Pages

segunda-feira, 24 de abril de 2017

"Eu não trocaria a minha tranquilidade do Sítio Esfrega Folha por um lugar movimento de carros e cheio de pessoas" Por Jaires de Moura

É bom morar no sitio porque temos tranquilidade e tudo é calmo. E ainda temos o privilégio de ver o sol nascer que é uma maravilha, ver uma mistura de cores quando o sol está se pondo, fica parecendo um jogo de luzes com muitos tons de amarelo, laranja, rosa entre outras cores. Depois, vê-lo sumindo aos poucos. 

Posteriormente, vemos as estrelas, longe das luzes da cidade vemos o brilho delas ficar intenso e cria um brilho mais forte. Na cidade não podemos apreciar essa maravilha porque as luzes das lâmpadas ofuscam o brilho das estrelas e não dá pra se ver.

Viver na zona rural é enfrentar grandes dificuldades, mas a força de vontade é maior. Andarmos a pé quando chove. Moro no sítio Esfrega Folha, onde a estrada é péssima até no verão, no inverno é ainda pior, não vamos para o sítio porque o carro fica embaixo no Distrito do Timbó, quando o tempo está melhor o transporte ainda sobe.

Porém, sem essa situação é melhor morar aqui porque temos sossego, a paz que sentimos e ainda estamos livres da poluição (visual, sonora e atmosférica) das cidades. Aqui nós respiramos um ar puro sem os micro organismos que trazem doenças, as enfermidades trazidas pelos poluentes das chaminés que é uma das maiores causas de morte no mundo moderno, por exemplo, a China onde morrem um número elevados de pessoas.

Mas tirando essa dificuldade que enfrentamos todos os dias, eu não trocaria a minha tranquilidade por um lugar que é movimento cheio de pessoas andando prá lá e prá cá.

Jaires de Moura Ferreira da Silva, aluna do 8 Ano "A", da Escola Municipal Dr. Antonio Gomes de Barros.   

Leia também o texto