Pages

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Boa Noite a Todas e a Todos Meus Malungos e Malungas do Coração! Por Claudio Figueiredo


Hoje bem cedo quando assistia aos jornais, me veio uma idéia de escrever a vocês, sobre o quanto é importante desejar coisas boas, para nós e para os nossos irmãos de luta nesse ano que se inicia.
Percebo o quanto temos para realizar, lutar pelas as tais ações afirmativas para o nosso povo afro-descendente que estão vivendo abaixo da linha da pobreza, em quilombos e que parecem continuar fugindo dos senhores e feitores do século XVI.
É preciso fazer valer as igualdades de direitos e não será fugindo do confronto, da submissão diante dos opressores anônimos e racistas encubados que iremos avançar, é preciso valer nossos direitos sem medo de ser feliz.

Há muito tempo tenho observado a timidez e o desânimo do nosso povo diante das injustiças sociais, das desigualdades de direitos, mas tenho absoluta certeza de que seja por ignorância, desconhecimento de seus direitos, eu mesmo tenho aprendido muitas coisas que jamais houvira falar fora dessa minha nova caminhada de dois anos pra cá.

Hoje vi o quanto é dado de aumento para os deputados e vereadores, numa sessão que só é plena (que em outros temas é completamente esvaziada), quando é para tratar do assunto aumento para si próprio, enquanto que para o mínimo é dado um aumento com um taxa abaixo da inflação, mas isso é uma vergonha secular e não sei se uma dia vai acabar, ô rima infeliz, rsrs.

Sofro muito quando em meu trabalho, visito comunidades que não tem água pra beber a não ser do açude onde os cavalos também bebem da água.
Noutro dia, cheguei a uma comunidade que, quando alguém viu o carro adesivado "direitos humanos", prontamente mandou um caminhão pipa para abastecer algumas panelas dos quilombolas que estavam há duas semanas sem uma gôta sequer, e ainda tive que escutar de uma senhora de uns 80 anos a frase "graças ao seu fulano chegou com água pra nós, é um santo enviado por Deus", e o seu fulano "do alto de sua santidade" pediu um copo dágua gelada pois estava com muita sede.

Então, diante do exposto só tem uma saída, desejar aos nossos malungos:

Desejar, de forma organizada, (Registrando suas entidades como Quilombolas), o reconhecimento de seus direitos, o respeito e atendimento com políticas de ações afirmativas, tais como, água potável e encanada, saneamento, acessibilidade as suas comunidades, unidades de saúde básicas, escolas com quadras esportivas, capacitações nas áreas de artesanato, culinária, corte e costura, piscicultura, avicultura, apicultura e etc.

Como alguém escreveu que um sonho que se sonha só é só um sonho e que sonhar juntos torna-se realidade, espero estar juntos com vocês nessa caminhada no ano que bate em nossas portas.

E copiando a mensagem que minha malunga querida Silvete me mandou, vai aí meus sinceros desejos de um Feliz Ano Novo para tod@s com esse poema de Drummond.

Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos.
Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez
com outro número e outra vontade de acreditar
que daqui para adiante vai ser diferente...
...Para você,
Desejo o sonho realizado.
O amor esperado.
A esperança renovada.
Para você,
Desejo todas as cores desta vida.
Todas as alegrias que puder sorrir.
Todas as músicas que puder emocionar.
Para você neste novo ano,
Desejo que os amigos sejam mais cúmplices,
Que sua família esteja mais unida,

Que sua vida seja mais bem vivida.
Gostaria de lhe desejar tantas coisas.
Mas nada seria suficiente...
Então, desejo apenas que você tenha muitos desejos.
Desejos grandes e que eles possam te mover a cada minuto,
ao rumo da sua FELICIDADE!!!
Que sua vida seja mais bem vivida.


(Carlos Drummond)

E-mail recebido de Claudio Figueiredo

Eles Recomendam o Programa Mesa Z, Participe pelo Telefone 3281-3669




Nesta quarta-feira (28/12) ao meio-dia o Programa Mesa Z da Rádio Zumbi Fm 87,9. bate um papo com Manoel Gomes de Barros e Dep. Estadual Nelito Gomes de Barros.

Participem pelo fone 3281-3669

Twitter: @programamesaz
pelo e-mail radiozumbifm@hotmail.com