Pages

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Câmara de União dos Palmares proíbe gravação das sessões plenárias


Uma suposta cópia de ofício contendo uma portaria publicada pela Câmara de Vereadores da cidade de União dos Palmares, circula pelas redes sociais e repercute com bastante polêmica na cidade. Isto porque no ofício contém uma determinação da mesa diretora da casa que proíbe a gravação das sessões plenárias por qualquer cidadão, sem a devida autorização da mesa diretora. A Medida foi considerada arbitrária por vários internautas.

Considerando, a possibilidade de se ‘denegrir’ a imagem da casa de leis de União, a tal determinação foi publicada, mas não foi apresentado mais outro motivo que levou a egrégia de leis, a tomar tal decisão.

De 06 de junho de 2014, a portaria Nº09/2014, prevê no Artigo 1º o seguinte item: “Fica a partir desta data, PROIBIDO COLOCAR QUALQUER APARELHO DE GRAVAÇÃO no setor de áudio que promove a gravação das Sessões Plenárias desta casa “. No 2º artigo diz: “Qualquer pedido de cópia das gravações das Sessões desta casa deverá ser solicitado à mesa Diretora, na forma da lei”. E no terceiro e último consta o seguinte item: “Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação”.

Procurados os vereadores da mesa diretora da câmara de União dos Palmares, até então na deram justificativas à esta reportagem, a casa legislativa daquela cidade encontra-se em recesso devido à realização da Copa do Mundo.

Fonte: Hígor Silva
Da Redação em Joaquim Gomes

Lembrando que você leitor/amigo pode entrar em contato comigo, através do Facebook, AQUI na comunidade do blog AQUI onde vocês encontram conteúdo exclusivo e podem me seguir no Twitter no @jmarcelofotos

Barack Obama e seleção de Gana... Não foi dessa vez que eles conheceram a Serra da Barriga

 
Desde a década de 80, a Serra da Barriga foi reconhecida pelo governo federal como monumento histórico e passou a ser considerada como monumento nacional, este pedaço do município de União dos Palmares virou "Cartão Postal" do Estado de Alagoas e da cidade.

A esperança de riquezas geradas pelo turismo étnico sempre foi um sonho dos conterrâneos palmarinos, mas os esforços e a garra para ter A Terra da Liberdade cheia de turistas nunca foi o forte dos cidadãos da cidade e tampouco dos políticos locais.

O certo é que o "Cartão Postal" é usado constantemente por políticos em suas falas "O ACESSO A SERRA DA BARRIGA, SERÁ FEITO, EM BREVE", "TEREMOS ATRAÇÕES CULTURAIS NA SERRA DA BARRIGA", "TURISTAS QUE VISITARÃO UNIÃO DOS PALMARES, TERÃO APOIO DE INFRAESTRUTURA E CONHECIMENTOS DA CULTURA NEGRA, DESDE A HORA QUE DESEMBARCAR NA CIDADE", e etc., além das fotos do lugar que são usadas diariamente em propagandas suspeitas.

Com o passar dos anos, o lugar que sempre é inserido nos discursos dos políticos de União e do Estado de Alagoas como prioridade, se ver abandonada durante meses no período chuvoso, já que o SIMPLES acesso ainda não saiu do papel. Esse é um dos motivos que a indústria (sem fumaça) não consegue contribuir com as vendas de um comércio cada vez mais pobre desde o fechamento da Usina Laginha.  

Recentemente, a Serra da Barriga foi mais uma vez usada para fazer propaganda enganosa. A vinda da Seleção de Gana a Maceió, onde foi eleita como um CTS (Centro de Treinamento de Seleções), durante a Copa do Mundo de 2014, fez a Secretaria de Estado do Turismo (SETUR) divulgar que a delegação iria conhecer a Serra da Barriga.
 
Segundo os dirigentes da Setur o objetivo era levar parte da comitiva ganesa para conhecer um pouco da África em Alagoas. A notícia, que foi divulgada exaustivamente durante dois meses, tinha como roteiro levar os atletas a outros pontos de União como o Muquém, maior comunidade quilombola do estado, o Engenho Anhumas, onde tem uma famosa senzala, cenário do filme Joanna Francesa (1973) de Cacá Diegues.

A seleção chegou, já jogou e nada. A notícia da vinda da seleção de Gana a União dos Palmares se espalhou pelo Facebook e este episódio faz-nos lembrar do boato da visita do presidente Barack Obama a Serra da Barriga. A notícia virou manchete nos sites e blogs do Brasil quando em março de 2011, o deputado estadual João Henrique Caldas (PTN) anunciou na tribuna da Assembleia Legislativa do Estado (ALE) que pretendia convidar o presidente dos Estados Unidos da América (EUA) para conhecer a Serra da Barriga. O presidente mais poderoso do mundo não apareceu e a notícia virou piada nas redes sociais.

O que sinto hoje nas rodas sociais quando o assunto é cultura e turismo em União dos Palmares é que o palmarino está cada vez mais descrente que algo possa acontecer a histórica Serra da Barriga.

Torço que os conterrâneos estejam errados.

 
Lembrando que você leitor/amigo pode entrar em contato comigo, através do Facebook, AQUI na comunidade do blog AQUI onde vocês encontram conteúdo exclusivo e podem me seguir no Twitter no @jmarcelofotos