Pages

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Dois médicos de Maceió chegaram ao município de União dos Palmares

  Carla Theresa Borba, secretária municipal de Saúde

Parte dos 31 profissionais que vão reforçar a equipe do programa Mais Médicos em Alagoas começou a trabalhar nesta quarta-feira (5) em cidades da Zona da Mata. Ao todo, 28 cidades do estado receberão os médicos cadastrados no programa.

Em União dos Palmares, os dois médicos que chegaram para reforçar as equipes de saúde no município são de Maceió. Eles chegaram cedo a cidade e foram logo encaminhados para as unidades de saúde. Um dos postos, estava há três meses sem médico. “A gente sempre dizia que era bom um posto perto porque fica melhor para a gente se consultar. E graças a Deus mandaram um médico para cá”, comemora a aposentada Expedita Lopes.

Para o jovem médico, um desafio. “Me formei há dois meses e espero desenvolver um bom trabalho com a população, que está carente e necessita de atendimento. Estamos aqui para tentar melhorar o serviço de saúde no município, principalmente aqui nessa comunidade”, afirma o médico Felipe Araújo.

Também recém-formada, a médica Roberta de Albuquerque diz que esses primeiros dias vão ser de adaptação. “A gente tem que preencher alguns papéis, fazer a demanda, notificação. Algumas coisas que a gente não fazia", expôs a profissional.

Com o reforço, União dos Palmares conta agora com seis médicos do programa Mais Médicos, entre eles quatro cubanos. Mas o município ainda pode receber mais profissionais. "Nós teríamos que solicitar ao Ministério da Saúde a abertura de novas equipes para que cheguem novos médicos. Por enquanto, a gente já atende todas as unidades do PSF (Programa Saúde da Família) com essa cobertura”, explica a secretária municipal de Saúde, Carla Theresa Borba.

Os novos médicos que chegam a Alagoas para reforçar o atendimento básico em 28 municípios alagoanos devem atuar em: Arapiraca, Boca da Mata , Penedo, Porto de Pedras, Traipu, Branquinha, Maragogi, Penedo, Jacaré dos Homens e São Miguel dos Campos.

Desde a implantação do programa federal, no ano passado, o estado recebeu 131 médicos brasileiros e estrangeiros para trabalhar em 54 municípios do interior. Mas, segundo o conselho das secretarias municipais de saúde, esse número ainda não tira Alagoas da lista dos 22 estados abaixo da média em número de médicos no país.

Fonte: G1

Leia também

Médicos cubanos chegam a União dos Palmares AQUI

Lembrando que você, leitor/amigo, pode entrar em contato comigo através do Facebook, AQUI na comunidade do blog e AQUI, onde vocês encontram conteúdo exclusivo e, ainda, pode me seguir no Twitter no @jmarcelofotos

Governo realiza Mutirão de Saúde e inaugura três UBSs em União dos Palmares

 Ações foram realizadas nesta quinta-feira (13), e contaram com a presença do governador Teotonio Vilela

A cidade de União dos Palmares recebeu nesta quinta-feira (13) diversas iniciativas do governo estadual, com o objetivo de estruturar e qualificar a assistência à saúde na região. Além de disponibilizar exames e realizar triagens para a realização de cirurgias, o Governo do Estado inaugurou três Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

O mutirão Saúde em Movimento foi realizado nas Escolas Jorge de Lima e Jairo Correia Viana, localizadas na Rua Tavares Bastos, no bairro Centro. A iniciativa foi realizada em parceria com a Associação dos Pais e Amigos de Excepcionais de Alagoas (APAE), Instituto Oftalmológico de Alagoas (IOFAL) e com a Secretaria Municipal de Saúde de União dos Palmares.

