Pages

quarta-feira, 1 de abril de 2015

Fazenda Anhumas e seus encantos!



A Fazenda Anhumas representa, historicamente, um sistema de vida familiar, econômico e cultural que ao longo dos tempos condicionaram a sociedade e vida de alagoanos. Antigo engenho, dá nome à um pássaro da região. 

Sua sede atual, espaçosa, tem traços arquitetônicos especiais da época áurea dos engenhos. Cômodos que dão acesso para um único jardim interno e detalhes da mobília trazida de Portugal em carro de boi pelo porto de Olinda.

Banheiro com uma enorme banheira e calha d’água para permitir água quente trazida de uma fornalha externa, grande modernidade para a época. Apesar de necessitar de algumas restaurações tem grande fachada, sótão e porão, fornalhas, e oitenta e quatro entradas, entre portas e janelas. 

A casa foi cenário do filme de Cacá Diégues , "Joana Francesa". 


Faça um passeio virtual pelo Parque Memorial Quilombo dos Palmares em União dos Palmares

Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link
Primeiro equipamento do gênero no País, o Parque Memorial Quilombo dos Palmares reconstitui o cenário de uma das mais importantes histórias de resistência à escravidão ocorridas no mundo: a história do Quilombo dos Palmares – o maior, mais duradouro e mais organizado refúgio de negros escravizados das Américas. Nele, reinou Zumbi dos Palmares, o herói negro assassinado em 20 de novembro de 1695, data em que se comemora o Dia Nacional da Consciência Negra.

Fruto de uma luta de mais de 25 anos do Movimento Negro brasileiro, o Memorial foi implantado em 2007 pelo Ministério da Cultura, por meio da Fundação Cultural Palmares,  no território original da longa e sangrenta batalha – a Serra da Barriga, para cujas matas milhares de negros escravizados rebelados fugiram durante o período de dominação holandesa. Para difundir este capítulo da história do Brasil, a Fundação Palmares preparou um passeio virtual pelo único parque temático cultural afro-brasileiro.

Veja AQUI

 ou as ferramentas oferecidas na página.