Pages

domingo, 7 de julho de 2013

Conheça o blog do jornalista palmarino Davi Soares

Nesta primeira publicação, me apresento já pedindo paciência aos internautas pelos possíveis equívocos nesta nova relação que buscarei com o Jornalismo, por meio de um blog pessoal. Sou Davi Correia Soares, 32 anos hoje, jornalista formado pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), com registro profissional nº 955-MTE/AL. Conterrâneo de Zumbi dos Palmares e de Jorge de Lima, exemplos de coragem e talento que eu gostaria de ter, escrevo sobre política em Alagoas, desde o ano 2007, em jornal impresso de circulação diária, ao qual este blog não está vinculado.
 
Ciente de que meus estudos foram bancados pelo imposto suado do trabalhador brasileiro e alagoano, neste espaço, cultivarei o compromisso com a informação de interesse público, com o relacionamento estritamente profissional com as fontes e com a busca pela utilidade social do Jornalismo e pela qualidade da informação.

As reportagens, matérias e artigos de opinião publicados no Sonar Alagoas foram elaborados com ferramentas próprias, neste domínio de minha propriedade, e fora do meu expediente de trabalho assalariado, independentemente do horário em que foram publicados, como a tecnologia permite. 

Pouparei o leitor de uma fotografia minha. O motivo é o entendimento de que a divulgação de minha imagem pode atrapalhar futuras apurações como repórter, em ocasiões em que é preciso discrição para se ter acesso a informações dificilmente repassadas a um jornalista.

Por razões óbvias, para quem conhece meu comportamento e minhas ideologias, o Sonar Alagoas não tem nem terá o papel de promover esta ou aquela corrente política, seja dominante ou minoritária. Nem tratará de assuntos que envolvam o juízo de valor da vida política, empresarial ou pessoal de meus empregadores, que me pagam em dia por trabalho honesto. Portanto, entendo que eu não seria correto se os agredisse, tampouco eu seria digno se os bajulasse neste espaço. E provocações a este respeito serão ignoradas.

Para o leitor, que um dia espero chamá-lo no plural de leitores, o espaço de comentários será facultado, se ele quiser contribuir com críticas ou informações sobre os temas tratados, sem ataques pessoais… Por mais que eu ou personagens dos posts provoquem esta atitude, aconselho procurar o Ministério Público ou o Poder Judiciário.

Por fim, convido colegas jornalistas e cidadãos à seguinte reflexão sobre o pensamento dos teóricos americanos Bill Kovach e Tom Rosentiel, que passaram três anos ouvindo jornalistas e cidadãos e estudando a história do jornalismo nos Estados Unidos. Eles produziram uma descrição da teoria e cultura do jornalismo, que poderia ser aplicada para a realidade brasileira e alagoana. Mas resultaria em inevitáveis demissões. O estudo da dupla resultou na criação de princípios fundamentais que os jornalistas deveriam praticar e os cidadãos exigir.

São os Elementos do Jornalismo [KOVACH, Bill & ROSENTIEL, Tom. 2003, pp. 22-23], que utilizei em meu trabalho de conclusão de curso (TCC), em 2005, e reproduzo a seguir:
  • A finalidade do jornalismo é fornecer aos cidadãos as informações de que necessitam para serem livres e se autogovernar
  • A primeira obrigação do jornalismo é com a verdade
  • A primeira lealdade do jornalismo é com os cidadãos
  • A essência do jornalismo é a disciplina da verificação
  • Os jornalistas devem manter independência daqueles a quem cobrem
  • Os jornalistas devem ser como um monitor independente do poder
  • O jornalismo deve promover um fórum para a crítica e o comentário público
  • Os jornalistas devem apresentar o que é significativo de forma interessante e consciente
  • Os jornalistas devem apresentar as notícias de forma proporcional e compreensível
  • Jornalistas têm uma obrigação com sua consciência
Para a estreia do Sonar, preparei uma reportagem especial sobre os bastidores de um provável duplo escândalo na Assembleia Legislativa de Alagoas. Mas apesar de querer trazer pelo menos uma publicação de fôlego por semana, peço que o internauta não exija tanto de mim, que tenho uma vida atribulada no cotidiano. A assiduidade dos posts é meu desafio maior. Mas vou encarar!