Pages

segunda-feira, 12 de novembro de 2018

Estudantes da rede pública participam do Passeio Cultural na Serra da Barriga


A cada 20 de novembro o Brasil comemora o Dia Nacional da Consciência Negra.

Alunos do ensino fundamental II das escolas públicas de União dos Palmares estiveram hoje, dia 12, no Platô da Serra da Serra participando do Passeio Cultural promovido pela Semed. Nesta segunda-feira foi a vez das instituições Antonio Gomes de Barros (Rocha Cavalcante), Joaquim Gomes de Araújo (Várzea Grande), Salomé da Rocha Barros (Bairro Roberto Correia de Araújo). 

A aula de campo especial na Serra da Barriga faz parte das comemorações que o município de União está desenvolvendo para homenagear Zumbi dos Palmares e demais líderes que comandaram por mais de um século o Quilombo dos Palmares. 

Acompanhados da técnica da Semed Elizabethe Oliveira, dos guias de turismos Jildaldo da Silva (Mano Gill) e Carlos Manoel e seus respectivos professores e coordenadores a visita in loco, complementou as discussões que vêm acontecendo em sala de aula a respeito do negro na sociedade, do racismo, do preconceito e principalmente da história do surgimento do quilombo. 

No calendário escolar palmarino as escolas desenvolvem projetos afros para serem apresentados pelos alunos e para que os mesmos entendam a questão do respeito ao próximo e possa no seu ambiente escolar ou não ajudar quem estar passando por bullying.  

A Serra da Barriga recebeu o título de Patrimônio Cultural do Mercosul em 2017, sua reputação global só reforça a importância desse tesouro que fica situada em nossa cidade. Deslumbrados com ponto turístico mais famoso de União dos Palmares, os alunos aproveitaram para fotografar os espaços que já vêm acompanhados com placas informativas. 

O Quilombo dos Palmares foi o maior, mais duradouro e mais organizado quilombo de negros o local morou mais de 30 mil escravizados. Era considerado por muitos um “pedacinho da sua África”, onde poderiam voltar a viver livres, cultivando a terra e repartindo com os irmãos negros, indígenas e brancos pobres.  

Viva Zumbi dos Palmares!!!