Pages

terça-feira, 7 de junho de 2016

Bem-Vindo ao Distrito de Rocha Cavalcante

As belas imagens dessa postagem são do fotógrafo Shu Peng Fon, da estudante Pei Shung Fon e de Itla Marinho que residem em Maceió. As fotos estão no Instagram deles.

O distrito de Rocha Cavalcante, fica na zona rural e faz parte do município de União dos Palmares, também conhecido como Barra do Canhoto por causa do Rio Canhoto. Toda minha família é natural do lugar, por isso  tanto carinho pelo povoado. Nas fotos retratados pelos jovens dá para contemplar as belezas naturais do lugar e perceber o quanto o povoado é pacato.

Em umas das legendas a jovem escreve: "O lugar é lindo... Mas não tem nenhum sinal de celular. Se eu voltaria? Sim!!". 

Realmente, o sinal de celular ainda é deficiente no distrito. Transporte para ir e voltar só em horas marcadas e, até a feira livre vive seus piores tempos, hoje não passa de duas horas de duração ocupando apenas a rua principal.

A origem do povoado se deu com o surgimento da Fazenda Guanabara de propriedade dos irmãos Rocha Cavalcanti (com i), que eram os maiores criadores/vendedores de gado nelore do Nordeste. 

O nome Rocha Cavalcante é uma homenagem a um dos homens mais rico de sua época. A Escola Estadual Rocha Cavalcanti foi ele quem mandou construir. Esse prédio é considerado pelos palmarinos o mais belo da cidade.

Cercadas de morros o lugar mostra um pouco de seus encantos aos visitantes "além de que ainda há muito morro para se descobrir" disse Shu Peng Fon. Além dos morros, do verde, o visitante pode conhecer alguns riachos de água cristalina que dessem dos morros e abastecem as casas do povoado.

Itla Marinho, neto de Biu da Barra ex-prefeito de União dos Palmares,  passou boa parte de sua infância em Rocha Cavalcante e também declara seu amor ao lugar em fotos e poesia.

Vida longa para esse pedacinho de terra querido por todos!


Minhas memórias de Rocha Cavalcante nas postagens abaixo:

Saudade das viagens de trem... AQUI

Hoje é Dia do Circo! AQUI

Crianças Brincam de Pular da Ponte do Rio Canhoto em Rocha Cavalcante AQUI