Pages

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Cantor Arlindo Cruz estará amanhã em União dos Palmares

Na manhã dessa quinta-feira, o prefeito Eduardo Pedrosa participou de uma reunião no gabinete da prefeitura, que teve a finalidade de discutir detalhes sobre a organização da comemoração do dia 20 de novembro (Consciência Negra). Os eventos desse ano contarão com o apoio do Governo Estadual de Alagoas.

Estiveram na reunião Mellina Freitas (Secretária de Cultura de Estado), Petrolina Lyra (Superintendente de Identidade e Diversidade Cultural), Anderson Quack (Superintendente da Fundação Palmares), Marcia Suzana (Coordenadora do Núcleo de Identidade Étnico Racial), Thulio Emery (Coronel do 2°BMP), Eduardo Praxedes (Secretário de Administração), Gustavo Pedrosa (Secretário de Finanças), Clezivaldo Mizael (Secretário de Comunicação) e Rosângela Nascimento (Secretária de Turismo).

Os presentes discutiram medidas de organização para um melhor funcionamento dos eventos. Mellina Freitas destacou o apoio do governo nessa empreitada. 

O Coronel Túlio se comprometeu ofertar uma boa estrutura de segurança. Foi discutido ainda o credenciamento dos veículos que terão acesso à Serra da Barriga e a programação artística e cultural.

A atração principal do evento será da cantora Mart'nália, ela estará no palco da Praça Basiliano Sarmento, dia 20. As comemorações terá outras atrações da região e local.

"O cantor Arlindo Cruz, do Programa Esquenta da Rede Globo estará na Serra da Barriga. Ele vem com o Ministro da Cultura, Juca Ferreira (LEIA AQUI) e será recebido pelo prefeito Eduardo Pedrosa".  Disse o secretário de comunicação Clezivaldo Mizael.

Fonte Canal Alagoas

Zumbi e Dandara heróis nacionais

Zumbi e Dandara

Zumbi nasceu livre. Mas foi capturado por volta dos 7 anos de idade e entregue aos padres jesuítas, que o batizaram e lhe deram o nome de Francisco. Aos 15 anos, fugiu para viver no Quilombo dos Palmares e se tornou o principal representante da resistência negra à escravidão no Brasil colonial.

Dandara foi esposa de Zumbi e mãe de seus três filhos. Dominava técnicas de capoeira e lutou ao lado de homens e mulheres nos ataques ao quilombo dos Palmares. Embora não haja registros sobre seu nascimento e poucas informações a seu respeito, acredita-se que chegou no Quilombo ainda menina.

Dandara suicidou-se em 6 de fevereiro de 1694, após ser capturada e levada como escrava. Zumbi foi capturado e degolado em 20 de novembro de 1695. A data de sua morte marca o Dia da Consciência Negra no Brasil.

A palavra quilombo é originária do idioma africano, que significa: sociedade formada por jovens guerreiros que pertenciam a grupos étnicos desenraizados de suas comunidades.

Atualmente existem  mais de 2 mil comunidades quilombolas no país.