Pages

sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Professor: como é seu relacionamento com ele?

Poucas vezes paramos para analisar o relacionamento entre professor e aluno.
E olha que esse é um tipo de relacionamento que aprendemos a manter desde cedo!

Quando ainda crianças somos apresentados essa figura importante na nossa formação pessoal e intelectual, com facilidade lembramos daqueles que ficaram marcados na nossa vida.

Todos temos boas recordações daquele professor engraçado que fazia a aula passar voando, do outro mais carinhoso e compreensivo que muitas vezes nos consolou ao invés de nos repreender… e até aquele mais rigoroso que nos fez estudar por horas a fio para conseguir tirar nota boa em sua prova.

Apesar das infinitas aulas de que participamos, nunca paramos para pensar em como melhorar o aprendizado com o nosso docente, intuitivamente íamos participando das aulas, e quem sabe, tentar apreender os conteúdos.

Podemos assegurar que muitos educadores são verdadeiros mestres em sua arte, sua habilidade é tamanha que o aprendizado acontece naturalmente.

Inclusive, não raro servem de espelhos para seus pupilos, fazem com tanto amor seu mister, que os alunos passam a gostar da disciplina por causa do professor.

Só que infelizmente o inverso também ocorre, há alunos que passam a odiar a matéria porque tiveram um péssimo professor.

O post de hoje além de ser uma homenagem a esses incansáveis guerreiros que diuturnamente se dedicam a ensinar um pouco do que sabem, é a oportunidade de fazer com que você reflita sobre a responsabilidade dessa figura, o educador.

Já iniciamos essa conversa em um outro post, se ainda não leu clique aqui para ler, mas a pergunta de hoje é outra:

Qual é a responsabilidade do professor em fazer você aprender?

Por mais incrível que possa parecer, a não muito tempo atrás, era mais difícil o acesso a informação e ao material de estudo.

Reafirmo, no passado, não muito remoto, o educador era aquela pessoa que por ter adquirido muito conhecimento ou experiência de vida contribuía com a formação de outros que desconheciam essas instruções.

Sendo assim, o papel do professor era realmente passar o máximo de ensinamentos.

Hoje as coisas mudaram.

A facilidade de acesso internet, a popularização dos cursos acadêmicos ou profissionais, a diversificação de mídias de estudos, são alguns exemplos de fatores que influenciam a constante mudança nos papéis de professor e aluno.
Hoje, fica impossível creditar e atribuir a esta figura a responsabilidade total em formar o conhecimento do aluno.

Em uma época em que a informação é produzida em escala nunca antes vista, o professor tem agora a função de ser um mediador no processo de aprendizagem do aluno.
 
Ser um mentor moderno, isto é, um facilitador desse processo. Sua obrigação é ser parceiro do aluno, um motivador na busca pelo conhecimento, estar ao seu lado enquanto este adquire independência para aprender.

Te convido a refletir sobre isso.

Na sua próxima aula não espere que o mestre dite o que você deverá aprender, e não limite seu estudo apenas nas folhas do seu caderno.
Vá em busca.

Pesquise.
Pense.
Raciocine.
E com isso aprenda!
Bons estudos.

Lembrando que você leitor/amigo pode entrar em contato comigo através do Facebook, AQUI na comunidade do blog e AQUI, onde vocês encontram conteúdo exclusivo e, ainda, pode me seguir no Twitter no @jmarcelofotos