Pages

segunda-feira, 15 de junho de 2015

Rotary: Projeto Eu Sou União


Campanha solidária realizada pelo Rotary Club de União dos Palmares. AQUI

Alunos do Colégio Carlos Gomes fazem releitura de obras de grandes pintores



Em recente visita a Escola Estadual Carlos Gomes de Barros, que funciona há 37 anos na cidade de União dos Palmares, para prestigiar os debates do projeto "A Cultura Africana e suas Diversidades", me deparei com a exposição de diversos quadros por toda a instituição. 

Segundo a coordenadora Mônica Gino Leite "esses excelentes trabalhos de arte foram desenvolvidos pela professora Anatália Simões e seus alunos no ano de 2013. A atividade trabalhou o autor, sua biografia e suas principais obras", comentou.

Além das obras expostas pelo colégio, alguns quadros encontram-se devidamente guardadas na escola e outras telas ficaram com os alunos.

O blog entrou em contato com a professora Anatália, e ela enviou um texto explicando do prazer de ter desenvolvido esse trabalho. 


"Caro Marcelo,

Foi com muita surpresa que recebi seu contato a respeito do trabalho que foi executado pelos meus ex-alunos. A reprodução de telas, de artistas modernistas, foi fruto de uma sequência didática das aulas da disciplina de Artes nas turmas de 3º ano matutino e vespertino da Escola Carlos Gomes de Barros. Esse trabalho serviu também como um dos componentes para o instrumento avaliativo do 3º semestre no ano letivo de 2013.

O objetivo geral do trabalho era fazer com que os alunos conhecessem os artistas modernistas, a Semana de Arte Moderna de 1922 e os artistas de Vanguardas que mais se destacaram aqui no Brasil tais como Tarsila do Amaral, Di Cavalcante, Vicente do Rego. Aproveitando-se do acervo de documentários “Arte na escola”, disponível na instituição, assistimos “Anita Malfatti: modernista por natureza” e “Lasar Segall: um modernista brasileiro” e fizemos debates. 

Por fim houve a reprodução de telas dos artistas Malfatti e Segall. Ficou acordado, anteriormente, que os resultados ficariam na biblioteca da escola para posterior exposição. Apesar da limitação para Malfatti e Segall, alguns alunos levaram, também, reproduções de Tarsila do Amaral.

Logo em seguida precisei me afastar da escola e a maternidade ainda não me permitiu voltar à sala de aula, lugar onde gosto muito de estar. Ensinar e aprender com meus alunos é muito gratificante! 

Despeço-me agradecendo a você pelo espaço em seu blog, a equipe gestora da Escola Carlos Gomes de Barros, por quem tenho imenso carinho e admiração, e parabenizo, mais uma vez, meus alunos. Digo alunos, pois eles sempre terão um cantinho em meu coração. Com toda certeza: o mérito é todo deles!"

Um abraço,
Prof.ª Anatália

Professora Anatália Simões.