Pages

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Palmarino Faz Sucesso em Tocantins Com Literatura de Cordel


Em Gurupi, os escritores estão expondo seus livros e cordéis no estande da Academia Gurupiense de Letras, instalada na Estação da FLIT, com livros diversos para apreciação e vendas. Lá está acontecendo lançamentos de livros, shows musicais e os leitores poderão trocar idéias com os escritores.

Antônio Farias da Silva, conhecido como Palmares está apresentando 10 livros. Ele nasceu na União dos Palmares, Alagoas e resolveu adotar o nome da cidade onde nasceu. Nos anos 80, começou a se dedicar a literatura de cordel, além dos livros, compôs 200 músicas.

Para Palmares que participou da FLIT em Palmas, está achando ótimo a edição de Gurupi porque tem mais facilidade para as pessoas da região participarem. “Elas podem estar aqui todos os dias e voltarem para suas cidades. Isso é ótimo”.

O escritor e jornalista Zacarias Martins, autor do livro “Histórias da História de Gurupi”, explicou que “a regionalização da FLIT é uma grande conquista para a classe literária e é importante ferramenta para a formação do público leitor”. Ele sugere que deveria ser pensado em mais atividades para este fim, como a hora do conto, recital de poesia, etc. “Aqui o público está tendo a oportunidade de ficar próximo ao leitor”.

O livro “História da História de Gurupi”, considerado por Zacarias como uma historiografia crítica retrata de forma divertida fatos pitoresco da cidade como o causo de uma bomba que foi deixada numa agência da Caixa Econômica, na Avenida Goiás.

José Ribamar dos Santos, o poeta que saiu pescando cordel, está com oito livros na FlIT, sendo sete cordéis. Ele cria personagens para contar histórias pitorescas dos municípios do Tocantins, como o João Trocado – o vaqueiro do diabo, História do Boi Bala de Rifle e outros títulos como “O empregado e o salário”.

Ribamar nasceu em Dueré, passou a sua infância na Ilha do Bananal e reside em Gurupi desde 1972. O seu ponto de encontro é na feira onde ele leva seus cordéis, ouve histórias para criar novos personagens e divulga o seu trabalho.

“A regionalização da FLIT foi a maior invenção do Governo do Tocantins para as regiões do Estado, dando oportunidade a todos de divulgarem seus escritos e há uma maior interação com a leitura. Isso é extraordinário”, frisou o presidente da Academia Gurupiense de Letras, José Maciel de Brito.



TRAJETÓRIA
A história de Palmares é cheia de grandes desafios que ele enfrentou até atingir várias conquistas. Era analfabeto, mesmo assim, declamava seus versos para que alguém escrevesse e, dessa forma, registrasse seu trabalho num caderno. Em 2004 matriculou-se num curso de alfabetização que era realizado em parceria com o Sesi e um programa de extensão do Centro Universitário UnirG. Aprendeu a ler e escrever e, depois, deu prosseguimento a seus estudos. Neste ano colou grau pela UMA – Universidade da Maturidade, em Gurupi, e agora faz pós-graduação.

Palmares é autor de nove livros, todos de literatura de cordel, nas mais diferentes temáticas, que vão da questão da defesa do meio ambiente, passando por vaquejadas e, até, histórias infantis. Os CD gravados já somam sete, nos ritmos de forró, xaxado e baião. Nos dois últimos trabalhos, ele inovou por causa da religião evangélica que abraçou. As músicas foram gravadas em ritmo de forró gospel.

DVD Documentário sobre o Poeta

Reproduzido de: www.surgiu.com.br e www.zacamartins.wordpress.com

Wil Diz Toque


Tributo em comemoração ao Aniversário de Wilton Tenório (Teta)




Fotos: Anderson Ventura

"Em União dos Palmares Temos um Disque-Denúncias. O Número é 3281-6060" Drº Ygor Figueiredo, Juiz.


Vem acontecendo, constantemente, na cidade de União dos Palmares debates sobre o aumento da violência e as possíveis soluções para o problema. A sociedade palmarina e diversos órgãos públicos começaram a se mobilizar em fevereiro deste ano, quando a cidade já registrava (desde o início do ano) 13 homicídios. Hoje, esse número já está em 15.

Ontem mais um evento foi realizado no auditório da prefeitura com o tema
"Ame a Vida, Diga Não as Drogas" desenvolvido pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social, CREAS, que está ligado a Secretaria Municipal de Assistência Social. De acordo com a coordenadora Ana Maria Cardoso Ferreira Melo o órgão vem tratando de assuntos de interesses da população. Nos anos anteriores a equipe desenvolveu palestras sobre os temas "violência contra a mulher" e "Bullying".

O seminário reuniu representantes de várias entidades. O prefeito Areski Freitas ressaltou que a prefeitura vem tomando algumas medidas para diminuir a violência na cidade, como as instalações das câmaras em pontos estratégicos e a construção da Casa de Passagem. O Presidente da Câmara de Vereadores de União, Bruno Praxedes, também relatou para os presentes alguns projetos que os edis vêm aprovando para o combater da violência.

Antes da primeira palestra começar houve uma apresentação teatral com os adolescentes do PROJOVEM. O primeiro palestrante do evento foi o Drº Ygor Figueiredo, juiz de Direito da 1ª Vara Cível de União dos Palmares. Ele iniciou sua palestra dizendo que temos que arrumar uma forma de alertar as crianças e jovens sobre o perigo das drogas, pois quando um jovem experimenta pela primeira vez o crack ou outro tipo de droga ele pode achar que os adultos mentem quando falam que a droga é ruim.

Para o juiz, a melhor maneira de alertar sobre os perigos de entrar no mundo das drogas é dizendo "que nas primeiras vezes o uso é bom, mas que as consequências são devastadores mais tarde, além dos riscos de morte que o usuário passa por não pagar dividas com os traficantes". Na ocasião Ygor Figueiredo elogiou os trabalhos feitos por Seu Leandro, da Rosa Mística, e criticou a sociedade palmarina por não se engajar nos projetos que são desenvolvidos para o bem do coletivo.

Para Ygor Figueiredo, a população só participa de sessões, fóruns, palestras, audiências públicas se o assunto for de seu interesse, ou em algo onde ela teve prejuízo. O juiz informou que União dos Palmares tem um "disque-denúncias" e pediu a todos que fizessem uso do telefone quando vissem algo de estranho.

O número do telefone é 3281-6060. Ao fazer a denúncia não é preciso se identificar.