Pages

terça-feira, 9 de julho de 2013

Sepaz desenvolve projeto de hortas socioeducativas em União dos Palmares

Horta na escola Edvar de Souza 

A Secretária de Estado da Promoção da Paz (Sepaz) em parceria com a Prefeitura Municipal de União dos Palmares receberam duas hortas que estão sendo implantadas sob a orientação da Secretaria Estadual de Agricultura (Seagri). As hortas já estão sendo montadas em duas escolas da cidade de União dos Palmares, objetivando trabalhar a prevenção ao uso de drogas e a vulnerabilidade social naquela região, bem como, com os adolescentes em conflito com a lei.

Após acordo firmado entre a Diretoria de Meio Aberto da Sepaz, Secretaria Municipal de Educação e a Vara da Infância e Juventude de União dos Palmares serão implantadas duas hortas nas unidades de ensino Edvar de Souza e Pedro Pereira da Silva respectivamente, para onde o juiz Ygor Vieira, titular daquela vara, irá encaminhar os adolescentes que cumprirão medidas socioeducativas de meio aberto (LA) e (PSC).

“A medida socioeducativa em meio aberto é um programa específico de suporte social, nas modalidades Liberdade Assistida (LA) e Prestação de Serviços à Comunidade (PSC). Seu cumprimento é uma sentença própria ou o resultado da progressão de medida dos jovens em conflito com a lei, determinada pelo Juizado da Infância e da Juventude, a ser cumprida fora das unidades de internação do NEAS, nas cidades de origem dos jovens.” Conforme ressalta Karina Albuquerque, diretora de medidas socioeducativas em meio aberto.

A iniciativa objetiva trabalhar a prevenção ao uso de drogas e a vulnerabilidade social dos alunos, seus familiares e comunidade em geral daquela região, bem como, com os adolescentes em conflito com a lei. Além disso, seus familiares serão beneficiados com os produtos cultivados, como também as respectivas escolas e suas comunidades do entorno.

A primeira horta já esta sendo implantada na Escola Municipal Edvar de Souza no bairro Padre Donald e a segunda será implantada na Escola Pedro Pereira da Silva após a conclusão da primeira. “Este trabalho ajudara na qualidade da alimentação dos alunos e na interação família escola” destaca Ricardo Praxedes, Secretário Municipal de Educação.

A Sepaz também firmou parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, que dará todo o suporte na manutenção das hortas no Município.

Secom Jackson Santos

Histórias e Pesquisas Palmarinas em Foco

 



A memória será matéria-prima de agradáveis bate-papos, uma vez que, historicamente é usada por povos na construção e fortalecimento de suas próprias identidades. Ela é ao mesmo tempo, concreta e intangível,  atravessando séculos e se alimentando do patrimônio material e imaterial.


 O Secretário Municipal de Educação Ricardo Leão Praxedes comprometido com a preservação e valorização das memórias que revelam a história e identidade palmarina, incentiva ações de pesquisa e registro da história local por intermédio do Núcleo de Identidade Etnicorracial que realizará o evento CHÁ COM MEMÓRIA privilegiando relatos de histórias envolvendo a identidade cultural do município e que serão compartilhadas com a comunidade escolar visando o pleno acesso aos bens culturais pautados no princípio da educação emancipatória. 


Os encontros ocorrerão mensalmente abordando temáticas diversificadas relacionadas as áreas social, cultural, política, econômica e patrimonial palmarina por meio de “bate-papos” que valorizam a história de vida. O primeiro encontro acontecerá dia 17 de julho de 2013 na AABB com a temática: A FESTA DA PADROEIRA e sua importância para o município.


A importância dos encontros centraliza-se na interação entre a comunidade palmarina, a produção literária e pesquisas sobre a cultura e identidade local revelada em discussões e exposições, importantes para a produção do conhecimento e difusão de valores necessários à emancipação humana.