Pages

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Lar Menino Jesus de Praga tem infraestrutura para receber 130 crianças, mas está fechado



Estive visitando o Lar Menino Jesus de Praga, que fica no Bairro Sagrada Família (Mutirão), aqui em União dos Palmares. A instituição está  fechada devidos ao repasse dos recursos que não estão sendo feitos pela prefeitura do município, que tem parceria com o governo japonês.

Localizado num dos bairros mais pobres da cidade, a creche tem uma das melhores infraestruturas aqui na cidade; os projetos acontecem graças as atividades de voluntários como Pedro Alves da Silva e outros. A instituição se tornou ponto positivo na autoestima da população do bairro.

Fechada desde o dia 6 de novembro de 2013, o valor mensal de gastos na instituição é de R$ 9.924, para cuidar de 130 crianças. O convênio com os representantes japoneses, responsáveis pela construção do prédio, foi firmado na administração do ex-prefeito Areski Freitas Júnior (Kil). Antes desse valor o lar tinha um convênio R$ 2.600, mês, desde 1995, mas o número de bebês e crianças era menor, algo em torno de 30.

Segundo Pedro da Creche, como é conhecido, o responsável pela instituição, a unidade foi reinaugurada agora em fevereiro: a creche com uma reforma e ampliação. 

Pedro explica que a creche tem uma pessoa para manter o prédio limpo e duas vezes na semana para abrir e orientar os pais que estão ansiosos para que seus filhos voltem a frequentar a casa. Ele disse que a necessidade das mães deixarem os filhos no local é muito grande.

“Temos aqui no bairro crianças de cinco anos tomando conta de outras menores, já que a mãe precisar trabalhar, ir ao comércio ou viajar", observa. O bairro Sagrada Família tem uma média de 927; isso chega a um total de nove mil habitantes.

Natural de Juazeiro do Norte, no Ceará, onde saiu com 19 anos e foi morar em São Paulo, Pedro da Creche desembarcou em União dos Palmares em 1990,  "época difícil divido a enchente de 1989", diz. 

Nesse mesmo ano ele conta que começou a trabalhar como voluntário da Organização Mirim, já que a mesma tinha demitido os funcionários devido a crise no município. Mesmo com as experiências no Sudeste a situação da instituição era precária. "Começamos nossos trabalhos com uma equipe de voluntários muito boa, fora o apoio de Padre Donald", disse. Pedro Alves informa que ficou cinco anos na Organização Mirim.

Antes de ir coordenar os trabalhos no Lar Menino Jesus de Praga, no Loteamento Santa Maria Madalena, instituição filantrópica com dinheiro vindo da Alemanha, o cearense foi desenvolver trabalhos com crianças que moravam com os pais no HGU, onde o hospital estava desativado e muitos famílias moravam lá. Junto com um grupo de vicentinos começaram a fazer trabalhos de assistência às crianças e às famílias delas.  

Em 2004 saiu do Lar Jesus Menino de Praga, no Loteamento Santa Maria Madalena, para fundar a nova instituição no Bairro Sagrada Família (Mutirão). Quando o lar estiver funcionando vai oferecer no local os serviços de: berçário, oficinas de corte e costura, oficinas de impressão de bonés, camisetas, canecas, confecções de fraldas destacável e geriátrica e os cursos de culinária (as sextas feira para as mães) e computação para os jovens.  

Entusiasmado, Pedro Alves diz que quando a creche tiver estruturada, com assistente social, educadores infantis, instrutores das oficinas, a parte administrativa, cozinheira, vigia, serviços gerais e a capacitação das mães e dos jovens, ele reforça que vai gerar emprego para nossa sociedade e muitos já terão seus irmãos menores assistidos na instituição.

Casado com Maria do Socorro, o casal tem cinco filhos, sendo um pré-adolescente de 11 anos, que foi adotado pela família. "O Edson sempre foi muito apegado à minha família e como estava para ser adotado, decidimos legalmente criar essa criança", disse.

União dos Palmares tem hoje 11 instituições filantrópicas em atividades no município: o Lar Menino Jesus de Praga só vem somar e dar uma qualidade de vida para as crianças palmarinas. Vamos reabri-la!!!
  
Lembrando que você leitor/amigo pode entrar em contato comigo através do Facebook, AQUI na comunidade do blog e AQUI, onde vocês encontram conteúdo exclusivo e, ainda, pode me seguir no Twitter no @jmarcelofotos

União dos Palmares resgatará o carnaval de rua em 2014

Nesta quinta-feira (20), a comissão organizadora do carnaval 2014 de União dos Palmares participou de uma reunião na prefeitura municipal para tratar da programação desta festa.

O festejo carnavalesco este ano será realizado entre os dias 01 a 04 de março, e contará com uma programação artística e cultural em nossa cidade, com interesse de resgatar a tradições dos antigos carnavais.

O carnaval é a festa popular mais celebrada no Brasil e que, ao longo do tempo, tornou-se elemento da cultura nacional. Porém, o carnaval não é uma invenção brasileira nem tampouco realizado apenas neste país. A História do Carnaval remonta à Antiguidade, tanto na Mesopotâmia quanto na Grécia e em Roma. A palavra carnaval é originária do latim, carnis levale, cujo significado é retirar a carne.

Participaram da reunião a secretária de cultura, Genisete Lucena, a secretária turismo, Jacineide Maia, o superintendente as SMTT, Givaldo Vicente, o secretário de comunicação, Hermes Marques, e diretor de planejamento, Francisco Viana,

PROGRAMAÇÃO:

Sábado 01/03/2014 às 15h - Bloco as Frangas da Madrugada/ Bloco Alto do Cruzeiro/Bloco Futuca.

Domingo 02/03/2014 às 15h – Escola de Samba Império Negro/ Bloco O Diretoria/ Bloco da Gostosinha.

Segunda-feira 03/03/2014 às 15h em Rocha Cavalcante – Missinho/Escola de Samba Império Negro/ Orquestra de ruas.


Terça-feira 04/03/2014 às 15h – Bandas de Frevo/ As Frangas da Madrugada (Concentração no Bairro Roberto Correia de Araújo em direção a Rua Presiliano Sarmento - Em frente à AABB)

Por: Natally Tenório – Secom/PMUP
 
Lembrando que você leitor/amigo pode entrar em contato comigo através do Facebook, AQUI na comunidade do blog e AQUI, onde vocês encontram conteúdo exclusivo e, ainda, pode me seguir no Twitter no @jmarcelofotos

Celebridades com os palmarinos

Yolanda Alves e Padre Fábio de Melo

Diana Sarmento com o cantor Arnaldo Antunes

Lembrando que você leitor/amigo pode entrar em contato comigo através do Facebook, AQUI na comunidade do blog e AQUI, onde vocês encontram conteúdo exclusivo e, ainda, pode me seguir no Twitter no @jmarcelofotos