Pages

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Manoel Joaquim: o piauiense mais palmarino que conheço Por Franco Maciel

Filho de Joaquim Ferreira dos Santos e Josefina Teles de Menezes (In Memoriam), esse da foto é Manoel Joaquim Ferreira, conhecido popularmente como Neguinho, que nasceu em Fronteiras, pequeno município do sertão do Estado do Piauí, no dia 04 de setembro de 1949.

Manoel Joaquim é irmão mais velho de nove irmãos ( Fatima Teles (Nena), Jusa Teles, Neta Jesus, Francisco Msroo, (Tiquinho), Socorro, Zezinho, Cecê e Raimundo), e, como ele mesmo diz, nunca gostou de estudar. Aprendeu somente o básico, ler, somar, subtrair, enfim, o básico, mas pra vencer a infância difícil que teve, pra sair da roça, precisava "ganhar chão" e sair de sua terra natal.

Bom negociante desde pequeno, tornou-se vendedor, e passou a vender suas mercadorias de "porta a porta". Andou por muitos lugares e acabou chegando em Alagoas, onde morou na capital Maceió. Inclusive, foi nessa fase que ficou conhecido como "Neguinho da Prestação".

Neguinho vendia suas mercadorias por todo o Estado, sendo que foi em uma dessas andanças pelo interior alagoano que passou por União dos Palmares e conheceu a jovem Edluze Carvalho, palmarina da Várzea Grande, filha de Maria José de Carvalho e Eufrásio Rodrigues de Lemos, com quem casou-se, aos 26 anos, em 06 de fevereiro de 1975.

Desta união com Edluze, que este ano completou 38 anos, ou seja, Bodas de Carvalho, nasceram Janaina Kelly (22/08/1976), Herolane Lanyal (10/01/1978), Fabio Kildare (28/10/1979) e Franco Maciel (27/07/1983).

Em União dos Palmares, Neguinho tornou-se comerciante e proprietário da Kildary Confecções, uma das lojas mais tradicionais do município, que conta com mais de 30 anos de funcionamento, na Praça Antenor Uchôa, centro da Cidade.

Atualmente, com 64 anos, o piauiense Manoel Joaquim Ferreira, marido de Edluze; pai de Janaina, Herolane, Fábio e Franco; e avô de Kauany Mikaelly e Alexia Gianne; que sempre prezou pela honestidade, ética, respeito e humildade, nada mais é do que uma das reservas morais de União dos Palmares, município onde casou, formou família e que, segundo ele, não pretende sair nem tão cedo.

Manoel Joaquim e família

Convite


Convite

Campanha: Seja mais um papai ou mamãe Noel!

Convite


19/12 – Auto de Natal (cantata e folguedos)
Local: Distrito Rocha Cavalcante – 19:00 horas

20/12 – Auto de Natal (cantata e folguedos)
Local: Bairro Sagrada Família – 19:00 horas