Pages

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Semarh dá início a audiência pública sobre resíduos sólidos com representantes de União dos Palmares

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e a empresa Floram iniciam nesta terça-feira (3) a série de audiências públicas pelo interior do estado, encerrando na próxima sexta-feira (6). As reuniões com a população fazem parte do calendário de discussões com o objetivo de apoiar a elaboração do Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PIGIRS). Os encontros acontecem nas regiões do Sertão, Bacia leiteira, Agreste, Sul, Zona Mata, Metropolitana e Norte.

De acordo com Elaine Melo, diretora de Planejamento da Secretaria de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, esta é a segunda etapa do processo que trata da atuação dos consórcios públicos para gestão e o gerenciamento dos resíduos. Na semana passada, aconteceu a reunião do comitê diretor na Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) com representantes de diversas prefeituras alagoanas.

“Nestas reuniões contamos com os representantes das sete reuniões do estado e recebemos contribuições para melhorar em alguns aspectos durante a reunião pública”. Recebemos solicitações para informar com mais detalhes sobre os consórcios públicos, que é uma gestão compartilhada entre os municípios. Também nos foi pedido mais informações sobre os sistemas de tratamento de resíduos que poderão ser feitos por mais de um município, o que contribui efetivamente na questão econômica e impacto ambiental”, salientou Elaine Melo.

Segundo Elaine Melo, a partir de terça-feira, Semarh e a empresa Floram estarão em contato permanente com os municípios para demonstrar a importância do Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, assim como irá receber a contribuição fundamental da sociedade com sugestões para a formatação do PIGIRS.

“A contribuição da sociedade é fundamental porque irá nortear quais as necessidades de cada região. Passado este processo de discussões nas cidades, a empresa Floram e os representantes municipais estarão realizando com a sua equipe um diagnóstico com o intuito de realizar um levantamento dos resíduos sólidos nas cidades”, explicou a diretora de Planejamento da Secretaria de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos.

Programação:

Nesta terça-feira, no período da manhã, a audiência pública acontece no auditório da Secretaria de Educação em Água Branca, das 8h às 12h. Participam da reunião os representantes de Delmiro Gouveia, Pariconha, Água Branca, Mata Grande, Canapi, Inhapi, Olho d´Água do Casado e Piranha. Durante a tarde, das 14h às 18h, a audiência será no auditório da Uneal em Santana do Ipanema. Participam os representantes de Olho d´Água das Flores, Santana do Ipanema, Ouro Branco, Maravilha, Poço das Trincheiras, Senador Rui Palmeira, Carneiros, São José da Tapera, Pão de Açúcar, Belo Monte, Palestina, Jacaré dos Homens, Monteirópolis, Olivença, Major Isidoro, Dois Riachos, Cacimbinhas, Jaramataia e Batalha.

Na quarta-feira (4), o encontro acontece no auditório da Casa de Cultura em Arapiraca, das 8h às 12h. Participam os representantes de Arapiraca, Traipu, Girau do Ponciano, Lagoa da Canoa, Feira Grande, Campo Grande, São Sebastião, Limoeiro de Anadia, Craíbas, Igaci, Coité do Nóia, Taquarana, Maribondo, Belém, Tanque D´Arca, Palmeira dos Índios, Olho d´Água Grande, Minador do Negrão, Quebrangulo e Estrela de Alagoas. Durante a tarde, das 14h às 18h, a reunião será Centro Social de Campo Alegre. Participam os representantes de Coruripe, Jequiá da Praia, Anadia, Boca da Mata, Campo Alegre, São Brás, Junqueiro, São Miguel dos Campos, Roteiro, Piaçabuçu, Igreja Nova, Porto Real do Colégio, Teotonio Vilela, Barra de São Miguel, Feliz Deserto e Penedo.

Na quinta-feira (5), a reunião será no auditório da Secretaria de Educação em Murici, das 8h às 12h, com participação dos representantes de União dos Palmares, Ibateguara, São José da Laje, Santana do Mundaú, Branquinha, Murici, Capela, Cajueiro, Atalaia, Pindoba, Mar Vermelho, Paulo Jacinto, Viçosa e Chã Preta. À tarde, das 14h às 18h, a audiência pública acontece em Maceió, na travessa João Davino, 330, em Mangabeiras. Participam os representantes de Maceió, Rio Largo, Messias, Barra de Santo Antônio, Coqueiro Seco, Satuba, Santa Luzia do Norte, Pilar, Paripueira e Marechal Deodoro.

O encerramento das audiências acontece na sexta-feira, das 8h às 12h, no Clube Municipal de porto de Pedras. Participam os representantes de Maragogi, Japaratinga, Porto de Pedra, São Miguel dos Milagres, Passo de Camaragibe, São Luiz do Quitunde, Flexeiras, Joaquim Gomes, Matriz do Camaragibe, Porto Calvo, Jundiá, Novo Lino, Colonia Leopoldina, Campestre e Jacuípe.
por Ascom - AMA

Empresa abre inscrições para estágio na Caixa com vagas para União dos Palmares

O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) de Alagoas, iniciou o processo de recrutamento de candidatos para formação de cadastro de reserva para o programa de estágio da Caixa Econômica no Estado. 

Para participar, os candidatos precisam estar cursando do 1º e 2º anos do nível médio e técnico. As oportunidades são para jornada de 5 horas diárias.

As cidades dentro da abrangência são: Maceió, Arapiraca, Atalaia, Campo Alegre, Capela, Coruripe, Delmiro Gouveia, Girau do Ponciano, Ibateguara, Joaquim Gomes, Maragogi, Marechal Deodoro, Marimbondo, Murici, Olho d’Água das Flores, Palmeira dos Índios, Pão de Açúcar, Penedo, Pilar, Piranhas, Porto Calvo, Rio Largo, Santana do Ipanema, São Miguel dos Campos, São Sebastião, Teotônio Vilela, União dos Palmares e Viçosa.

Pré-inscrição

Os interessados devem se inscrever pelo portal da instituição - www.ciee.org.br -, até às 17hrs do dia de 06 de fevereiro. Com a efetivação dentro do prazo estabelecido, um documento será gerado, sendo esse necessário sua apresentação anexada aos documentos que deverão ser entregues em uma unidade mais próxima do CIEE, até o dia 13 deste mês.

Para inscrição e outras informações acessar o endereço eletrônico: www.ciee.org.br.

Fonte: Aqui Acontece