Pages

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Convite Muquém: Nossa Cultura, Nossas Raízes

Click para ver maior

CAPS Realiza Palestra Para Pacientes e Familiares no Mês da Consciência Negra


O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Aristeu Gomes de Albuquerque, de União dos Palmares, está realizando a 1ª Semana de Comemoração da Consciência Negra. De acordo com o coordenador do centro, Artur Filho, essas atividades são para aproximar os pacientes e a sociedade palmarina.

Ontem na abertura foi realizada uma palestra com Sérgio Rogério, graduado em Letras pela UNEAL e secretário da instituição. Sérgio explanou sobre a cultura palmarina, que é conhecida no mundo todo. Estiveram presentes pacientes, familiares, funcionários e convidados.

Sérgio, que faz parte da equipe do Programa Mesa Z, disse ao blog que estava preocupado como seria a palestra, já que teria que encontrar um tom para a conversa, visto que além dos pacientes estariam outras pessoas.

No final da apresentação todos que estavam no local elogiaram o palestrante, para a psicopedagoga Rozelane Tenório, o encontro naquela tarde foi proveitoso para os presentes. Em sua fala, mencionou que aprendeu também, como no exemplo que a rua do Jatobá foi a primeira rua da cidade.

"Começamos nosso evento com o pé direito com essa palestra" disse o professor e terapeuta ocupacional Artur Filho, que já tinha trabalhado com Sérgio no Colégio Carlos Gomes onde leciona biologia. Artur disse que ele foi feliz até nas escolhas das fotos, pois ajudou na compreensão do conteúdo abordado.

Depois da palestra, Sérgio Rogério recebeu um brinde produzido pelos pacientes e juntos com os demais saboreou o lanche oferecido pelos organizadores.







ARTETERAPIA NO CAPS

O projeto do CAPS terá continuação hoje com um Bazar. Os produtos oferecidos para a população foram feitos pelos pacientes do CAPS, durante as oficinas terapêuticas da artesã Suzana Espíndola, e tambem adquiridos através de algumas doações.

Suzana disse que era uma pena não ter sido feitas fotos com os pacientes fazendo suas artes, da qual eles têm o maior amor em fazer. Ela adora trabalhar com eles, para Suzana é a coisa mais maravilha que existe.

Na opinião de Suzana muitos são tristes e quando começam a desempenhar seus trabalhos logo mudam de humor. Ela complementou dizendo que eles sabem o quanto são respeitados lá no CAPS tudo que será exposto hoje será uma grande alegria para os pacientes.

Formada em arteterapia e trabalhando no CAPS a seis anos, Suzana que é apaixonada por trabalhar com materiais recicláveis, foi pioneira em União a fazer trabalhos com a fibra da bananeira e outras fibra naturais. Fazendo cursos em Maceió, Recife e São Paulo, Suzana diz que ama seu trabalho.

Os produtos confeccionados no CAPS tem como referência datas comemorativas. Por esse motivo os produtos nesse mês são em homenagens os líderes negros, que viveram na Serra da Barriga. A parceria que vem mantendo com a coordenação do CAPS vem dinamizando mais as atividades oferecidas.

Suzana ressalta que os profissionais que trabalham com artesanato aqui no município são os maiores e melhores artistas dessa cidade, mas precisam ser valorizados pela população.

Parabéns Sérgio Rogério


Conhecia Serginho apenas "de vista" há um tempo, aqui na cidade. A nossa primeira aproximação foi bem complicada. Ele estudava com meu irmão José Maria (Zema) e recebeu uns dvds meus emprestados sem minha autorização e logo depois quando o encontrei na rua perguntei pelos objetos e ele disse a seguinte frase "eu emprestei os dvds a outra pessoa" e foi embora.

Logo depois meu irmão pegou os dvds e quando a gente se encontrava na rua saia um sonoro "oi" logo depois vimos que tínhamos amigos em comum e tudo ficou bem. Em 2006, eu e Sérgio passamos no vestibular da UNEAL. Eu pra Geografia e ele Letras.

Nos corredores, durante nossas conversas nos intervalos, eu ficava admirado pelo seu engajamento nos mais diversos movimentos sociais. Fora isso, ainda era um dos pioneiros em ir às sessões da Câmara Municipal, para participar ativamente da política em União dos Palmares.

Quando fui chamado pelo radialista Silvio Sarmento, para fazer parte do programa Mesa Z, na Rádio Zumbi FM, fiquei feliz, pois Sérgio já fazia parte do elenco da rádio.

Brinco sempre com Sérgio, que está na lista dos meus melhores amigos. Ele sabe o quanto gosto e admiro ele. Rio muito com ele e recebo mais conselhos também, seja pessoalmente, nas redes sociais ou por telefone.

Serginho, obrigado por tudo... Feliz aniversário!!!

José Marcelo

Gostaria de PARABENIZAR e desejar um Feliz Aniversário a essa pessoa maravilhosa, simples e amigo que é o SÉRGIO ROGÉRIO... Rogo a Deus que o faça mais feliz e realizado em toda a sua trajetória de vida!! Que outros niver venham para você meu querido amigo das coisas sérias e das resenhas também, Óbvio!!

Carlos Senna