Pages

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Profissionais palmarinos procuram academia para manter a forma


Com a chegada do verão muitas pessoas procuram as academias para sair do sedentarismo e com isso ter uma qualidade de vida mais saudável. Quem não faz caminhadas pelas ruas ou pista do município de União dos Palmares tem nas academias essas opções nas esteiras ou outro tipo de exercícios nos diversos aparelhos de ginásticas. Para quem frequenta há mais tempo as academias, a hora é de intensificar os exercícios para não fazer feio no verão.

É o caso da estudante do curso de psicologia Jéssica Laís Ferreira Gomes, que há anos frequenta semanalmente a academia Corpo Total para manter o corpão. Jéssica Laís diz que optou em fazer atividades físicas na academia por ter no personal trainer Jefferson Amaral todas as orientações necessárias para seguir seu programa de exercícios. Aos 21 anos, a palmarina diz que, da mesma forma que não é rigorosa com a alimentação,  a malhação é fundamental para manter o peso e se sentir bem. 

Sem problemas com a balança, o administrador de empresas Gilton Luciano, conhecido como DJ Luccas, diz: "Venho para ficar bem, para ficar em forma. Eu sempre pratiquei esportes e a prática da musculação aqui na academia é para pegar um pesinho e me sentir mais forte". Há sete anos ele é um dos maiores incentivadores da música eletrônica, junto com o DJ Lobo. Mantém o programa ‘Farol dance music’, na Rádio Farol. Mesmo a música não sendo a preferida da região, já que o forró ganha em disparada, o DJ, que está com 40 anos, disse que como trabalha na noite, nas festas, a malhação diária o deixa com disposição para outros compromissos.

Aos 25 anos e terminando o curso de Educação Física, Gerônimo José Moreira Neto é quem fica de olho na moçada quando Jeffersom Amaral não se encontra na academia. O instrutor é quem orienta os alunos e fica dando dicas para os  exercícios que os alunos devem fazer. Apaixonado por esportes desde a infância e representando as escolas onde estudou nas cidades alagoanas onde tinha competições esportivas, Geu diz que pratica há nove anos musculação e diz: "É bacana trabalhar na academia, algumas vezes tem que frear alguns alunos que querem pegar pesado na musculação", observa. 

 Há dois anos como professor de Educação Física na Escola Maria Mariá, no Povoado Santa Fé, Geu disse que nas conversas com os alunos ele tenta orientar a turma a tomar cuidados com a alimentação e com um sono, já que essa combinação irá dar resultados melhores na buscar de um corpo bonito e de uma qualidade de vida melhor. O professor acrescentar que aprende com os alunos: “Aqui temos essa troca de experiências; a vida de muitos faz a gente aprender também", diz ele.   

É o caso do treinador do União Futebol Clube Ewerton Câmara Buriti, que treina com os jogadores do UFC na Corpo Total. Natural de Guarapira, na Paraíba, o atleta foi jogador por 20 anos e representou times de Portugal e da China, desde 2010. É treinador com vasta experiência em diversos times do Brasil. O último time onde treinou foi o Estanciano-SE, que colocou na Primeira Divisão do Futebol sergipano em 2013.

Com apenas uma semana de treinos o técnico e sua equipe venceu no último domingo com um 1x0 o CEO no Orlandão. Mesmo com problemas o técnico disse que o grupo de jogadores na sua maioria formados por palmarinos, entre ele Ton Ton, que fez o gol da vitória, são uma equipe boa para se trabalhar. Aos 40 anos o treinador do UFC diz que com o calorão que faz em União é preciso manter a malhação em dia, não só porque o trabalho exige, mais também por uma questão de saúde. 

Outro profissional que pratica os exercícios na academia para ter uma vida melhor é o cabo Saulo Welton Vasconcelos, que tem 30 anos e 11 de profissão. Saulo diz que não tem tempo de fazer outras atividades físicas já que mora em União e trabalhar na 2ª Companhia Independente da cidade de Nono Lino. Segundo ele, a academia supre suas necessidades para diminuir o estresse e manter a mente sã para as atividades nas ruas.