Pages

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Estudantes da Escola Antonio Gomes expõem desenhos sobre os escravizados no Brasil


A Escola Municipal Antonio Gomes de Barros, no Distrito de Rocha Cavalcante, zona rural de União dos Palmares está realizando pela 1º vez uma exposição com desenhos criados pelos alunos. 

Nessa primeira mostra o tema é “Serra da Barriga: Cotidiano da Liberdade”. Os desenhos retratam o cotidiano dos escravizados que viveram no município na época do Brasil colônia. Nos registros estão negros, brancos e índios que fugiram para o principal quilombo das américas, Palmares, para escapar dos maus tratos ao quais eram submetidos nas fazendas e engenhos de açúcar em que viviam. 

Os estudantes do 6º ao 9º anos do ensino fundamental participam do projeto que comemora o Mês da Consciência Negra, que acontece em muitos estados do país. "Apesar de não terem o hábito de desenhar e nem todos conhecerem a Serra da Barriga os resultados dos trabalhos ficaram maravilhosos". Disse o professor de Cultura Palmarina, José Marcelo, responsável pelo projeto. 

O Professor que leciona Geografia na mesma instituição diz ainda que “a intenção das pinturas foi fazer com que os educandos vivenciassem o cotidiano no Quilombo dos Palmares, através da leitura e principalmente por suas criatividades na arte de desenhar”. Mesmo que, para alguns alunos, o projeto tenha sido apenas um passatempo é possível perceber a aprendizagem sobre o assunto tratado em sala de aula e ver a emoção de muitos com as obras já prontas. 

Ao longo do ano os alunos iam rabiscando as figuras que eram sugeridas pelo professor: desenhos da serra, caricatura de rostos, capoeira, dança e outros objetos que fizeram parte do cotidiano dos refugiados. 

A exposição contou com o apoio da equipe gestora da escola. Além da exposição que lembra os 320 anos da morte do líder negro Zumbi dos Palmares foi montada uma programação com danças afros, capoeira e concurso de beleza negra da escola. 

A mostra iniciada no último dia 16 pode ser vista até o dia 30 de novembro na Escola Municipal Antonio Gomes de Barros.

 
 

 

Comemorações da Semana da Consciência Negra

Não por acaso a cidade União dos Palmares, em Alagoas, ficou conhecida como a cidade da liberdade. Foi lá, na região da Serra da Barriga, que se instalou, durante o Brasil Colônia, um dos principais símbolos de resistência do negro à escravidão, o Quilombo dos Palmares. E é lá que a Fundação Cultural Palmares (FCP), órgão vinculado ao Ministério da Cultura, irá promover, entre 18 e 29 de novembro, as comemorações relativas ao Dia da Consciência Negra. 
 
A data, comemorada todo 20 de novembro, coincide com a morte de Zumbi, ocorrida em 1695. Zumbi dos Palmares, então líder do Quilombo, tornou-se símbolo de força e resistência à escravidão. 
 
A programação na Serra da Barriga terá shows de artistas negros, rodas de conversa, palestras, apresentações de teatro, feira de artesanatos e oficinas de leitura, além de debates para a revitalização do Parque Memorial da Serra.
 
A programação inclui, ainda, a posse do Conselho Curador da FCP, a coroação do busto de Zumbi em ato solene; a assinatura do protocolo com o Google para o georreferenciamento de mais de 2,6 mil comunidades quilombolas certificadas pela FCP e o lançamento da marca da Campanha "Filhos do Brasil", em defesa e garantia da liberdade religiosa e contra a intolerância. O ministro da Cultura, Juca Ferreira, irá para o local no dia 20 e participará das solenidades.
 
"Novembro se transformou em um mês-referência para manifestações das relações étnico- raciais, tanto do movimento negro, quanto dos movimentos de cultura afro-brasileiras. Vinte de novembro marca um dia especial que trata da vitória do herói nacional negro, o Zumbi dos Palmares", explica a presidente da FCP, Cida Abreu. "Para nós, comemorar a data na Serra da Barriga, com a comunidade da União dos Palmares, que é a primeira cidade que deu primeiro grito de liberdade para negros e negras, é extremamente importante", completa.
 
Debates
 
Na manhã da próxima quarta-feira (18) em União dos Palmares (AL), a FCP promove, em parceria com o Ministério do Turismo e o Governo do Estado de Alagoas, o seminário O Turismo Cultural Étnico sob a perspectiva da Economia da Cultura. Estão previstas as participações dos secretários de Políticas Culturais, Guilherme Varella, e de Fomento e Incentivo à Cultura, Carlos Paiva, e também da presidente da FCP, Cida Abreu, entre outros. 
 
