Pages

terça-feira, 25 de junho de 2013

Palmarinos vão às ruas reivindicar melhorias para o município



Cerca de mil palmarinos foram às ruas hoje, 25, para reivindicar melhorias em União dos Palmares. A mobilização pacífica se concentrou em frente ao Colégio Estadual Carlos Gomes de Barros, nos Terrenos, e seguiu até a prefeitura municipal, no centro.

A maioria dos manifestantes era jovem e vieram de bairros e povoados distantes. Adriana Silva, filha de funcionários da Usina Laginha pedia em seu cartaz “João Lyra pague meu dinheiro!”. Muitos expressavam em nos cartazes suas cobranças.

Em todo percurso da caminhada pessoas aplaudiam e gritavam palavras de ordens. Alguns ficaram nas portas e varandas de suas casas apoiando os manifestantes. É o caso da dona Lurdes, moradora do bairro Costa e Silva, que disse “eu não acreditei que tivesse esse tipo de ‘coisa’ aqui na cidade, porque estou com 54 anos e nunca tinha visto”.

Diferente dos moradores que estavam apoiavam, o comércio palmarino fechou suas portas. Temiam uma reação negativa por parte dos estudantes. O que não aconteceu. Desde o início até o final todos seguiam de forma pacífica. Nenhum ato de vandalismo foi registrado.  Aos poucos, após a passagem da manifestação o comércio foi abrindo as portas.

A cada parada os organizadores iam orientando e repassando suas as reivindicações. O servidor público Zema, organizador do movimento, disse que “O resultando foi positivo. As pessoas saíram às ruas e contribuíram com suas reivindicações”.

Para Zema mesmo a reunião com o prefeito Beto Baía ficando pra amanhã tem o seu lado positivo, pois mostra que há o interesse por parte do gestor em dialogar com o povo. Ele irá receber uma comissão formada por cinco pessoas. 

Durante toda a caminhada os locutores das três rádios de União iam entrevistando as pessoas e fazendo flashs ao vivo. Vale lembrar que havia uma grande quantidade de crianças participando da manifestação. Muitas estavam com cartazes. Isso é sinal de que a família palmarina anda atenta aos problemas da cidade e quer as melhorias necessárias.    

 
 
Fotos: Leinne Marques, Lucas Genysson e Eliana Neves