Pages

quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Alunos da escola Antonio Gomes visitam São José da Laje e Usina Serra Grande

Alunos do ensino fundamental II da Escola Municipal Dr. Antonio Gomes de Barros visitaram na manhã desta quinta-feira, 16, a cidade de São José da Laje, zona da mata alagoana. Os quarenta e cinco estudantes estiveram acompanhados pelos professores José Marcelo e Edjane Melo e da coordenadora Cleonice da Silva. 

O grupo de União dos Palmares foi recepcionado pela secretária de Turismo da Laje Jacineide Maia. A ambientalista, que também é proprietária da Reserva Ecológica Osvaldo Timóteo, conduziu os visitantes por alguns pontos turísticos da cidade. 

Diante do posto turístico onde fica os letreiros "São José da José", Jacineide Maia,  explicou a origem da cidade e contou histórias que prenderam a atenção dos adolescentes como a enchente no Rio Canhoto ocorrida em 1969 matando 1.200 pessoas. 
A guia ressaltou a importância da valorização e do pertencimento dos nativos para os aspectos histórico-culturais da região da mata, onde cada cidade guarda riquezas únicas a exemplo de União dos Palmares que abriga a Serra da Barriga, símbolo de resistência negra. 
A usina Serra Grande foi um dos pontos mais fotografados pelos educandos, pois é considerada uma das mais antigas de Alagoas e pioneira na produção comercial de álcool combustível no Estado e pelo trabalho de conservação da Mata Atlântica.
A coordenadora Cleonice destacou que aulas como essas ampliam a visão do aluno "Essa aula está sendo prazerosa não apenas para nossos alunos, eu como muitos não tivemos a chance de ver in loco a realidade de outra cidade, para poder não apenas ver com olhos de turistas e sim como críticos". 
Seja no ônibus ou na rua, a aula entusiasmou os alunos. Jacineide aproveitou o momento para falar da parte ambiental em sua propriedade que é considerada, desde 2007, Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN). Após a palestra, o plantio de mudas e o dever comprido, os alunos foram curtir todos os espaços da Reserva Ecológica Osvaldo Timóteo onde a preocupação com o reflorestamento e a conservação da Mata Atlântica são constantes. 
#EcoAula
 Leia também

Zona Rural de São José da Laje