Pages

segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Nova cara Por Roberto Ventura

Sem querer agradar porque não é de meu feitio fazê-lo, nem tampouco é missa de corpo presente, como também não tenho procuração para defende-lo, mas já dar para perceber o estilo Eduardo Pedrosa de governar. Até pessoas ligadas a administração passada e que ostentavam cargos de confiança, admitem que realmente, a cara da cidade é outra. Isso é fato, e contra fatos por mais que se queira negar, não há argumentos. 

Os secretários municipais são todos de União, acabando assim, a era dos forasteiros e paraquedistas. Está sendo realizado o mutirão do lixo, com isso a limpeza pública ganha visibilidade e está com outra cara. Algumas ruas estão sendo recapeadas, existe uma programação para que de dez em dez dias uma caçamba de piche seja usado para consertar as ruas mais críticas, para melhorar o fluxo de veículos e não causar prejuízos aos condutores. 

Hoje, a água para aguar as praças, vem do Rio Mundaú, enquanto que na gestão passada, era usada água do SAAE, uma vergonhosa falta de respeito a população e desperdício desse preciso líquido. Como perguntar não ofende, porque essas providências não foram tomadas antes, se o ex-prefeito teve três anos para fazê-la? 

Isso mostra que é possível, mesmo em tempos de crise, fazer alguma coisa para o bem-estar dos palmarinos. Mesmo que não haja recursos, mesmo que os repasses tenham diminuído – o que era alegado pelo ex-prefeito – existe uma palavra chamada criatividade. Agora, se no governo passado o prefeito e seus assessores não conheciam essa palavra, ai é outra história. Deveriam ter consultado o dicionário do Aurélio.

O que faltava na verdade era vontade política, aliada a muita irresponsabilidade e incompetência do ex-prefeito Beto Baia. Para ele e sua turma o povo é coisa de somenos importância, porque o que importava mesmo era as vantagens pessoais para si e para as sanguessugas que faziam parte do governo municipal, usufruindo de todas as maneiras das benesses do poder, e com isso, a cidade ficou totalmente abandonada e destruída.

Que a situação é difícil, disso ninguém tem dúvidas. É evidente que o novo prefeito encontrará sérias dificuldades, pelo caos e rastro de destruição deixado pelo ex-prefeito.

É certo que o Brasil passa por uma grave crise de ordem moral, política e financeira, a destruição e o desmonte do país é público e notório. Entretanto, para tentar driblar essa crise existe a criatividade, seriedade, transparência, a vontade de fazer, realizar, de unir forças e encontrar alternativas para melhorar a qualidade de vida dos palmarinos.

União dos Palmares no Futuro (Áreas de lazer e atividades físicas)

Desenho retirado do Google 

Os primos Natanael e Alan Santos sempre caminham juntos no trevo que liga as duas principais entradas da cidade de União dos Palmares, e, ao fazer uma reflexão do passado, Allan disse: "Nossa avó estava comentando que, antigamente, esse trecho da BR era tomado por matos, lixos, animais mortos e alguns cemitérios de veículos velhos". 
 
Hoje a imagem é bem diferente: já que existe, no local, uma via para fazer caminhada/corrida/pedalada; fora isso, os moradores podem levar seus filhos às áreas de lazer que foram construídas. Além desse espaço, a sociedade em geral pode fazer suas atividades físicas na ‘orla’ da antiga Rua do Jatobá, onde se encontra uma das melhores infraestruturas que contempla “parque, praça, ginásio, árvores, belos jardins”, bem como destina-se aos casais de namorados para que possam passar horas de intimidade. 
 
Neste momento, onde muitos praticavam seus exercícios das mais variadas modalidades, o espaço contempla a criatividade de palmarinos, onde você pode escolher pintar, desenhar, fazer artesanatos, danças, e outras opções.
 
Esse mês, os visitantes vão poder admirar uma exposição de estátuas de símbolos da religião de Matriz Africana. 
 
Enquanto esses espaços estão cheios de gente praticando exercícios e fazendo amizades; por outro lado, os hospitais, postos de saúde e clínicas de União, tiveram uma baixa de 70% nas consultas e internações. 
 
Todas essas ações contribuem para que a Terra de Zumbi dos Palmares seja considerada uma das melhores cidades de Alagoas, para se morar. Por todos os lados, vemos pessoas com autoestima elevado, e felizes por contribuírem com o desenvolvimento da cidade. 
 
Data 02/11/2050