A criatividade faz com que a pessoa produza um maior número de ideias, pontos de vistas, hipóteses, soluções, opiniões originais e eficazes do que as demais pessoas, num espaço de tempo mais curto. Confira as 8 barreiras da criatividade:

Falta de tempo - Para ter ideia.

Falta de referência - Quem é criativo na nossa equipe?

Conformismo – Time que está ganhando não se mexe.

Insegurança – Medo de expor suas ideias que podem ser importantíssimas.

Medo do ridículo – Falar sem policiamento. Falar sem se preocupar com o quê as outras pessoas vão pensar.

Tradição – O discurso do: faço isso há dez anos (resistência à mudanças)

Autoridade – Aqui quem manda sou eu; questão de hierarquia, imposição do chefe.

Ciúme – Clima de vencedor e perdedor. Não vou falar por que só aceitam as ideias dele.

Nem sempre, com a correria do dia dia, somos estimulados a parar para pensar em inovação, a criar algo que possa melhorar nossa qualidade de vida. Precisamos de referências, exemplos de pessoas criativas, para desenvolver a capacidade das pessoas a se engajarem como autoras das suas próprias criações.

Não podemos ser dominados pelo medo ou pela insegurança. Deixar a inteligência criativa fluir é fundamental, sem a preocupação de pensar o que as pessoas vão pensar, a dica é não ter vergonha. Quebre a tradição, não tenha aversão a mudanças, o importante é ser ousado quando o assunto é criatividade.

Mesmo no local de seu trabalho, esteja rodeado de imposição de regras, a questão de inovação hoje em dia nas grandes empresas é bem vista, desde que bem expressada, pode servir como um ponto de melhoria para o seu desempenho como profissional.

Expresse sua ideia de forma ética, prática e eficiente, a perspectiva de um funcionário que gera oportunidade de soluções criativas para problemas na empresa gera grande reconhecimento, sendo essa sua grande recompensa, por acreditar estar participando dos processos decisórios de alguma forma.

Como dizia Einstein... "A criatividade é a inteligência se divertindo". Então, desenvolva sua criatividade, estimule sua inteligência da melhor forma possível. #estudo #Negócios #Comportamento