Pages

segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Alunos da Antonio Gomes participam de palestra com Irinéia Nunes, Patrimônio Vivo de Alagoas


Novembro é um mês especial para os palmarinos. Nessa época, comemoramos o Mês da Consciência Negra, a data reverencia o Líder Negro Zumbi dos Palmares, que lutou por negros, índios e brancos pobres, na época colonial, o evento também é comemorado em todo país.

Pensando nisso, a direção da Escola Municipal Dr. AntonioGomes de Barros, no nome de Sandra Vieira, levou estudantes do ensino fundamental II, para ver in loco a história do Povoado Muquém, localizada na zona rural do município. 

Segundo Aldo Nunes, informante de turismo, "O sítio Muquém foi reconhecido como comunidade quilombola em março de 2005". Antes desse período, os descendentes de escravizados, tinham dificuldade para se identificar como negro, ou ser pertencente da principal e indispensável cultural negra.

A palestra que contou com a artesã, Dona Irinéia Rosa Nunes da Silva, 68 anos, mãe de 11 filhos e dez netos. A mesma faz parte do Registro do Patrimônio Vivo de Alagoas, desde 2005.

Famosa por suas peças de artesanato, onde representar através dos objetos o cotidiano das famílias do Muquém. Sua arte está espalhada todo Brasil. "Tenho orgulho da minha história pessoal e da comunidade quilombola que moro junto com a minha família".

Dona Irinéia Nunes, relatou vivencias da infância, de como iniciou no ofício da cerâmica de barro, e do pior episódio da sua vida e da saciedade local, quando na enchente de 2010, várias pessoas e animais passaram a noite em cima de árvores para sobreviver a devastação das águas.

A maior preocupação que os palestrantes, Dona Irinéia e Aldo Nunes, comentaram para os estudantes e demais funcionários da instituição Antonio Gomes, vice-diretora Bernadete Lourenço (Bel), a coordenadora Márcia Telma, o professor José Marcelo e da secretária Dayane Lourenço, é a falta de interesse dos jovens em continuar com a arte do barro, hoje a comunidade tem apenas seis artesãos na ativa, o futuro desse dom corre o rico de não continuar com as próximas gerações.

Para encerrar a aula de campo, fomos visitar / passear no Mirante das Águas, que fica no Taquari, aqui em União. O Balneário é cercado de verde, onde o visitante pode escolher vários espaços aconchegantes, decorados com a artesanato do Povoado Muquém. No local podemos relaxar, apreciar a gastronomia, namorar, curtir a piscina, ou simplesmente tirar fotos

É hoje: Exibição do filme "O começo da Vida" será dia 06 de novembro no auditória da prefeitura



O Rotary Clube, Rotaract Club e a Casa da Amizade de União dos Palmares, convidam você para participar da Exibição e Debate sobre o filme "O começo da Vida" um filme que chamará sua atenção para os cuidados com a primeira infância. 


Um evento para: Estudantes, Pais e Mães, Jovens e Adolescentes e Profissionais que atuam na área da Primeira Infância. 

FAÇA SUA INSCRIÇÃO. APENAS 100 VAGAS. 



Esse é o link da inscrição, apenas 78 vagas disponíveis. 
Haverá certificado com horas válidas.


"O Começo da Vida", será exibido durante a 3º Semana do Bebê de União dos Palmares. No 06/11/2017 às  18h, no Auditório da Prefeitura.

Informações: Clezivaldo Mizael 82 99660-5249

*Se mudarmos o começo da história, mudamos a história toda*