Pages

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Chef Guga Rocha grava documentário na Serra da Barriga


Após pesquisa extensa de cinco anos, o projeto sobre a culinária quilombola do Chef alagoano e apresentador do programa de TV ‘Homens Gourmet’, Guga Rocha, começa a se concretizar e ampliar seus horizontes. Guga desembarca em Alagoas para dar continuidade às ações do projeto, com o apoio do Sebrae-AL, TJ-Tamo Junto Entretenimento e Hotéis Ponta Verde.

Em sua próxima visita, entre os dias 1 e 3 de agosto, Guga e sua equipe gravarão cenas para o documentário sobre o tema dos Quilombos na região da Serra da Barriga, em União dos Palmares, e outras cidades alagoanas.

O assunto fascina o chef alagoano e é tema de um dos livros que serão lançados em breve pelo também pesquisador. Segundo Guga, a miscigenação da cultura brasileira se originou no quilombo, democraticamente e em liberdade, porque ‘nada se cria aprisionado’.

"Um quilombo não é um pedaço da África no Brasil, é um pedaço de liberdade no Brasil. Um negro, um índio e um europeu sentaram-se em volta da fogueira em um quilombo e se perguntaram: 'O que a gente vai comer?'". É assim que o chef costuma ilustrar a gastronomia quilombola. 

E Guga faz uma ressalva: ‘Mais do que um pesquisa sobre culinária, os fundamentos sobre o tema são históricos e arqueológicos e comprovam que os quilombos eram coabitados por europeus, índios e negros”.

O Chef já catalogou 315 receitas de quilombos de Alagoas para o livro, que deve ser lançado ainda este ano. "São técnicas e receitas de quilombos, que vão desde como fazer massa puba até pratos, sobremesas e bebidas".
por Assessoria

Chef Guga Rocha em fotos tiradas na Serra da Barriga e ao lado do prefeito Beto Baia e equipe do governo.

Lembrando que você leitor/amigo pode entrar em contato comigo, através do Facebook, AQUI na comunidade do blog AQUI onde vocês encontram conteúdo exclusivo e podem me seguir no Twitter no @jmarcelofotos