Pages

sábado, 17 de agosto de 2013

Educação: Alicerce do desenvolvimento de uma nação Por Cleo Basto

Sabe-se que educação oportuniza as mais diversas formas de expressão e a construção do conhecimento. “A educação é a chave para completar a compreensão sobre as pessoas, suas ações sobre o mundo ao seu redor. Se formos educados em um padrão único de qualidade, não teremos mais disputas e desavenças, pois então poderemos entender uns aos outros e as razões que nos levam a dizer e fazer o que fazemos”. Samia Lorraine Mendes Lopes

Apesar de estarmos em pleno século XXI, nos deparando com inúmeras inovações tecnológicas, onde diversos ramos são modernizados, seja economicamente ou culturalmente, ainda convivemos com um grande problema que impede o pleno desenvolvimento do nosso país: a falta de investimento na área educacional, gerando a má qualidade da mesma.

O Brasil ficou em penúltimo lugar em um ranking global de educação que comparou 40 países levando em conta notas de testes e qualidade de professores, dentre outros fatores.
A pesquisa foi encomendada, em 2012, à consultoria britânica Economist Intelligence Unit (EIU), pela Pearson, empresa que fabrica sistemas de aprendizado e vende seus produtos a vários países.

Isso é reflexo das grandes lacunas existente no processo de alfabetização de estudante em todo o país, gerando salas de ensino médio com alunos analfabetos funcionais. “analfabetismo funcional é um problema significativo em todos os países industrializados ou em desenvolvimento.” (UNESCO, 1998).

Diante dos fatos, percebem alguns entraves que contribuem significativamente com os baixos índices na educação do nosso país: falta de investimento e de uma cultura nacional de aprendizagem que valorizem a educação como alicerce do desenvolvimento de uma nação.

Além disso, percebe-se o despreparo dos gestores municipais, responsáveis pela os primeiros anos da educação básica, em geri esse processo, o que inclui erro na formação de uma equipe técnica e da contratação de professores sem as mínimas habilidades para exercer a função de alfabetizar. Surgi daí a necessidade urgente, de federalizar a educação básica, contratar professores de alta qualidade, encontrar critérios regidos de selecioná-lo e pagar bons salários.

Para isso, é importante cobrarmos políticas direcionadas a essa finalidade, elegermos gestores públicos que tenham a convicção que investimento na educação contribuirá ativamente no crescimento econômico e no desenvolvimento social e cultural da sociedade e do país.
Cleo Bastos Pereira

União dos Palmares-AL
17 de Setembro de 2013

Texto feito a pedido do blog. Quer ver seu texto/depoimento aqui também? Mande para o e-mail jmarcelop_7@hotmail.com 

Parece que foi ontem Por Gilson Nascimento

Rua do Cangote! Era assim o lugar onde eu nasci. Não exatamente onde nasci. Eu nasci num sítio, bem longe da civilização. Mas gosto de ver de uma outra forma. Pra mim, nascemos mesmo quando pela primeira vez nos entendemos por gente.
E foi por volta de 1974 ou 1976 que percebi o mundo pela primeira vez, na cidade de União dos Palmares, AL. Parece que foi ontem. Lembro do cheiro da grama, das cores da paisagem e das pessoas na rua. Adorava meus tios e meus avós. Ainda não tinha primos por perto.
Em seguida lembro da rua Do Alto da Boa Vista. Ali minha infância foi completa! Primeiro dia de aula! Primeira paixão! Primeira palavra lida! Quanta emoção! Primeira vez que vi uma TV. Como era mágico! Em 1978, fomos morar em Maceió. Foram 9 meses. Aprendi a jogar futebol. E logo vi que seria uma pessoa muito competitiva. Tenho um irmão apenas 10 meses mais novo que eu. Dá pra imaginar a rivalidade! Foi nesse ano que meu pai comprou nosso primeiro aparelho de TV. Daquele dia em diante nunca mais dormiria cedo. Era uma época que a Globo tinha uma programação finita. Depois da meia-noite ela saia do ar. Então eu ia dormir.
Meus pais nunca se importaram. E sou assim até hoje. Aliás, estou escrevendo isso as 6:02h da manha de sábado (17.08.13). Fiquei sem sono e ainda não dormi. Neste mesmo ano, voltamos a morar no Alto da Boa Vista. Lembro da viagem de volta à União dos Palmares. Um caminhão "enorme" com a mudança. Nunca entendi aquilo, mas meu pai comprou a mesma casa da rua do Alto da Boa Vista. Parece que foi ontem.
Primeira série! Segunda série... Terminei a oitava série. O primeiro ano do Ensino Médio foi em Maceió. Entrei na antiga ETFAL (Escola Técnica Federal de Alagoas). Mas não consegui terminar os três anos. Não tinha R$ para continuar. E era gratis. Mas faltou o dinheiro da passagem. Voltei pra minha querida Escola Dr. Carlos Gomes de Barros e terminei o Ensino Médio. Na verdade fiz o curso de Magistério. Parece que foi ontem.

Em janeiro de 1990 chegamos em São Paulo! Eita lugar grande da "pexte"! Casamento em 1991. Filhas lindas! Vida que seguiu! Me formei em Física! Me tornei professor! Separação em 2006. Parece que foi ontem! 42 anos...
Estava sem sono. Resolvi escrever qualquer coisa! Saiu isso!
Leia mais:
+ Contando minha trajetória Por Gilson Nascimento

Texto feito a pedido do blog. Quer ver seu texto/depoimento aqui também? Mande para o e-mail jmarcelop_7@hotmail.com