Pages

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Abdias Nascimento é Homenageado na Serra da Barriga Por Valdice Gomes/COJIRA


Uma solenidade marcada por discursos emocionantes homenageou a memória e luta do jornalista, dramaturgo, poeta, artista plástico e ex-senador Abdias Nascimento, um dos maiores expoentes da cultura negra no Brasil, falecido no dia 27 de maio deste ano, aos 97 anos, no Rio de Janeiro, na manhã da quinta-feira, 07 de junho, Dia Nacional da Luta contra o Racismo, durante a abertura do Igbá IV Seminário Afro-Alagoano – Igualdade Racial é pra valer?, no alto da Serra da Barriga, em União dos Palmares.

O ato promovido pelo projeto Raízes de África, em parceria com gestores das três esferas de governo, teve início com um minuto de silêncio a Abdias, seguido da execução do Hino Nacional brasileiro pela Banda da Polícia Militar. A solenidade foi marcada por falas emocionadas reverenciando o homenageado. Arísia Barros, organizadora do Seminário, destacou a importância de Abdias Nascimento na luta contra o racismo, por liberdade, democracia, igualdade racial e justiça social no Brasil e no mundo.

Presente ao ato, o presidente da Fundação Cultural Palmares, Eloi Ferreira, ressaltou que Abdias deu uma contribuição extraordinária, como militante, agente público, político e cidadão por um mundo mais justo e mais igualitário. “O sonho que Abdias acalentou é o legado que ele nos deixou para dar continuidade”, enfatizou. Eloi Ferreira disse ainda, que em sua gestão à frente da Fundação Cultural Palmares, vai dar uma atenção especial à Serra da Barriga, e firmou o compromisso de no início de agosto voltar a Alagoas com tempo para se reunir com representantes do Movimento Negro Alagoano.

Também estavam presentes na solenidade, o prefeito de União dos Palmares, Areski Freitas; a gerente de programas da Secretaria de Políticas para as Comunidades Tradicionais/SEPPIR, Leonor Franco de Araújo; a secretária adjunta da Mulher, dos Direitos Humanos e da Cidadania, Nádja Lessa; além de gestores estaduais e municipais; convidados como o secretário da Reparação de Salvador, Ailton Ferreira e Gilberto Leal, da CONEN/Bahia; religiosos, ONGs e do movimento social negro. Arísia Barros enfatizou as dificuldades de acesso à Serra da Barriga devido às péssimas condições das estradas.

Ela cobrou providencias das autoridades competentes, lembrando que a estrada da Serra da Barriga não é só uma questão de Alagoas, mas também, do governo federal, que precisa dar as respostas necessárias para a solução do problema. A situação da estrada foi motivo de reclamação e indignação de todos os participantes da solenidade. Os convidados só tinham como opção para chegar ao pé da serra pela Usina Laginha, pois o caminho normalmente utilizado, passando terras do ex-governador Manoel Gomes de Barros se encontra totalmente intransitável, segundo informações da Prefeitura de União dos Palmares. No entanto, mesmo pelo acesso da Usina Laginha, em alguns trechos é impossível a passagem de carros de pequeno porte, apenas veículos com tração nas quatro rodas.

Quem tentou chegar de carro até o pé da serra, teve que desistir. Vários veículos ficaram pelo caminho e os ocupantes só conseguiram chegar à solenidade em um ônibus da Prefeitura adaptado para enfrentar as condições adversas da estrada. A presidenta do Instituto Magna Mater, Patrícia Mourão, foi portadora de uma carta enviada pela viúva de Abdias Nascimento, Elisa Nascimento, justificando a ausência na solenidade devido a uma enfermidade e saudando os presentes ao ato. Patrícia Mourão disse, ainda, que Elisa Nascimento está muito empenhada em concretizar o desejo de Abdias, expresso em vida, de que suas cinzas sejam depositadas na Serra da Barriga, ato que acontecerá no dia 13 de novembro.

