Pages

segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Resenha do Curta Metragem O Xadrez das Cores


O documentário nacional O Xadrez das Cores é uma produção filmada em 2004 pelo diretor Marco Schiavan. O tema aborda o racismo praticado por uma senhora que, por não conhecer algo, prefere hostilizar por medo.

A personagem principal se chama Cida, uma batalhadora empregada doméstica e negra, como ela, muitos sofrem na pele todos os dias diversas formas e tipos de preconceitos.

A patroa, “Dona” Maria, é uma idosa doente e solitária que traz consigo o ódio por pessoas de cor e carentes. Mesmo na companhia zelosa da cuidadora, onde a mesma oferece o melhor do seu serviço, a funcionária não cansa de ser maltratada pela patroa.

O enredo da obra mostra momentos vividos por Cida, como: ser discriminada, vivenciar a violência sofrida pelo filho, ter subemprego, escutar piadas, sentir a segregação dela e dos vizinhos, entre tantas formas de desprezo.

O drama venceu vários prêmios em festivais de cinema e poderia ser feito em outros espaços geográficos do Brasil, como nas instituições de ensino onde alunados negros sofrem culturalmente REJEIÇÃO no cotidiano das escolas.

O cabelo crespo, o nariz grande, os lábios grossos, a cor e a roupa simples são motivos para deboches que os profissionais da Educação têm que estar atentos para corrigir e punir. 

Porém, o curta-metragem passa a reflexão que se a pessoa for forte e determinada, ela pode virar “o jogo do xadrez” para seu lado. Para isso, ela precisa ter amor próprio, foco em estudar e transmitir seus conhecimentos para os demais, por exemplo, numa cena do filme, a protagonista ensina os meninos da rua a jogar xadrez.


Com sua consciência e determinação, Cida deu a volta por cima e fez “Dona” Maria reconhecer que, apesar da sua cor, ela é inteligente e humana. Por sua vez, a funcionária branca tinha por ela apenas o amor pelo salário que recebia no final do mês.

José Marcelo Pereira da Silva
Professor