Pages

terça-feira, 29 de novembro de 2016

Escola Antonio Gomes encerra as comemorações do Mês da Consciência Negra em União dos Palmares



Hoje dia, 29, a escola Municipal Dr. Antonio Gomes de Barros, situada em Rocha Cavalcante, zona rural de União dos Palmares, realizou a culminância do projeto: Formando A Consciência Colorida: Zumbi Resgate Diário da Nossa Identidade.

Esse é o segundo ano que a escola realiza o evento. Ano passado, o projeto contou apenas com uma exposição de desenhos afros feitos pelos estudantes e coordenado pelo professor José Marcelo. 

Esse ano com o apoio  da diretora geral Verônica Cândido e das coordenadoras Cleonice da Silva e Sandra Viera e da participação dos professores, Quitéria Rocha, Jussan Gonçalves e Maria de Fátima foi possível acrescentar outras atividades como: dança afro, recital de poesia, capoeira, street dance, desfile da mais bela negra, música, teatro e os belos desenhos afros. "Temos múltiplos talentos na escola e daremos continuidade ao projeto nos próximos anos, o evento tem a cara da cultura palmarina" disse o professor Jussan Gonçalves.

Tanto a direção quanto a coordenação destacaram em suas falas a questão do povo negro escravizado que tanto contribuiu para o país com seu trabalho, bem como a nossa miscigenação. Durante 3 horas a comunidade escolar aplaudiu as apresentações dos alunos e dos convidados que vieram da Escola Estadual Monsenhor Clóvis Duarte, para uma apresentação especial, alguns ex-estudantes, da Escola Antonio Gomes. 

O belíssimo painel de Zumbi dos Palmares, que veio da Escola Municipal Filomena Medeiros, abrilhantou ainda mais o evento. 

Em União dos Palmares, na  Serra da Barriga, mais de 25 mil escravizados fugiram para viver seus sonhos de liberdade junto com seus irmãos.

No último dia 20 de novembro o Brasil comemorou o Dia da Consciência Negra, a data em homenagem ao líder negro Zumbi dos Palmares, símbolo maior da resistência dos negros contra a escravidão.

A cidade de União dos Palmares reserva o mês de novembro para celebrar além de Zumbi, outros líderes que lutaram anos pela liberdade e igualdade do povo trazido do continente africano para trabalhar no Brasil e em diversos países mundo afora.

Que venha o terceiro ano do projeto Formando A Consciência Colorida: Zumbi Resgate Diário da Nossa Identidade!



As alunas vencedoras do concurso Beleza Negra 2016: 
Na foto acima Ana Carolina que tirou em primeiro lugar. Em segundo Lugar Lívia (laço vermelho) e em terceiro lugar a linda Bruna.
 Professores escolhendo os melhores desenhos no total de 150 obras

Memorial Quilombo dos Palmares receberá núcleo de turismo afro

Localizado na Serra da Barriga, em Alagoas, o memorial foi escolhido para sediar o primeiro projeto integrado de fomento às atividades turísticas da região

O Parque Memorial Quilombo dos Palmares, localizado na Serra da Barriga, em Alagoas, sediará o primeiro projeto integrado de fomento às atividades turísticas da região.  A iniciativa, desenvolvida por meio da Fundação Cultural Palmares (FCP) e pela Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), tem como objetivo transformar o local em um núcleo de turismo afro. 

Estão incluídas no projeto a cidade de Maceió, União dos Palmares e as comunidades quilombolas alagoanas. Para viabilizar a ação, o presidente da Fundação Palmares, Erivaldo Oliveira e o vice-reitor da Uneal, Clébio Correia, assinaram um termo de cooperação que definiu as atribuições de cada instituição no projeto. 

Entre os planos da Palmares e da Uneal, está a criação de um programa de atividades permanentes na Serra da Barriga destinado a receber, por meio de um agendamento sistemático, a visita de todas as escolas públicas do estado. 

"O objetivo é que os alunos dessas instituições de ensino vivam um dia de imersão na cultura negra. Serão desenvolvidas ações voltadas para os estudantes e para a formação dos docentes", disse o vice-reitor. A primeira etapa do projeto será concentrada na Serra da Barriga e no Parque Memorial Quilombo dos Palmares. 

No projeto, está prevista a criação de uma feira permanente de artesanato, produzido pelas comunidades quilombolas de Alagoas. Atualmente, o Parque Memorial comercializa apenas peças enviadas pela comunidade do Quilombo do Muquém, também na Serra da Barriga.

Fonte: Portal Brasil, com informações do MinC.