Pages

sábado, 5 de outubro de 2013

Aulão do Enem reúne quase 900 alunos em União dos Palmares

O pátio coberto da Escola Monsenhor Clóvis Duarte de Barros, na cidade de União dos Palmares, é bastante espaçoso, mas ficou pequeno, nesta sexta-feira (4/10), ao comportar quase 900 alunos que participaram do “aulão” preparatório para o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).

Promovido pelo governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação e do Esporte (SEE) e sob a supervisão da 7ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), o “aulão” foi ministrado por professores da Universidade Federal de Alagoas, das disciplinas de Português/Redação e Matemática.

De acordo com a coordenadora da 7ª CRE, Rosário Sarmento, praticamente todos os alunos do terceiro ano do ensino médio, que estudam nas escolas públicas da região, estão inscritos no Enem de 2013. “Por isso, a nossa expectativa é de um número recorde de aprovados no exame este ano”, afirmou.

Além de incentivar os estudantes a se inscreverem no Enem, os professores ministram aulas especiais de preparação do exame, promovendo simulados e revisões. Segundo Rosário, as sete escolas vinculadas à 7ª CRE tem trabalhando na preparação dos alunos desde o início do ano.

“Nossos professores estão realizando aulas de reforço aos sábados, promovendo simulados e outras atividades de preparação dos alunos para o Enem”, destacou a coordenadora. Segundo ela, a preparação é fundamental para dar segurança ao aluno e deixá-lo mais confiante na aprovação.

Madrugadão do Enem - Dentro dessa preparação, a Escola Estadual Carlos Gomes de Barros, em União dos Palmares, realiza no final de semana que antecede ao Exame Nacional do Ensino Médio o “Primeiro Madrugadão do Enem”. São aulas de preparação especial que começam na sexta-feira (18) e vão até o domingo (20).

“Os alunos que moram distante da cidade vão acampar na escola, onde vão dormir de sexta para sábado e de sábado para domingo, para não perderem nenhum momento dessa preparação especial, com aulas de todas as disciplinas”, explicou a professora Edneide Anselmo Farias, diretora da escola Estadual Carlos Gomes de Barros.

Além das aulas, que serão ministradas das 8h às 20h, parando apenas para as refeições, os alunos terão atividades lúdicas. “À noite, para relaxar e descontrair os alunos, estão programadas atividades sociais, culturais e recreativas”, afirmou a diretora, acrescentando que já tem mais de 100 alunos inscritos para o “Madrugadão”.

A diretora Edivalda Santos Diniz, da Escola Estadual Padre Teófanes, da cidade de São José da Laje, fez questão de destacar o incentivo que o governo do Estado, por meio da Secretaria e a 7ª CRE, tem dado este ano na preparação do alunos do ensino público para o Enem.

“Realizamos aulas de reforço aos sábados, foram feitos vários simulados e incentivamos nossos alunos a participarem do aulão. Estamos fazendo a nossa parte. Esperamos que eles estudem também em casa para que façam a diferença na hora do exame”, enfatizou a professora.

Para Jamerson Gonçalves da Silva, de 17 anos, aluno da Escola Estadual Padre Teófanes, de São José da Laje, essa preparação tem sido fundamental para seus estudos. “Vou disputar uma vaga de Educação Física da Ufal, que é um curso muito disputado, por isso para mim essa preparação é fundamental”, afirmou

A aluna Monalisa Bezerra Braz, de 18 anos, também elogiou a estratégia usada pela 7ª CRE na preparação dos alunos de suas escolas. “Essas atividades servem de base para os estudos que tenho feito em casa. Por isso, acho importante participar das aulas de reforço e dos simulados”, afirmou Monalisa, que disputa uma vaga em Ciências Contábeis ou Matemática na Ufal.
por Agência Alagoas

Grupos culturais se apresentarão no Mês da Consciência Negra

A Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) convida todos os grupos representativos da cultura afrobrasileira, bem como os representantes das comunidades tradicionais de matriz africana, para apresentarem suas propostas de participação no Saurê Palmares, evento que celebrará o Mês da Consciência Negra em Maceió. As atividades acontecerão durante os dias 08 e 09 de novembro, na Praça dos Palmares, no Centro.