O governador Teotonio Vilela Filho destacou que a iniciativa traz para os habitantes da região a possibilidade de realização de exames de média e alta complexidade, evitando o excesso de demanda em grandes centros de referência, a exemplo do Hospital Geral do Estado (HGE). “O governo estadual assumiu o compromisso de estruturar a assistência à saúde no interior do Estado, trazendo para todos os alagoanos a garantia do acesso à saúde, sem necessitar se deslocar para outras regiões”, destacou.

Já as três UBSs, construídas com recursos do Programa Alagoas Tem Pressa, foram inauguradas nos Conjuntos Newton Pereira e Nova Esperança e contam com serviços de farmácia, consultórios, escovódromo, além de salas de nebulização, vacina e curativo para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). “Por meio das Unidades Básicas de Saúde, a população de União dos Palmares terá acesso a serviços da Atenção Básica qualificados”, ressaltou o secretário de Estado da Saúde, Jorge Villas Bôas.
O Jorge Villas Bôas ressaltou, ainda, que cerca de 80% de todos os problemas de saúde podem ser resolvidos na Atenção Básica, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). “Com assistência básica estruturada, os profissionais são capazes de diagnosticar problemas de saúde de forma precoce, evitando a evolução dos sintomas, internamentos hospitalares e óbitos”, explicou.

As UBS Tereza Romana e Maria da Conceição Cardoso, localizadas no Conjunto Newton Pereira, irão ofertar serviços a 2.200 famílias que residem no conjunto. Já a UBS Maria de Lourdes Borba Barros, situada no Conjunto Nova Esperança, vai atender a 1.780 famílias. Segundo a secretária municipal de Saúde, Carla Theresa, as novas unidades vão suprir os cuidados de saúde de mais de 16 mil pessoas.

O evento contou ainda com a presença do vice-governador, José Thomaz Nôno; do prefeito de União dos Palmares, Beto Baía; do deputado federal, Paulo Fernando dos Santos, e do presidente da Assembleia Legislativa do Estado (ALE), Fernando Toledo.

Lembrando que você leitor/amigo pode entrar em contato comigo através do Facebook, AQUI na comunidade do blog e AQUI, onde vocês encontram conteúdo exclusivo e, ainda, pode me seguir no Twitter no @jmarcelofotos

"Entrevistei o prefeito Beto Baía por duas vezes e notei que ele não tem perfil de líder e por não ter esse perfil, ele não lidera a cidade" Izael Nascimento




JMarcelo Fotos: Você é natural de Palmares?

Olá Marcelo, sim! Sou natural de União dos Palmares


JMarcelo Fotos: Onde você morava com sua família e quais as suas lembranças da sua infância e adolescência?

Eu morei até os 8 anos de idade no bairro Nossa Senhora das Dores (Vaquejada), até que meu pai faleceu e eu e minha família fomos morar no bairro Roberto Correia de Araújo, onde vivi até me casar. Minhas lembranças são muito boas, sempre gostei de trabalhar. Lembro-me que vendia picolé da sorveteria MIRIM, também pegava carrego na feira-livre. Sempre gostei de ter meu "dinheirinho". 

Com meu pai falecido e minha mãe sozinha pra cuidar da casa, eu sabia que precisava ajudar de alguma forma. Mas ainda assim, sobrava tempo para brincar com os amigos. 

JMarcelo Fotos: Onde estudou e qual sua formação hoje?

Minha primeira escola foi a Laura Pereira, fiquei lá até a Quarta serie. Depois eu estudei no Salomé, onde tive ótimos professores. Lembro da professora Meury, ela foi uma das pessoas que mais me ajudaram em meu desenvolvimento pessoal. Conclui o ensino médio e estou tentando fazer uma faculdade de jornalismo.

JMarcelo Fotos: Qual a sua denominação religiosa e a quanto tempo você estar nela?

Já nasci em uma família protestante e isso já foi um grande pilar em minha formação religiosa. Hoje sou membro da Igreja Missão pentecostal, liderada pelo Pastor Kleber Leite. Nesta igreja eu estou a quase 3 anos.