O Programa Turismo Cultural Étnico faz parte de uma das metas do Plano Nacional de Cultura e consiste no reconhecimento, valorização, promoção e difusão das artes e expressões culturais afro-brasileiras; da proteção das comunidades tradicionais quilombolas, de matriz africana e indígena e o fomento para a economia da cultura e audiovisual.
 
Outro ponto de destaque é o encontro preparatório para o Seminário Internacional da Capoeira, a reunião e posse do Grupo de Trabalho Ministerial da Capoeira. Entre os objetivos estão os de deliberar sobre a elaboração do Plano de Ações para a Capoeira no período compreendido entre  2016 e 2019 e organizar e realização do Seminário Internacional da Capoeira, em 2016.
 
Além do Ministro da Cultura, Juca Ferreira, da presidenta da Fundação Cultural Palmares, Cida Abreu, e do secretário de políticas culturais do MinC, Guilherme Varella, participam das comemorações o secretário de Fomento e Incentivo à Cultura do MinC, Carlos Paiva Neto; o governador de Alagoas, Renan Filho; o Prefeito de União dos Palmares, Eduardo Pedrosa; a representante Regional da Fundação Palmares no estado, Elida Miranda,  além de artistas, fazedores da cultura negra, afro-brasileira, representantes das comunidades tradicionais de matriz africana, quilombolas e indígenas, entre outros.

Programação

Dia 18 de Novembro
Local: Auditório da Prefeitura Municipal de União dos Palmares
10h30min: Mesa de Abertura e Painel: "Turismo Cultural Étnico sob a Perspectiva da Economia da Cultura"
• Guilherme Varela – Secretário de Políticas Culturais do MinC
Carlos Paiva - Secretário de Fomento e Incentivo à Cultura do MinC
• Aparecida Maria Borges Bezerra – Representante do Ministério do Turismo
• Cida Abreu – Presidenta da Fundação Cultural Palmares
• Renan Filho - Governador do Estado de Alagoas
• Eduardo Pedrosa – Prefeito de União dos Palmares
• Representante dos Moradores de União de Palmares
11h: Painel: "Perspectivas e Potenciais Econômicos de Roteiros Turísticos Étnicos"
• Representante da Fundação Cultural Palmares
• Aparecida Maria Borges Bezerra - Ministério do Turismo
• Antonio Carlos Thobias Júnior – Representante do SEBRAE em Alagoas 
13h – Almoço
14h30min: Painel: "Serra da Barriga como potencial Turístico"
Representante da Comunidade
Elida Miranda – Representante Regional da FCP em Alagoas 
Damiana Sousa Campos – Rede de Pontos de Cultura
Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo
Representante da Secretaria de Estado da Cultura
Representante da Prefeitura Municipal de União de Palmares
Representante dos Moradores da Comunidade CARLOS B
17h: Encerramento e encaminhamentos
Seminário Preparatório para o Encontro Internacional da Capoeira
Local: Rua Marechal Deodoro da Fonseca s/nº, Centro – Auditório da Prefeitura de União dos Palmares (AL)
 
Dia 19 de Novembro
Local: Auditório da Prefeitura Municipal de União dos Palmares
09h – Mesa de abertura:  
09h45min: Lançamento do Grupo de Trabalho Ministerial da Capoeira composto pela FCP/IPHAN/SE/SPC/SEFIC/SCDC/SEFAC
10h15min: Discussão sobre a elaboração do Plano de Ações para a Capoeira 2016/2019 do MINC
12h00min: Almoço
13h30min: Diretrizes para a realização ao Seminário Internacional da Capoeira, que será realizado no ano de 2016
16h00min. Encaminhamentos
 
Dia 20 de novembro
Local: Parque Memorial Quilombo dos Palmares – Serra da Barriga (AL)
4h – Ritual à ancestralidade
5h Cortejo Isegum Kawojuba
5h- Vigília do Berimbau
8h às 17h – Feira Livre
8h às 17h - Palco Livre
8h30- Posse e Primeira Reunião do Conselho Curador
9h- Cortejo e oferendas (Yabás)
10h - Lavagem para reverenciar Zumbi dos Palmares
11h- Ato Solene in memória aos 320 anos de Zumbi dos Palmares
•    Salva de tiros
•     Participação de AfroCantos e AfroContos
•    Lançamento da Campanha "Filhos do Brasil"
16h – Apresentações Culturais Locais
20h – Show Mart´nália

Programação alusiva marca o mês da Consciência Negra em União dos Palmares

É hoje... Convite