Pages

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Obras de construção do Campus V têm início em União dos Palmares

 Famílias de sem-terra desocuparam o terreno após negociações com a construtora e serviços começaram nesta segunda-feira

As obras de construção do Campus V da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) começaram, de forma oficial, nesta segunda-feira (22), na cidade de União dos Palmares. O atraso de quase dois meses para o início dos serviços aconteceu por conta da ocupação de famílias sem-terra que estavam no terreno doado pela prefeitura do município.

De acordo com a diretora do Campus V, professora Adriana Rocelly Viana, o início das obras foi possível após diversas rodadas de negociações promovidas pela construtora responsável com os ocupantes do terreno. “Ficamos surpresos e gratos quando nos deparamos com as máquinas já fazendo seu trabalho no terreno. É a realização de um sonho coletivo”, destacou.

Segundo ela, a falta de uma unidade própria dificultava o cotidiano da unidade. “Atividades mais simples ficavam comprometidas. Passamos por diversas dificuldades e a falta das instalações próprias interferia diretamente em nosso funcionamento. De fato, a construção do Campus Zumbi dos Palmares é a materialização de um luta da nossa comunidade”, explicou.

Fortalecimento

O reitor da Uneal, professor Jairo Campos da Costa, mostrou-se satisfeito ao receber a notícia. Ele afirmou que o início das obras “é mais um tijolinho para o fortalecimento da instituição. São 11 anos de trabalho desde que cheguei a Alagoas”, frisou o gestor que está em Macapá (AP), participando do Fórum Nacional de Conselhos Estaduais de Educação.

Jairo Campos também agradeceu ao governador Teotonio Vilela Filho, que não só compreendeu a importância desse feito, mas liberou R$ 3 milhões e 500 mil do Proinvest, além da quota destinada à Uneal para que o projeto pudesse ser realizado. “No total, a universidade recebeu investimentos de quase R$ 8 milhões. Acredito que, assim como eu, ainda existem pessoas sérias que sonham, trabalham, acreditam num mundo melhor pela educação”, finalizou.

O Campus V

A Uneal instalou-se em União dos Palmares em abril de 1998, como Escola Superior de União dos Palmares (ESUP), ainda vinculada à antiga Faculdade de Formação de Professores de Arapiraca. A partir de 2004, após a realização de concurso para docentes, a unidade foi incorporada à então criada universidade. Em 2010, depois de ampla discussão com a comunidade acadêmica, foi escolhida democraticamente a designação de Campus Universitário Zumbi dos Palmares.

 
  Ajude o Blog JMarcelo Fotos a comprar uma máquina fotográfica. AQUI