JMarcelo Fotos: Alguns falam que é muito fácil abrir uma igreja evangélica. Você concorda com essa fala?

Não tem como negar isso, principalmente em cidades do interior onde não existe fiscalização ou exigência de alvará. A pouco tempo em São Paulo, o prefeito fechou várias igrejas evangélicas, algumas até já tradicionais, pelo fato de não ter uma documentação necessária. Abrir uma igreja é muito fácil sim.

JMarcelo Foto: União é a cidade que o Quilombo dos Palmares se localizou. Mas, ainda hoje, o preconceito racial é bem presente. Você já passou por alguma situação em que foi vítima de racismo? E qual atitude tomou?

O preconceito racial em União dos Palmares  assim como em qualquer parte do país ainda é bem presente. Acredito que todos já passaram por alguma situação embaraçosa. Eu me lembro que na época da escola me chamavam de "Neguinho", isso era tão comum que acabava não incomodando. 

Acredito que por ser algo já infelizmente "Cultural" as pessoas até usam esse termo sem maldade.

JMarcelo Fotos: Como você analisa ainda essas notícias de preconceitos contra os negros e também outros grupos, como homossexuais, deficientes físicos?

Desde que o mundo é mundo, sempre houve uma tribo querendo ser melhor que outra, uma família mais poderosa que outra. A questão do preconceito racial é algo histórico. No século 21 ainda existe o preconceito, isso é inegável, mas a verdade é que existe mais pessoas mal-educadas que preconceituosas.

Observe; se uma pessoa está na fila de um banco, e um idoso chegar e ficar atrás dele, o correto seria ele pedir pra o idoso passar na frente. Isso raramente acontece. Ai não é preconceito, e sim uma falta de educação. A mesma coisa acontece com gestantes e deficientes fisicos.

Quanto a questão do homossexual, isso é um pouco mais complicado, porque ainda é uma questão cultural, a nossa mente não está adaptada com a aceitação de dois homens juntos. A propria religião também acaba influênciando esse tipo de negação.

JMarcelo Fotos: Onde você trabalhou antes de começar sua careira de repórter em uma rádio?

Eu trabalhei alguns anos em oficinas de pintura automotiva aqui da cidade. Trabalhei em oficinas mecânicas, como auxiliar. Meu ultimo trabalho antes da rádio, foi no escritorio Contabilize, do ex-secretário de esportes Luciano Peixoto, por quem tenho uma grande estima.

JMarcelo Fotos: Seu trabalho na rádio era sempre ao vivo, já passou por algum momento complicado ou engraçado?

Lembro que na gestão do prefeito Kil, ele decidiu fazer um trabalho de saneamento em algumas ruas do Robertão. Na época, o âncora do Show de notícias era o Hermes Marques. Em um dia de programa comum, estava chovendo bastante, e eu estava nas ruas procurando uma pauta interessante, quando derepente o então prefeito Kil passou por mim em seu carro preto. Imediatamente eu fui atrás, e quando ele parou eu pedi uma entrevista e ele negou.

Ai eu liguei para o Hermes e ele me instruiu a entrar ao vivo, e tentar entrevistar o prefeito mesmo ele tendo negado a entrevista. Foi o que eu fiz, eu entrei ao vivo e comecei a fazer perguntas ao KIl, ele só olhava pra mim, mas não respondia nada. Do studio, Hermes falava várias coisas, e me instigava a perguntar mais e mais, até que terminei a matéria com o silêncio do prefeito e acabei recebendo vários elogios por isso. 

Quando terminei a matéria, fui conversar com o Kil e explicar que era meu trabalho e etc... Ele conversou comigo por um bom tempo, respondeu todas as minhas perguntas além de ter sido super educado. Ossos do óficio.

JMarcelo Fotos Porque saiu da Rádio Farol Fm?

