Pages

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

A Redenção de Cam Por Márcia Susana


Este quadro foi produzido pelo pintor espanhol Modestro Broccos em 1895, e encontra-se no Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro.

Para entender o título dado ao quadro precisamos conhecer um pouco das histórias bíblicas, em especial, quem foi e o que aconteceu com Cam.

Etimologicamente, Cam é mencionado no livro de Gênesis como filho de Noé, irmão de Sem e Jafé, que após o dilúvio mudou para o sudeste da África e proximidades do Oriente Médio, assim, os habitantes dessas localidades são mencionados como descendentes de Cam.

A história conta ainda que após o fim do dilúvio, Cam encontrou Noé embriagado e em total nudez, e ao invés de cobri-lo, zombou de seu pai contando o fato a seus irmãos. Ao acordar, Noé soube do acontecido e o amaldiçoou, bem como a toda sua descendência, referindo-se a ele como o "servo dos servos", e serviria como escravo, inclusive aos dois irmãos.

Esta história deu origem a crença popular de que os descendentes de Cam seriam os povos de pele escura de algumas regiões da África e do Oriente Médio, e foi utilizada por muito tempo como argumento de teóricos e mercadores para justificar a escravidão, principalmente no período colonial. Desta forma, teria sido o pecado de Cam, o causador da escravidão, apresentada como punição divina aos seus descendentes, justificando inclusive, a escravidão dos povos africanos trazidos para o Brasil.

Na obra é retratada as três gerações de uma mesma família, em frente a uma habitação. Identificamos facilmente a avó negra, a mãe mulata, e a criança, claramente com fenotipo branca, herdado do pai, também branco.

A matriarca da família retrata a ânsia das elites brasileiras pelo embranquecimento da população no início do século passado. A mulher emocionada ergue as mãos aos céus, em gesto de agradecimento pela "redenção", através do nascimento do neto branco, que não herda por meio da cor, as angústias e perdas decorrentes de um passado escravocrata.

O quadro foi citado por João Batista Lacerda no I Congresso Internacional das raças, realizado em julho de 1911. Em sua tese, Lacerda apresentou que “o Brasil mestiço de hoje tem no branqueamento em um século sua perspectiva, saída e solução”, pois desde final do Séc. XIX que o Brasil era visto como uma sociedade de raças cruzadas, e a miscigenação tão evidente, foi divulgada pela biologia como fenômeno de degenerescência.

A tese de Lacerda aliada as teorias raciológicas brasileiras influenciou vários autores, dentre eles, Silvio Romero, Nina Rodrigues, Oliveira Vianna, Artur Ramos, Euclides da Cunha, Monteiro Lobato, e forneceu a sutentabilidade necessária a implantação da política do branqueamento, pautada no racismo científico.

Isso mesmo, o racismo já foi ciência, pois em meados do século XIX (1853) o Conde francês Joseph Arthur de Gobineau publicou seu "Essai sur l'inégalité des races humaines" (Ensaio Sobre a Desigualdade das Raças Humanas). Gobineau via o Brasil como um país "sem futuro" devido a grande quantidades de pretos e miscigenados, e defendia que o país precisava "branquear" (se livrar dos negros).

Desta forma, o racismo no Brasil foi um processo inventado e mantido pela elite branca que perversamente apresentava a população branca como padrão de referência de uma espécie através da apropriação simbólica que instituiu a supremacia econômica, política e social de uma parcela da população brasileira, parcela esta, que nós por meio dos ditos padrões de referência legitimamos até os dias atuais.

Blog Marcia Susana

União dos Palmares Promove Encontro Empresarial Por Valderi Melo










A Semana do Empreendedor Palmarino, uma iniciativa da prefeitura de União dos Palmares e do Sebrae por meio da Sala do Empreendedor, que funciona na Secretaria Municipal de Indústria e Comércio. O encontro possibilitará palestras, cursos, encontros e shows com o objetivo de dinamizar e incentivar a formalização dos micros, pequenos e grandes empresários da cidade.

Além de formalizar novos negócios, a expectativa ainda é atrair a atenção dos empreendedores sobre as novas ferramentas para o crescimento do negócio. “Essa é a grande preocupação do município. O crescimento de todos e a participação de todos é de fundamental importância. Nossa cidade passou por muitos problemas e vencemos juntos, agora para ganhar precisamos fazer isso juntos também”, disse Kil na abertura do evento.

“Estamos fazendo o possível para que nossa cidade cresça, estamos recebendo grandes investimentos, uma rede de concessionária está sendo instalada na cidade, a rede Walmart também já está iniciando a construção da rede Todo Dia, o Bradesco está montando sua nova agência na cidade e tudo isso é reflexo de uma administração séria e comprometida com o sucesso e o crescimento de nossa cidade e de nosso povo”, acrescentou o prefeito.

Para o vice-prefeito Adeildo Sotero, um dos comerciantes mais antigos do município, “a união dos varejistas, lojistas e comerciantes resultará numa grande movimentação financeira na cidade”. “A parceria do Sebrae, Senac e prefeitura tem trazido grandes benefícios para União e já estamos trabalhando em cima das festividades e promoções de final de ano. O Kil e os sindicatos estão elaborando um projeto de natal que irá ofertar vários prêmios para aumentar a venda de nosso comércio quem sai ganhando com isso é o município”, disse Sotero.

A consultora do Sebrae de Alagoas, Elizabeth Monteiro conversou com os presentes e explicou a proposta de toda a programação que foi realizada durante todo o dia no auditório da prefeitura. Ela convidou ainda a todos para assistirem a programação desta quinta-feira, 15, que será na Praça Basiliano Sarmento e terá como atração o humorista palmarino e conhecido nacionalmente Marlon Rossy que fará o show “Meu negócio, minha alegria”.

Estiveram presentes ainda ao evento o secretário Elson Davi (Cultura), Edjane Sarmento (Banco do Brasil), Alencar (Caixa Econômica), Neide Mitomari (Sala do Empreendedor), Marcos Lobo (Dir. Administrativo), os empresários Jó Cemar Assuncão e Zé Pezão, entre outros.

Fonte Secom

Parabéns Deby Atalita !!!

Feliz Aniversário Amigona.

Cine Cultura Apresenta...


Click Para Visualizar Melhor