Pages

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

"Sinto saudades dos carnavais de antigamente" Leonardo Sarmento


"Eu tava lá pequenininho levado por meu pai. Eu sou novo, mas lembro como era o carnaval antigamente é por isso que eu gosto de carnaval" disse Leonardo Sarmento, hoje com 24 anos, sobre os antigos carnavais de União dos Palmares. Ele ainda lembra do pai, o radialista Silvio Sarmento, fantasiado de "bobo", um grande folião.

Há 13 anos surgiu o bloco A Franga da Madrugada, que saia às 03h da manhã, criado por Silvio Sarmento. Com todos os homens vestidos de mulher eles saim de casa em casa acordando os amigos para pular carnaval e beber. No primeiro carnaval apenas 15 amigos numa Kombi desfilaram. Hoje, depois de muitas casas invadidas, o bloco é o mais popular da cidade e toma as ruas cheio de irreverência e de belas "moças".

Leonardo Sarmento comanda A Franga da Madrugada desde 2007. Um dos pontos fortes do desfile é o "A Franga do Ano", disputado por homens vestidos de mulheres da cidade e de outros municípios de Alagoas. Segundo o organizador durante o concurso todos ficam ligados nas fantasias e coreografias dos participantes.

A festa esse ano ainda não está definida. Léo teve uma reunião com a secretária de cultura, Genisete Sarmento, e entregou em suas mãos o projeto desse ano. Ele acrescenta, "o bloco é para família. Lá você encontra senhoras, crianças, jovens e trabalhadores. Não temos brigas no carnaval da franga e não temos lucro". Depois do carnaval a franga fica no quintal coberta em uma casinha só dela. 

O certo mesmo é que hoje A Franga da Madrugada estará desfilando o seu brilho com os blocos Os + Xattos e GM3 Cerveja & Cia, de União dos Palmares. A banda BoraBora é quem vai arrastar os foliões da cidade e região pelas ruas palmarinas. O organizador diz que o carnaval de União não pode perder a sua tradição, seja com a franga ou com o "relógio" na Praça Basiliano Sarmento.


A concentradão será às 18h, em frente o Posto Palmares, na Av. João Lyra Filho, com o cantor Missinho. Às 21h a banda BaraBora puxa o desfile pela avenida Antônio Gomes de Barros, passa pela ruas Marechal Deodoro e XV de Novembro e termina na Av. Monsenhor Clóvis Duarte. O preço da camisa/abadá é de 20 reais.