Na verdade eu não sai da Rádio Farol, tenho uma ligação forte com a emissora, fiz vários amigos lá. Além de cuidar da transmissão da rádio na internet. O problema é que, eu tenho vários outros projetos e não estava podendo me dedicar totalmente ao Show de Notícias.

Fazer reportagem é algo que amo, mas preciso me dedicar por completo a isso. São várias pautas diária, e elas são responsabilidades do reporter, isso exige dedicação e tempo. Para não faltar com o ouvinte e com a direção do programa, decidi então me ausentar.

JMarcelo Fotos: Existe três rádios (Zumbi, Farol e Ag) em União dos Palmares, qual é a diferença de trabalhos entre elas?

Durante muito tempo houve uma rivalidade entre os profissionais da AG e Farol, isso é inegável. Talvez isso seja fruto das posições políticas, que a direção de cada uma sempre tomou. 

Isso reflete principalmente nos programas jornalísticos, onde lamentavelmente essa rivalidade as vezes aflora. Apesar disso, são emissoras com profissionais competentes e de uma qualidade fora do comum. Vale uma observação importante! Enquanto a velha rivalidade da AG e Farol continuam tomando conta de suas programações, a Rádio Zumbi está disparando fortemente, se tornando  uma grande candidata a líder na briga pela audiência do povo palmarino 

JMarcelo Fotos: Daqui a dez anos como você imagina o seu trabalho na comunicação?

Marcelo, confesso que eu ainda não pensei nisso, pois faço comunicação por prazer mas ainda não consigo sustentar minha família com isso. Por isso ainda não tenho isso como primordial em minha vida. Pretendo fazer jornalismo, mas não tenho certeza se pretendo continuar no rádio como reporter.

Vejo a internet como uma nova e avassaladora ferramenta de trabalho, é dela que sobrevivo e por isso penso em algo voltado a web.

JMarcelo Fotos: Quais locutores palmarinos você admira e quais você mantém amizade?

Marcelo, eu conheço 95% dos locutores Palmarinos e a maioria deles são vencedores, são pessoas que lutaram para realizar o sonho de trabalhar com rádio, a exemplo do meu amigo pessoal Ozias de Melo, o cara veio de Ibateguara e quando eu o conheci, ele era extremamente apaixonado por rádio, ele não gosta de rádio apenas, ele tem uma historia de amor com o rádio e isso me motiva.

Alguns eu tenho uma verdadeira divida de gratidão, a exemplo do Hermes Marques, que foi o cara que abriu as portas pra mim e me ensinou o que eu sei como repórter. Adelson Andrade é um dos melhores e que sá, o melhor entrevistador que existe na cidade. 

Tenho uma boa relação com Alexander Campos, Clezivaldo Mizael, Jackson Walery, Ricardo Valério, Mario Sérgio, Melqui Marques, Tiago Silva, Roberto Ventura, Célio Martins, Lenice Silva, Nivaldo Marinho, Luiza Oliveira, Félix Oliveira, Jarbson feliz, Ufa! Até Ivan Nunes.

Graças a Deus eu não tenho nenhum problema com nenhum deles, são pessoas ótimas.

JMarcelo Fotos: Qual sua opinião sobre a política em União dos Palmares?

Falar de política é algo que envolve muito a ideologia de cada um, mas infelizmente não da pra negar o caos em que a cidade está metida. Entrevistei o prefeito Beto Baía por duas vezes e notei que ele não tem perfil de líder e por não ter esse perfil, ele não lidera a cidade.

Não tem muito o que falar, quando elegem zé e Maria é quem manda, a cidade acaba sem uma referência política.

JMarcelo Fotos: Você também trabalha com internet. Quais são seus sites e para qual público eles são feitos? 

