Pages

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Brasil já passou por mais de 2.000 batalhas, revoltas e conflitos armados

Há quem pense que o brasileiro é pacifico e cordial. Comparado a países como o Vietnã, que enfrentou mais de um século de violência, o Brasil pode até ser considerado um lugar tranquilo. Principalmente quando ignoramos conflitos regionais ou massacres que não entram nos livros de história. 


Desde a chegada dos europeus, o país passou por mais de 2.000 batalhas, insurreições e outros conflitos armados. Em 1563, na batalha de Iperoig, Anchieta foi negociar uma trégua com os tamoios, aliados dos franceses, que atacam portugueses no litoral. 
 
Quilombo dos Palmares chegou a ter nove cidades, com capital na Serra da Barriga, e abrigar mais de 10 mil habitantes. 


Porém, o governo português considerava que um quilombo era qualquer agrupamento de "mais de seis escravos, escapados ao senhor, vivendo juntos e ao revés da lei", conta Marcelo Duarte.


Além da participação de brasileiros nos dois conflitos mundiais, autor passa pelas Invasões Holandesas, a Guerra dos Emboabas, a Guerra dos Mascates, a Inconfidência Mineira, a Guerra da Cisplatina e do Paraguai, Revolução Federalista e a Constitucionalista de 32, entre outras. 


Como os outros volumes da série, "Guia dos Curiosos: Brasil" reúne informações como verbetes de um enciclopédia, mas com texto divertido e dados interessante. 

O que estou Lendo? Veja AQUI

Suspensão de atividades nas VT de União dos Palmares


O presidente deste Regional, desembargador Severino Rodrigues dos Santos, considerando a necessidade de efetivar a mudança para a sede provisória das 1ª e 2ª Varas do Trabalho de União dos Palmares, bem como a inviabilidade de fazê-la com as Unidades Judiciárias em plena atividade, resolveu suspender, no período de 01 a 10 de julho de 2013, todas as atividades das referidas Varas.

Extraído de: Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região