motorista do seu carro, estiver estacionada uma Van Grande:
entre em seu carro pela porta do passageiro.

IMPORTANTE:
A maioria dos assassinos que matam em seqüência atacam suas vítimas empurrando-as ou puxando-as para dentro de suas Vans, na hora em que as mulheres estão tentando entrar em seus carros.

5) NUNCA deixe para procurar as chaves do seu carro, quando estiver parada em frente a porta dele.

1) Dirija-se ao veículo com a chave em punho, pronta para abrir a porta e dar a partida. Observe os carros ao lado do seu.

2) Se uma pessoa do sexo masculino estiver sentado sozinho no assento do carona
do carro dele que FICA mais próximo do seu carro, você fará bem em voltar para o shopping, ou para o local de trabalho, e pedir a um segurança ou policial para acompanhar você até seu carro.

6) É SEMPRE MELHOR ESTAR A SALVO DO QUE ESTAR ARREPENDIDO, não tenha vergonha de pedir ajuda.

Use SEMPRE o elevador ao invés das escadas. (Escadarias são lugares horríveis para se estar só, são lugares perfeitos para um crime).

7) PARE COM ISSO!
As mulheres, estão sempre procurando ser prestativas. Não use o celular a toa.

1) Essa característica poderá resultar em que você seja assassinada!
Um assassino seqüencial, homem de boa aparência, com boa formação acadêmica, declarou em seu depoimento que SEMPRE explorava a simpatia e o espírito condescendente das mulheres. Ele andava com uma bengala ou mancava, e conseqüentemente pedia 'ajuda', para entrar ou sair de seu carro, e era nesse momento que ele raptava sua próxima vítima.

2) Durante o dia, ande de óculos escuros: O agressor nunca saberá para onde você esta olhando.

3) Celular: só em lugar seguro

E-mail Pai Sérgio D'odé

Membros do Movimento "União Pela Paz" Vão Às Rádios Divulgar a Caminhada

Nesta quarta-feira alguns membros da organização do Movimento União Pela Paz estiveram nas rádios locais para divulgar as ações para a realização da caminhada, dia 06 de março. O grupo estava formado por Sérgio Rogério, Zema, João Paulo Farias, José Marcelo, Suzeane Cavalcanti, Dallas Diego, Igor Monteiro e José Minervino.

Logo cedo alguns dos membros estiveram no Programa Ag Notícias, do radialista Mário Sérgio na Rádio Ag FM, e no Programa Kleber Marques, na Rádio Farol FM. A equipe explicou o motivo da campanha, como surgiu o movimento e quais os projetos futuros, para que os ouvintes se sentissem parte do movimento.

Ainda nos programas foram relatados os avanços da equipe desde o último domingo (26), quando foi formado o União Pela Paz, como a conversa com o Prefeito Areski Freitas, que ofereceu uma estrutura melhor para a caminhada, e os apoios que vêm recebendo de entidades e da população.

Kleber Marques, além de convocar a sociedade palmarina para participar da caminhada, solicitou que os empresários locais possam contribuir com o fornecimento de água, já que muitas crianças participarão da caminhada.

A tarde, o grupo participou do Programa Mesa Z, da Rádio Zumbi, onde discutiu as questões sobre a violência no Estado de Alagoas. Depois do programa o estudante Igor Monteiro entregou convites nas associações do município e participou da panfletagem na Rodoviária Povina Cavalcanti, onde divulgaram os motivos e convidaram para a caminhada estudantes e a população em geral.

A noite José Minervino, Dallas Diego, Sérgio Rogério e José Marcelo concederam uma entrevista ao ex-vereador Adelson Andrade, no Programa Cidadania.

O Movimento União Pela Paz concedeu entrevista para a Tv Gazeta de Alagoas.




Próximo sábado o Programa Mesa Z fará um programa especial com os organizadores do Movimento União Pela Paz.