Sim! Trabalho com internet a alguns anos, eu tenho alguns sites, um deles é o O Fuxico Gospel, um site notícias gospel que pelo nome da pra ter ideia do quanto ele é polêmico. Ele é voltado a notícias do meio cristão, mas com enfase em alguns escândalos que infelizmente acontecem.
Em um ano e meio que está no ar, o site já recebeu mais de 12 milhões de visitas, chegando a marca de 80 mil visitas diárias. Além desse, tenho um site de download para músicos baixarem material para estudo, outro voltado para concurseiros, além de algumas fan pages no Facebook.

Lancei recentemente um curso chamado; O Código secreto do marketing Digital, abri uma turma com 50 alunos e todas as vagas foram preenchidas.

Nele eu ensino como trabalhar e gerar renda através da internet. Como disse anteriormente, é algo que gosto muito de fazer e quero mergulhar ainda mais nisso.

JMarcelo Fotos: Quais outros site e blogs que você costuma acessar?

Aqui em união eu acesso sempre o Jmarcelo Fotos e o do Professor Nivaldo Marinho, mas todos os dias o primeiro site que abro é o Folha de São Paulo, seguido do Estadão e G1. Preciso me atualizar diariamente de tudo antes postar as notícias no meu site.
JMarcelo Fotos: Como é sua rotina aqui em União dos Palmares?

Bem, no último ano eu tenho saído muito pouco de casa, enquanto estava no programa Show de Notícias, fazia o programa e assim que terminava, voltava pra casa. Preciso passar muitas horas na frente do computador, e por isso tenho saído pouco.

JMarcelo Fotos: Você é casado e tem uma filhinha. Como lida com a vida em família?

Olha, o fato de trabalhar em casa me proporciona algo que poucos amigos conseguem, que é, acompanhar o crescimento da minha filha Maria Clara. Acompanho cada fase, cada momento e cada etapa da vida dela. Minha filha é sem duvida o meu bem mais precioso.

JMarcelo Fotos: Você esteve recentemente na Bahia, como foram suas férias?

A Bahia é linda, Salvador é fora do comum, conheci cada ponto turístico que era possível visitar, até a prefeitura de Salvador eu conheci. É incrível como as pessoas de lá ganham dinheiro com a cultura que eles tem. Quando estive no Pelourinho, fiquei maravilhado com as coisas que eles conseguem vender, e vendem caro.

Chamou a atenção algumas baianas que estavam com aquelas roupas tradicionais, e cobravam pra tirar foto. Lembrei imediatamente da Serra da Barriga quando cheguei no Pelourinho, infelizmente nós não lucramos com nossa cultura.

JMarcelo Fotos: Marcelo: Como você ver a cultura aqui em União?

Como falei acima, Salvador é um exemplo de que é possível ganhar dinheiro com a historia e cultura de um povo, União ainda está engatinhando nesse processo, a riqueza histórica do nosso município é muito forte pra ficar guardada apenas para nois.

JMarcelo Fotos: O que significa Serra da Barriga para você?

Talvez eu até choque alguém com a minha definição da Serra da Barriga, mas pra mim, ela é uma velha senhora que foi abandonada pelos seus parentes mais próximos. Alguém precisa tirar a Serra da Barriga do asilo e dar a ela a devida atenção que ela merece.

JMarcelo Fotos: Izael, muito obrigado pela entrevista e qual mensagem você deixa para nossos leitores?

Cara, eu só tenho a agradecer a você a oportunidade de contar um pouco da minha historia, parabéns ao povo de União dos Palmares por ter um blogueiro como você, que tem uma longa caminhada nessa estrada, alguns blogs vem e vão, mas você continua firme com seu projeto.
Sucesso pra você e um grande abraço a todos

Acesse O Fuxico Gospel AQUI 

Leia também
Conheça o comunicador Alisson Francisco AQUI
Comunicadores Palmarinos se Confraternizam no Dia do Radialista AQUI

Lembrando que você, leitor/amigo, pode entrar em contato comigo através do Facebook, AQUI na comunidade do blog e AQUI, onde vocês encontram conteúdo exclusivo e, ainda, pode me seguir no Twitter no @jmarcelofotos