Pages

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

União dos Palmares 180 Anos!





Hoje é um dia especial para todos os palmarinos. Para os que que residem aqui, também para os que estão longe, mas morrem de saudades desta terra querida. União dos Palmares completa 180 anos de liberdade, luta e conquistas.

A cidade-polo da região da mata é uma das mais antigas do Estado de Alagoas. Importante centro cultural e comercial para as cidades vizinhas. Que aqui encontram apoio na hora de escoar suas produções, fazer transações bancárias e procurar produtos e serviços no comércio local.

O povo palmarino sabe receber esses visitantes. Sabe também da importância dos negócios que são gerados aqui na cidade e que isso contribui para o seu crescimento. E aos 180 anos de emancipação a cidade passa por mudanças no seu espaço, seja na construção de novos bairros, ou a chegada de novos estabelecimentos comerciais.

Mas ainda falhamos na hora de receber o turista cultural. Não aprendemos a usufruir de todo o potencial histórico, que herdamos dos escravos que viviam na Serra da Barriga. Infelizmente o turista que chega não recebe informações suficientes, ou a informação desejada. Sem falar no péssimo acesso ao platô da serra. Serra da Barriga, tão festejada por poetas, músicos, intelectuais, professores e jovens por toda a sua relevância para a história de tantos países, de tanta gente.

Nomes como, Jorge de Lima e Maria Mariá serão sempre lembrados por toda contribuição que deram a cultura e preservação da memória palmarina. Trazendo para nossa época, não podemos esquecer dos artesões, músicos, artistas, escritores e blogueiros e cada cidadão que transformam e levam o nome de União dos Palmares para o mundo.

Parabenizo a todos que tanto contribuem para que a terra de Zumbi dos Palmares seja respeitada e para que as próximas gerações possam ter orgulho desse povo bom e lutador.

PARABÉNS, UNIÃO DOS PALMARES. PARABÉNS, PALMARINOS

Parabéns, União dos Palmares! Por Carlos Sena


É com muito regozijo que venho através destes versos expressar a emoção e o mais puro sentimento dedicado a minha querida terra natal, União dos Palmares. Cidade histórica, riquíssima em cultura e nas manifestações expressadas em cada gesto que há em seu povo. Uma cidade que sabe acolher seus habitantes, assim como uma mãe protege e defende seus filhos em qualquer circunstancia da vida.

É terra de um povo humilde, honesto e acima de tudo trabalhador, que não se cansa do seu trabalho e nem foge da luta que os esperam rotineiramente a cada amanhecer; Orgulho-me em ser palmarino e de pertencer a esse grupo de descendentes de quilombolas e afro-brasileiros, que tem Zumbi como seu herói e fonte inspiradora de luta e conquista, que sente correr nas suas veias o mesmo sangue que testificou através de Zumbi, que a liberdade não herdamos de ninguém, e sim, a conquistamos pela luta e sem temer as adversidades que se contrapõem aos nossos ideais de vida e nossos objetivos.

Aqui está localizada a Serra da Barriga, patrimônio histórico da humanidade e palco da maior luta já enfrentada em prol da liberdade de pessoas castigadas e forçadas ao cruel trabalho escravo, que na época era tão natural aos olhos de pessoas desumanas e moldadas pelo orgulho e a avareza.

Cidade muito bem representada também nas pessoas ilustres como: Jorge de Lima, Maria Mariá, Povina Cavalcanti, Mosenhor Clóvis, Basiliano Sarmento, Correia de Oliveira, Dona Irineia. E tantos outros que brilhantemente deram e continuam dando suas importantes contribuições para a construção do legado cultural e historico que adquirimos ao longo desses 180 anos, e que por isso serão sempre lembrados e homenageados por cada cidadão deste município.

Sinto-me honrado com cada verso que escrevo, em poder de certa forma está contribuindo positivamente para o crescimento e o desenvolvimento desta importante cidade brasileira, que apesar dos problemas que enfrenta, em ocasião do descompromisso político e social, que ainda é forte e alarmante nesta cidade. Porem, tais problemas não conseguiram e nem conseguirão calar a voz desse povo que sacia a sua sede da água que bebe, jorradas do histórico Rio Mundaú, e do solo sagrado no qual como prova de viver em liberdade, caminham incansavelmente com destino ao progresso, carregando no peito o sonho de dias melhores para todos.

Chegamos aos 180 anos de Emancipação Política, em 13 de outubro de 1831, União dos Palmares alcançava mais uma vitória, tornando-se cidade livre e independente politicamente falando. Mas a minha consciência ainda assim, me faz ir mais longe e refletir melhor, daí surge uma indagação, ou melhor, uma pergunta que ecoa desesperadamente por justiça. Emancipados? Livres? Em que sentido?. Existem de fato razões para tantos festejos e comemorações, quando na mesa de nossos palmarinos falta o pão? Nos nossos hospitais outros morrem por falta de atendimento? Nas nossas ruas diariamente nossas crianças e adolescentes aprendem cedo a provar do gosto amargo das drogas?

É revoltante a dramática realidade social em nossa cidade, e porque não dizer em nosso Brasil e no mundo. Não dar pra aceitar de braços cruzados a situação em que coloca ricos e pobres a se enfrentarem como se fossem lutadores de boxes, de maneira que sempre os ricos saem rindo e com olhares altivos motivados por ganharem mais uma vez a luta e disputa, e com a certeza de que ganharão sempre.

Mas apesar de tudo isso, a esperança tem que ser mais viva, e a força de hoje, a única motivação para continuar amanhã e sempre,na busca de um mundo melhor e com mais justiça para todos.

Parabéns, União dos Palmares “A terra da liberdade”

Professor Carlos Senna

Feliz Aniversário União Dos Palmares!



Quem São??