Pages

sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

“Escravidão moderna” SEMED pagará folha de outubro aos contratados no natal

Folha de novembro deverá ser pago em janeiro e décimo “só lembrança”.

Nessa manhã o secretário de educação Neilton Nunes anunciou o pagamento da folha de outubro dos professores contratados e prometeu pagar em janeiro a folha de novembro. Quanto ao décimo, os professores contratados não receberão, pois o contrato de prestação de serviços firmado com o município exclui esse direito trabalhista, é a chamada “escravidão moderna”. 
 
Além de não ter direito ao décimo, os servidores ainda tem que pagar para trabalhar através dos descontos salariais mediante o pagamento do ISS recolhido para o município.

O SINTEAL se preocupa apenas em garantir o pagamento dos professores efetivos, contudo os contratados são usados e descartados durante o ano letivo. O que deveria ser uma contrato emergencial, uma exceção, se transformo em regra. O governo não tem previsão de realizar concurso público, que seria a forma digna e democrática de proporcionar o acesso aos cargos públicos.

Portanto, está na hora de o gestor democratizar o acesso aos cargos através de concurso e deixar de usar os contratados como moeda de troca ou de barganha política, para atender aos interesses particulares e eleitorais de uma classe dominante que vez por outra são trocadas, mas permanecem com os mesmos vícios e maus costumes impregnados há décadas em nosso município. 
 

Cerimônia marca entrega da conclusão da reforma da ETA

Cerimônia realizada na manhã do dia 16 de dezembro de 2015 marcou a entrega da conclusão da reforma da Estação de Tratamento de Água. O evento contou com a presença do prefeito Beto Baia, vereadores, secretários municipais, usuários e servidores da autarquia.

Falando em nome dos servidores, Mario Bispo destacou o empenho do corpo técnico do SAAE para, em parceria com a Jatobeton, concluir o mais rapidamente a obra. O ex-diretor Antônio da Luz Calazans destacou o esforço da autarquia para realizar a obra com recursos próprios. A atual diretora, Rita Baia, se disse feliz em assumir a Direção da instituição neste momento.

O prefeito Beto Baia destacou o fato de no seu governo o SAAE ter entregue duas obras importantes: o prédio sede e a ETA. “Esta aqui é a mais importante”, frisou.

Fonte: Portal do SAAE

Adolescente de SP faz vídeos para contar a história de heróis negros


O paulistano Pedro Henrique Côrtes, de 13 anos, criou uma série de vídeos para falar sobre os heróis negros do Brasil. A intenção do menino, que tem um canal no YouTube, é mostrar as grandes histórias de negros brasileiros, tão relevantes quanto as trajetórias de Nelson Mandela e Martin Luther King.

Até agora, o projeto "Meus heróis negros brasileiros" conta com dois vídeos. O primeiro, publicado no dia 23 de novembro, falou sobre a luta e a importância de Zumbi dos Palmares. O segundo, postado no último sábado (12), fala sobre Machado de Assis.

Mais de 2 mil pessoas estão inscritas no canal de PhCôrtes, nome adotado pelo vlogueiro. Antes de criar a série, Pedro Henrique fez vídeos sobre preconceito, bullying e protesto. Em conversa com o portal da RedeTV!, o adolescente conta que pensou no tema após a assisti à peça "O Topo da Montanha", com Lázaro Ramos e Tais Araújo.

"Me inspirei e quis as biografias de Luther King, Mandela e Malcom-X, de presente de Natal. Minha mãe disse que me daria com uma condição: que eu também fosse pesquisar sobre os nossos heróis negros brasileiros. Daí, quando vi a quantidade de heróis, decidi fazer um quadro falando sobre eles, pois, às vezes, damos valor aos líderes negros internacionais e desconhecemos os nossos!", conta o estudante, que está no 8º ano do Fundamental II.

Ele disse que, de início, pretendia falar sobre Francisco José do Nascimento, Cruz e Souza, Besouro de Mangangá e Chico Rei, mas já aumentou a lista. "Como forma de agradecer os 2 mil inscritos, farei o Luiz Gama antes de Francisco José, pois é um herói que está sendo muito solicitado", explica Pedro Henrique. Ele ainda afirma que pretende dar espaço também para as heroínas negras brasileiras.

Sobre o processo de pesquisa, Pedro Henrique diz recebe ajuda da mãe, a turismóloga Egnalda Côrtes. "Ela faz um resumão e eu roteirizo dentro da minha linguagem", diz ele. 

O adolescente, que pretende seguir a carreira de youtuber e ser ator, ainda diz que a repercussão está sendo positiva. "Achei que pessoas da minha idade talvez não fossem gostar, mas todos adoraram e pediram para eu continuar!", comenta ele. 

Assista aos dois vídeos do projeto "Meus heróis negros brasileiros" 

Zumbi dos Palmares