Gente Olha Esse E-mail Que ta Circulando na Net

O outdoor colocado na Rua Olívio Domingos Brugnago, no bairro Vila Nova, em Jaraguá do Sul (SC), demonstra a indignação sobre a proposta de aumento do número de vereadores na Câmara.
Na Ilha da Figueira, no bairro de Jaraguá do Sul foi colocado o autidoor abaixo

E finalmente...
E-mail Recebido

Pura verdade essas reivindicações, precisamos de mais saúde, mais condições trabalhistas, mais segurança, mais educação, mais investimento em cultura e lazer, mais cumprimento de leis, enfim, são tantos "mais" que eu passaria o dia aqui falando do que estamos precisando, só tenho uma certeza não é de mais políticos, principalmente desse tipo que se tem por aqui, é muito fácil dar um remédio aqui, e pagar uma conta ali ou patrocinar tal evento, difícil é discutir questões de grande porte, que podem propiciar desenvolvimento pra cidade, ultimamente nas sessões pouca coisa produtiva é discutida, mas a culpa nada mais é do que nossa, que continuamos reelegendo esses cidadãos que nutrem-se intrinsecamente do dinheiro público, que fizeram suas vidas a base do dinheiro político e não se preocuparam em serem dignos o suficiente pra estarem la para lutar pelo povo e não para fazer do mandato uma profissão.

Enfim deixo aqui minha indignação e é só isso que nos resta, falar, reclamar, criticar... Porque para fazer uma revolução maior todo extrato da população tinha que entender o papel do político, nada que eles façam vai passar de mera obrigação, afinal eles são pagos (e muito bem) por nós, pelas contas públicas para atuarem em favor do povo, e alguns aqui em União se aposentaram como vereador, já que mesmo indigno, este cargo tornou-se profissão...

João Igor Macena

"Quem Me Conhece Sabe Que Eu Sempre Coloco Meu Nome na Mídia" Marcos Lobo

Marcos Lobo, o convidado do programa Mesa Z de sábado, é paulistano, mas já mora em União dos Palmares a 19 anos. Filiado ao partido PRB, o mesmo já se candidatou três vezes ao cargo de vereador na cidade e não descartou uma próxima candidatura.

Formado em Administração, hoje ocupa os cargos de Diretor Administrativo, da Prefeitura do município, e de Gestor Administrativo da CIGIP, órgão responsável pela iluminação em todo território de União.

A CIGIP é uma autarquia que está em 52 municípios de Alagoas. Em nossa cidade tem uma arrecadação média de R$ 80 a R$ 90 mil. Dinheiro utilizado para pagamento da conta de luz da Prefeitura e para fazer a manutenção e compras de materiais elétricos, como lâmpadas.

Marcos Lobo disse que "poste sem lâmpada é prejuízo para a população", já que são cobrados pela Eletrobrás/AL, as tarifas de todos os postes, com ou sem sem lâmpadas. Em suas declarações ele nos disse que, no final do ano as antigas ruas Jatobá, Juazeiro e Ponte terão iluminação geral. Já a Avenida Monsenhor Clóvis Duarte terá os fios em galerias sub-terrâneas.

O rotaryano falou de outros assuntos, do qual ele tem ligação, como o SindLojas, reciclagem de lixo e seu trabalho na prefeitura. Além de comentar sobre o "ciúmes" de alguns vereadores.

No próximo programa receberemos o Superintendente da SMTT, Célio Duarte.




Caso precise falar sobre algum assunto ligado à iluminação pública de União dos Palmares, entre em contato com o número (82) 3281-2749

Fotoclube Zumbi Dos Palmares



Aconteceu na semana passada mais uma reunião do fotoclube da cidade de União dos Palmares. Na pauta principal os acertos para a primeira saída fotografica, já que no dia 26 de junho não pudemos sair por causa das chuvas que vem caindo na cidade. Por isso, a equipe de fotógrafos resolveu remarcar a saída.

Ficou definido que a nova data será dia 24 de julho. A partir daí, o material produzido será divulgado nas redes sociais criadas para o fotoclube.

Fotos essas que serão analizadas pelos membros do clube em reuniões futuras, onde o grupo estudará as fotos para que possamos ter um críterio do que é fotografia. Tentaremos na medida do possível fazer um acervo fotográfico da cidade.