Os interessados deverão apresentar suas sugestões na próxima quarta-feira (09), às 9h, durante reunião no auditório da FMAC, na Avenida da Paz, número 900, em Jaraguá.

A ideia é que o evento seja composto por uma programação diversificada contemplando o comércio de produtos artesanais e comidas típicas, exposições, desfiles, rodas de capoeira e apresentações culturais diversas contemplando dança, cortejos e atrações musicais.

Novembro é considerado o Mês da Consciência Negra por ser o mês que guarda o Dia Nacional da Consciência Negra, o 20 de novembro. É quando o Brasil é uníssono na exaltação da sua origem africana e na luta pela liberdade religiosa e cultural dos afrobrasileiros.

Durante esse período, o Parque Memorial Quilombo dos Palmares, localizado na Serra da Barriga, em União dos Palmares, na zona da mata alagoana, recebe milhares de pessoas para celebrar a memória e as lutas permanentes do povo afrobrasileiro, no local onde escravos negros rebelados fundaram a República Livre de Palmares – o maior, mais duradouro e mais organizado quilombo das Américas, onde viveram mais de 20 mil pessoas, entre 1597 a 1695.

Fonte: Clarissa Veiga – Ascom FMAC

Outro canal


PROFESSOR, UMA PROFISSÃO!!!

Quando estava me inscrevendo para fazer o vestibular, fiz para Licenciatura Plena em Geografia, ouvi de vários amigos que não deveria fazer o vestibular para professor e sim para alguma profissão mais importante! Me falavam que esses cursos eram feitos por pessoas que não tinham capacidade para passar no vestibular em uma área concorrida. Então, percebi que a grande maioria das pessoas que faziam o vestibular, para professor, tinham menos preparo que em outros cursos e em termos, de importância, os cursos de licenciatura eram considerados de segunda categoria. 

Fui aprovado para o primeiro período e chegando a universidade mais uma surpresa, grande parte das pessoas, que estavam fazendo o curso, eram pessoas com mais ou menos trinta anos de idade. Eram professores da Rede Pública Estadual e Municipal de Ensino que não possuíam o Nível Universitário. Com a posse do Diploma Universitário esses professores mudaram de nível e aumentarem seus salários. Eram pessoas que não se preocupavam com os estudos e inclusive faltavam muito as aulas, a preocupação era única e exclusivamente adquirir o Diploma!

Depois de terminado o curso fiz um concurso público para ocupar uma vaga para professor na Rede Estadual de Ensino. Foi quando descobrir um outro fato interessante, muitas pessoas fazem Curso Universitário para profissões ditas mais importantes (na realidade mais bem remunerada), tais como: Direito, Administração, Engenharia, Economista, etc. E se, por qualquer motivo, não conseguem exercer algumas dessas profissões passavam a exercer o magistério e se dizem professores.

Eles alegavam que apostavam em uma profissão considerada mais importante, e se não desse certo, passavam a exercer a profissão de professor! O mais interessante é que, nesta época, essas pessoas nem precisavam prestar Concurso Público para ocupar uma vaga no Serviço Público! Atualmente só é permitido ocupar vagas no Serviço Público  na Educação por intermédio de Concurso Público. 

Acredito que é por isso que as autoridades não valorizam a profissão de professor. Esta profissão sempre foi tratada como uma profissão de segunda categoria. Grande parte desses profissionais se pronunciavam assim: “eu faço o curso para economista, advogado, engenheiro, etc, e se não der certo eu vou ser professor!”.

Blog Carlos - Professor de Geografia. AQUI